O meio ambiente marinho – inclusive os oceanos e todos os mares, bem como as zonas costeiras adjacentes – forma um todo integrado que é um componente essencial do sistema que possibilita a existência de vida sobre a Terra, além de ser uma riqueza que oferece possibilidades para um desenvolvimento sustentável.
De acordo com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), os mares e os oceanos representam 71% da superfície da Terra, isto é, 360 milhões de km2, e 97% dos recursos hídricos do planeta.
Vida na água e terra
Percentual da população vivendo em área costeira - 2010
Em 2010, 45.731.614 brasileiros viviam em áreas predominantemente próximas ao litoral ou em municípios da zona costeira brasileira, o que representa 23,98% da população do País.
No estado, 38,06% da população viviam em áreas predominantemente próximas ao litoral ou em municípios da zona costeira brasileira.
Com o aumento do nível do mar essas pessoas serão diretamente afetadas.
O gráfico demonstra a balneabilidade, ou seja, se a condição das águas das praias selecionadas está própria ou imprópria para o banho. Esta condição é condicionada pelo número de bactérias encontrado nas amostras analisadas.
Nas praias selecionadas, em 2000 e 2015, o gráfico mostra o percentual de amostras de água com valores até 1.000 coliformes fecais/100 ml ou até 800 Escheríchia coli/100 ml ou até 100 Enteroccocos/100 ml.
A poluição marinha, além de tornar as águas das praias impróprias para o banho, causa outros prejuízos para os ecossistemas marinhos, gerando desequilíbrio ambiental.