ODS Em Pauta

A disseminação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), representa um dos maiores desafios para o engajamento dos diversos setores da sociedade para a implementação da Agenda 2030.

 

Pensando nisso, o Movimento Nacional ODS Santa Catarina, realiza todos os anos, em maio, a semana ODS em Pauta, com o objetivo de disseminar informações de qualidade quanto aos ODS. A ação busca, justamente, engajar os diferentes segmentos da sociedade brasileira na Agenda 2030.

  Assista os vídeos da Semana ODS em Pauta de 2022 – Clique Aqui!

Movimento ODS SC

Semana ODS em Pauta 2023

De 22 a 26 de maio de 2023.

Programação Movimento Nacional ODS Santa Catarina

22 de maio

ODS nas Cidades: Como conhecer os indicadores ODS nas cidades e influenciar em políticas públicas
O primeiro dia da Semana ODS em Pauta irá apresentar a ferramenta IDSC-BR (Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades – Brasil), que permite uma visão geral e integrada das cidades brasileiras em cada um dos ODS. O evento será mediado por Gilson Zimmermann, coordenador geral do Movimento Nacional ODS SC, e contará com a participação de Zuleica Goulart, coordenadora do Programa Cidades Sustentáveis, Cristian Becker, especialista em Inovação em Gestão Pública, e Renata Sene, prefeita de Francisco Morato e vice-presidente de Parcerias ODS pela Frente Nacional de Prefeitos.
 Acesse o evento no YouTube e ative o lembrete para ser avisado quando o evento começar. 

24 de maio

Mudanças Climáticas e os ODS: Quais os impactos em SC?
O segundo dia da Semana ODS em Pauta irá discutir os desafios enfrentados pelo estado de Santa Catarina em relação às mudanças climáticas e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. O evento contará com a participação de especialistas e autoridades que irão apresentar soluções e estratégias para minimizar os impactos ambientais em Santa Catarina, como Sergio Besserman Vianna, Coordenador Estratégico do Climate Reality Project seção Brasil; Felipe Broilo, Coordenador de Responsabilidade Ambiental Industrial da Klabin e Carolina Mota, líder climática pelo Climate Reality Project Brazil e signatária do Movimento ODS.
Acesse o evento no YouTube e ative o lembrete para ser avisado quando o evento começar. 

26 de maio

ODS na Educação
No último dia do evento, será discutido o ODS na Educação e tem como objetivo promover a conscientização sobre as metas globais e discutir a importância da implementação dos ODS nas escolas e universidades. O evento contará com a participação de especialistas que discutirão a importância de promover a conscientização sobre essas metas globais, desde a educação fundamental até a educação continuada, com a participação dos palestrantes Carla Lyra Jubilut, que é Arte-educadora, Comunicadora Social e Pedagoga, especialista em Metodologias Ativas e Psicopedagogia pelo Instituto Singularidades e Advocate e Mentora do Global Schools Program – First Cohort – um programa da Unesco que defende a implementação dos ODS na comunidade escolar; Janice Mileni Bogo, Coordenadora do Curso de Administração Pública UDESC/ESAG; Tamily Roedel, Presidente do Comitê de Sustentabilidade na (UNIFEBE); e Roberto Carlos Santos Pacheco, idealizador e coordenador do Programa CEURS, que oferta cursos e capacitações com o tema de Municipalização dos ODS da Agenda 2030.
Acesse o evento no YouTube e ative o lembrete para ser avisado quando o evento começar. 

Acompanhe a agenda de eventos dos Comitês Locais e Signatários do Movimento ODS SC

Joinville no Desenvolvimento Sustentável

A importância da Agenda 2030 para o futuro da nossa cidade

O evento tem como objetivo apresentar e discutir a importância dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030, para o futuro da cidade, da região e do planeta.

Evento presencial e gratuito. Inscrições em https://bit.ly/JoinvilleODS

 

Data: 25 de maio

Hora: 19h

Local: Salão Nobre da ACIJ

Realização: Comitê Joinville

 

ODS em Pauta: Diálogos para um Futuro Melhor

 

Com o intuito de promover a conscientização sobre o assunto em nosso ambiente de trabalho, serão realizadas rodas de conversa, nas quais serão apresentados conceitos, informações, dados e análises sobre os ODS e as metas inseridas na Agenda 2030.


Data: 22 de maio

Hora: 17h

Local: FAPESC

Realização: Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina – Fapesc

As metas do Milênio e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

A palestra/aula faz parte do Módulo 6 do curso de extensão gratuito “Formação de Lideranças Comunitárias”, realizado pelo IVG (Instituto Pe. Vilson Groh) em parceria com a Unisul (Universidade do Sul de Santa Catarina). O curso é voltado para lideranças comunitárias, sociais e colaboradores de organizações da sociedade civil de Florianópolis e região metropolitana.
A palestra irá apresentar o que são os ODS e dando dicas práticas para aplicação no dia-a dia.


Data: 22 de maio

Hora: 19h

Local: Unisul Centro Florianópolis

Palestrante: Caroline Pereira Nunes

 Ainda não é signatário do Movimento Nacional ODS Santa Catarina?

Você ou sua organização podem fazer parte. Não perca tempo! Participe deste Movimento formado por voluntários e que visa contribuir com o Desenvolvimento Sustentável em nosso Estado!