Advocacy

Advocacy é uma prática ativa de cidadania. O termo anglo-saxão tem origem no latim advocare, que significava algo como “apoiar uma causa”. Ou seja, na prática, advocacy significa apoiar, argumentar, defender causas na busca da criação de políticas públicas que atendam tais reivindicações.

 

Para conseguir o apoio da opinião pública e incentivar a criação de políticas públicas, nós do Movimento Nacional ODS SC buscamos fazer parte de outras iniciativas, por meio da representação.

 

No Movimento Nacional ODS Santa Catarina, cuja atuação é presente e reconhecida no Brasil e no exterior, falar de representatividade tem como premissa trabalhar para que os interesses do coletivo sejam representados e garantidos.

Conheça os espaços onde o Movimento Nacional ODS Santa Catarina possui representantes.

Programa HUB do ODS da Rede Brasil do Pacto Global

 

Os HUBs ODS da Rede Brasil do Pacto Global são uma importante frente de atuação definida na Estratégia 2030 da iniciativa, como um mecanismo para aumentar sua atuação regional e gerar mais impacto nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável por meio do engajamento de empresas e organizações.

 

O Programa HUB ODS da Rede Brasil do Pacto Global tem como objetivo acelerar, por meio de parcerias regionais, o envolvimento do setor empresarial com a Agenda de Desenvolvimento Sustentável da ONU até 2030 e seus 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). É um mecanismo criado para aumentar o impacto regional nos ODS dentro da vocação de cada Estado, alcançando atores em mais capitais e grandes cidades brasileiras. As iniciativas em cada região são conduzidas em parceria com uma organização âncora por Estado, que contribui no âmbito operacional e estratégico, criando conjuntamente um plano de ação para aquela região.

 

Em 2020, a Rede Brasil lançou o programa HUB ODS em Minas Gerais, em parceria com a Rede Desafio 2030, e no Paraná, em parceria com o Sistema FIEP. Em 2021, foram lançados mais dois HUBs ODS, nos estados do Rio de Janeiro, em parceria com a Firjan, e em Santa Catarina, em parceria com o Movimento Nacional ODS SC.

 

Através dos HUB ODS, as empresas e seus representantes poderão desenvolver-se nos temas de sustentabilidade, por meio da conexão com o grupo local que lidera o alcance aos ODS na região, da participação em eventos, de treinamentos que utilizam as diretrizes e conteúdos públicos do Pacto Global de maneira estruturada e de encontros com a rede local.

 

Confira os detalhes

 

Frente Parlamentar Mista de Apoio aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

 

O Parlamento tem um papel essencial na implementação dos ODS, pois é responsável pela aprovação do Plano Plurianual e do orçamento do Poder Executivo, além de aprovar legislações adequadas que assegurem o ambiente institucional necessário para a consecução da Agenda 2030.

 

Neste sentido, em âmbito federal, a Frente Parlamentar Mista de Apoio aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS é composta por parlamentares da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, bem como, por instituições e movimentos sociais que tenham identidade e compromisso com a causa.

 

Criada em 01/12/2016, a Frente tem por objetivo fomentar a inserção da Agenda 2030 na pauta do Congresso Nacional, visando promover uma legislação que garanta a igualdade de oportunidades, a redução das desigualdades e a eliminação de leis, políticas e práticas discriminatórias, contribuindo com as Metas 10.3 e 16.b da Agenda 2030. Para que isso seja possível, a Frente Parlamentar Mista de Apoio aos ODS tem promovido Seminários e Audiências Públicas envolvendo diversos segmentos da sociedade.

 

Requerimento 1.968/2019 – Requer registro da Frente Parlamentar Mista de Apoio aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

 

Teia da Carta da Terra

A missão da Iniciativa da Carta da Terra é promover a transição para formas sustentáveis de vida e de uma sociedade global fundamentada em um modelo de ética compartilhada, que inclui o respeito e o cuidado pela comunidade da vida, a integridade ecológica, a democracia e uma cultura de paz.

 

A Teia Carta da Terra Brasil é uma confluência de diversas organizações não governamentais e movimentos, que de forma colaborativa, buscam debater assuntos relacionados aos ODS e ao novo normal no mundo pós COVID19. Essa grande Teia teve sua criação dia 05 de Junho/2020, data emblemática e representativa, o dia do meio ambiente.

 

www.cartadaterrabrasil.com.br

GT IAB Agenda 2030

 

O Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) é uma instituição fundada em 1921 com o objetivo de fomentar a discussão da arquitetura e urbanismo perante a sociedade brasileira. É a entidade profissional dos arquitetos mais antiga no país e a única representante no Brasil da União Internacional de Arquitetos, órgão máximo profissional e cultural dos arquitetos no mundo. O GT IAB Agenda 2030 é nacional e voltado a pensar políticas públicas para a melhoria das cidades, quase todos os CAU estaduais participam.

 

Um material produzido pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) reúne 51 projetos e planos que respondem, por meio de soluções arquitetônicas, a cada um dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). O “Guia IAB para a Agenda 2030” foi lançado em evento virtual no início de 2021, inspirado na publicação de mesmo nome elaborada pela União Internacional dos Arquitetos (UIA) em 2019.

 

Baixe o Guia IAB para a Agenda 2030 aqui

Frente parlamento Objetivos de Desenvolvimento Sustentável emFrente Parlamentar de Apoio aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável na Alesc

 

A criação da Frente Parlamentar de Apoio aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) na Assembleia Legislativa, coordenada pelo deputado Fabiano da Luz (PT), atende ao pedido da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), da Federação Catarinense de Municípios (Fecam) e do Movimento Nacional ODS Santa Catarina.

 

A iniciativa tem a finalidade de estabelecer relações de cooperação para alcançar os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – como erradicar a pobreza, a fome e assegurar educação inclusiva – que devem ser implementados por todos os países do mundo até 2030.

 

A frente parlamentar permitirá a aceleração do engajamento da sociedade catarinense na Agenda 2030, O Legislativo analisará e promoverá estudos, iniciativas e leis voltados para políticas públicas de temas centrais da referida agenda, como por exemplo o fomento ao desenvolvimento humano e sustentável, por meio da adoção dos ODS.

 

Integram a frente parlamentar, além do coordenador Fabiano da Luz, as deputadas Ada de Luca e Luciane Carminatti, e os deputados Coronel Mocellin, Fernando Krelling, Ismael dos Santos, Marcius Machado, Marcos Vieira, Mauricio Eskudlark, Nazareno Martins, Neodi Saretta, Ricardo Alba, Rodrigo Minotto e Valdir Cobalchini.

Certificado de Responsabilidade Social de Santa Catarina

 

A Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, com base na Lei 12.918, de 23 de janeiro de 2004, instituiu o Certificado de Responsabilidade Social de Santa Catarina e o Troféu Responsabilidade Social – Destaque SC, com a finalidade de reconhecer e destacar as empresas e demais organizações estabelecidas em território catarinense que apresentarem o seu Balanço Social* e a comprovação de sua publicidade, promovendo, portanto, a transparência nas relações institucionais e o comprometimento de todos com o bem-estar da sociedade e a preservação ambiental em Santa Catarina.

 

  • Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (ALESC);
  • Centro de Integração Empresa Escola do Estado de Santa Catarina (CIEESC);
  • Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRC/SC);
  • Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio/SC);
  • Federação Catarinense de Municípios, Associações de Municípios e Consórcios(FECAM);
  • Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc);
  • Federação dos Contabilistas de Santa Catarina (Fecontesc);
  • Movimento Nacional ODS Santa Catarina (ODS-SC);
  • Ordem dos Advogados do Brasil em Santa Catarina (OAB/SC);
  • Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE);
  • Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE/SC);