A Portonave iniciou suas operações em 2007 como primeiro terminal portuário privado do País – em Navegantes, no Vale do Itajaí. A empresa tem o propósito de contribuir para o desenvolvimento sustentável por meio de serviços portuários de excelência, movimentando a economia, valorizando as pessoas e cuidando do meio ambiente.
Para realizar este propósito, utiliza os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) como referência em todas as ações que desenvolve. Conta ainda com o Instituto Portonave de Responsabilidade Social como parceiro na elaboração e apoio de projetos que gerem impacto social positivo e contribuam para o atingimento das metas estabelecidas na Agenda 2030 da ONU. Também financia projetos que estejam alinhados com o seu propósito e promovam os ODS com aportes via leis de incentivo.
A gestão ambiental da empresa é certificada na norma ISO 14001 e a saúde e segurança dos profissionais na OHSAS 18001. Contando ainda com a certificação ISO 9001 para a gestão da qualidade dos serviços prestados, a Portonave assegura que todo seu sistema de gestão esteja orientado pelo tripé da sustentabilidade.
Signatária do Movimento Nacional ODS Santa Catarina desde 2012, em 2019 a Portonave tornou-se Apoiadora Oficial do ODS 14 – Vida na Água. Hoje 40% da população mundial já é afetada pela escassez de água. Segundo o Greenpeace, a cada ano são despejados nos oceanos cerca de 12,7 milhões de toneladas de plástico; a estimativa é que até 2050, a quantidade de plásticos na água supere a de peixes.
A Portonave opta por apadrinhar e concentrar esforços em prol do ODS 14, pois entende a poluição dos mananciais, rios e oceanos como um dos problemas mais urgentes da atualidade, ameaçando a vida como um todo.