O lema da Agenda 2030 é “Não deixar ninguém para trás”. Por isso, o assunto do dia 25 de maio no ODS em Pauta é Inclusão e Justiça Climática, e como estes temas se relacionam com os ODS.
Assim, será abordado o como fazer, sem deixar ninguém para trás. Como conhecer, respeitar e valorizar as múltiplas diversidades, e trabalhar as diversidades nas organizações. O que as empresas e Organizações da Sociedade Civil têm a ganhar com a inclusão? É sobre isso que a Consultora de Diversidade e Inclusão Viviane de Araújo vai abordar.
Quando o assunto é clima, Santa Catarina tem sentido os impactos, cada vez mais frequentes de eventos climáticos extremos, a exemplo de estiagem, ciclones e enchentes. Mas será que todos percebem os impactos da mesma forma? Será que as pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade estão preparadas para se tornarem mais resilientes e mitigarem os impactos? Vamos colocar a Justiça Climática na pauta e conhecer mais essa questão com a Coordenadora de Mobilização no NOSSAS, a bióloga e ativista socioambiental Maranhense Karina Penha. Com 26 anos, ela idealizou o MUVUCA, um programa de ativismo climático para as juventudes amazônicas, e também coordenou o Grupo de trabalho sobre Mudanças Climáticas nas Conferências de Clima da ONU.
O segundo dia do ODS em Pauta será realizado no dia 25 de maio, das 9h30 às 11h30, no YouTube.com/MovimentoODSSC, e contará com a mediação de Lisiane Bueno, integrante do Comitê ODS Florianópolis. Inscreva-se neste link para receber o certificado: https://www.sympla.com.br/semana-ods-em-pauta__1572921
Sobre as palestrantes
Com 26 anos, Karina é Bióloga e ativista socioambiental Maranhense. Coordenadora de Mobilização no NOSSAS, onde idealizou o MUVUCA – Programa de Ativismo Climático para Juventudes Amazônicas. Articuladora na ONG Engajamundo onde coordenou o Grupo de Trabalho sobre Mudanças Climáticas e três delegações de jovens nas Conferências de Clima da ONU. Parte das iniciativas Fé no Clima e Concertação pela Amazônia e Fellow da rede de líderes globais do Departamento de Estado Americano.
Viviane de Araújo – Consultora de Diversidade e Inclusão. Tema: Diversidade e inclusão como estratégia para as organizações alcançarem os ODS

