Em alinhamento com a Semana ODS na Prática, iniciativa do Movimento Nacional ODS Santa Catarina, que visa dar visibilidade às ações relacionadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), o Comitê Local Itajaí promove no dia 25 de setembro,a partir das 18h30, o painel “Cidades sustentáveis: Diálogos e soluções inovadoras aplicadas em Itajaí”, na Casa da Cultura Dide Brandão.
Realizado por organizações signatárias do movimento que compõe o Grupo de Trabalho ODS 11, o evento reunirá especialistas para discutir desafios e oportunidades para tornar as cidades mais inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis. Os participantes serão recebidos com um Welcome Coffee e na sequência o evento será iniciado no auditório.
A Semana ODS na Prática, realizada anualmente na última semana de setembro desde 2019, tem como objetivo celebrar a Agenda 2030 da ONU e destacar as ações concretas dos signatários do movimento em prol dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Neste ano, entre os dias 23 e 27 de setembro, diversas iniciativas serão realizadas em todo o estado, com o intuito de mobilizar a sociedade civil, o setor privado e o poder público para a construção de um futuro mais sustentável
Com o objetivo de promover um debate aprofundado sobre o ODS 11, o painel contará com a participação de:
🔸 Bianca Reimão Curraladas: Assistente Social e Coordenadora do Núcleo de Acessibilidade da Univali, que abordará a importância da acessibilidade urbana para todos.
🔸 Marcus Polette e Patrícia Fóes Scherer Costódio: Professores da Univali, que discutirão os impactos das mudanças climáticas nas cidades e as estratégias para construir cidades mais resilientes e inovadoras.
🔸 Jonathan W. Macarini: Gerente de Engenharia da Edificart, que apresentará soluções inovadoras para a construção civil sustentável.
🔸 Eliezer Patissi: Servidor da Fundação Cultural de Itajaí, que destaca a importância da preservação do patrimônio cultural para o desenvolvimento urbano sustentável.
O evento é aberto ao público em geral, com destaque para candidatos a vereadores e prefeitos, que terão a oportunidade de conhecer as principais demandas e desafios da cidade em relação à sustentabilidade. As inscrições são realizadas no sympla e são limitadas. Os participantes receberão certificado.
Link para inscrições: https://www.sympla.com.br/painel-cidades-sustentaveis-dialogos-e-solucoes-aplicadas-em-itajai__2636225
Sobre os ODS 11:
Os ODS 11 visam tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis. Ao promover este painel, Itajaí demonstra sua motivação em alcançar essa meta e construir um futuro melhor para seus cidadãos.
Conheça o currículo dos Painelistas:
🔸 Bianca Reimão Curraladas
Formada em Serviço Social / Coordenadora do Núcleo de Acessibilidade da Univali. Pós-graduada-graduada em Políticas Públicas no Sistema Único de Assistência Social – SUAS. Atua na área da inclusão desde 2003. Atualmente está à frente do Núcleo de Acessibilidade da Universidade do Vale do Itajaí – Univali NAU, Vice-presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Itajaí – Comadefi, coordenadora da comissão de acessibilidade e mobilidade urbana de Itajaí – Consultora Social pela Univali do Projeto de Mobilidade Integrada Sustentável da Região da Foz do Rio Itajaí- PROMOBIS e Perita Social da Vara da Infância e Juventude.
🔸 Marcus Polette
Professor e Pesquisador/Coordenador do Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental – UNIVALI. Pesquisador e professor da Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI. Colaborador no United Nations Pool of Experts – Regular Process (World Ocean Assessment – WOA I e II). Desenvolve pesquisas na área de gestão e governança costeira e marinha, planejamento regional e urbano em áreas costeiras. Pós-doutorado em Ciências Políticas pela Universidade Federal de Santa Catarina. Conselheiro do Programa de Estudos Costeiros do Museu Emílio Goeldi – Belém (PA). 145 artigos, livros e capítulos de livros publicados no Brasil e exterior. 310 orientações de alunos de graduação, especialização, mestrado, doutorado e pós-doutorado no Brasil, América Latina, Estados Unidos e Europa. Professor visitante nas seguintes universidades: Universidad Pablo Olavide/Sevillha – Espanha. Universidad Politecnica de Catalunya/Barcelona – Espanha; Università Politecnica delle Marche/Ancona – Itália; II Universitá de Napolis – Itália; Universidade de Bologna, Universidade de Cadiz, e Universidade de La Republica – Uruguay (2020).
🔸 Patrícia Fóes Scherer Costódio
Possui graduação em Oceanografia pela Universidade do Vale do Itajaí (1997) e mestrado em Engenharia Ambiental e Sanitária pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003) . Atualmente é professora titular da Universidade do Vale do Itajaí nos cursos de Oceanografia, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Química e Gestão Ambiental EAD. Atua também como professora no curso de Pós Graduação em Análises Ambiental, com a disciplina Diagnóstico e Qualidade da água. Tem experiência na área de Oceanografia e Engenharia Ambiental, com ênfase em Poluição Marinha e Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: monitoramento da qualidade de água, nutrientes inorgânicos e orgânicos, metais traços e microplásticos. Em 2013 assumiu a Coordenação do curso de Engenharia Química da UNIVALI. Em 2022 assumiu a coordenação do projeto de parceria técnico-científica, com o Serviço Municipal de Água, Saneamento Básico e Infraestrutura de Itajaí/SC – SEMASA. De forma complementar às atividades realizadas na docência e pesquisa, atua no projeto de extensão Química Social (@quimicasocial) que visa a Divulgação e Alfabetização Científica para crianças, jovens e adultos.
🔸 Jonathan W. Macarini
Engenheiro Civil, especialista em Engenharia de Produção, Processos e Qualidade pela UNIVALI. Auditor Líder da ISO 9001 e PBQP-H, e atualmente cursa MBA em Administração: Gestão de Incorporações e Construções Imobiliárias pela FGV. Com formação em Gestão Tática pelo G4 Educação, atua como Gerente de Engenharia na Edificart, onde integra visão estratégica e operacional para o desenvolvimento e execução de projetos.
🔸 Eliezer Patissi
Mestre em Gestão de Políticas Públicas – UNIVALI, Bacharel em Administração Pública pela ESAG/UDESC e Engenheiro Civil. Atua na administração pública do Município de Itajaí como servidor da Fundação Cultural de Itajaí, é membro do Conselho Municipal de Patrimônio Cultural e do Conselho de Gestão e Desenvolvimento Territorial de Itajaí.
Contato para maiores informações:
Natália Simões Pires – (47) 98803 2448
Coordenação Comunicação Comitê Local Itajaí MNODS SC