Em assembleia realizada no dia 08 de abril, o Movimento mostra balanço de 2015, elege e apresenta as novas Coordenação Estadual e Instituição Âncora.
A era dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) encerrou em 2015 com resultados recompensadores: no mundo, a pobreza foi reduzida pela metade. No Brasil, houve a redução em cerca de 80% da mortalidade infantil. Santa Catarina foi destaque na redução da mortalidade infantil, em cerca de 80%. E o percentual de pessoas que passam fome, caiu de 18% para 1,1%.
Esses números foram apresentados na Assembléia Geral Ordinária realizada no dia 8 de abril, na Univali Kobrasol, em São José. Além do balanço, foi realizada a eleição da Coordenação Estadual e o anúncio da nova Instituição Âncora. Tudo isso para fortalecer a iniciativa que se prepara para uma nova fase: a dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Coordenação Estadual
A Comissão Eleitoral composta por Tairine Maiara Trainotti, Regina May de Farias e Márcia Regina Battistella, nomeada na Assembleia Geral Extraordinária realizada no dia 01 de março de 2016, conduziram o processo de eleição da Coordenação Estadual.
Com o desafio de levar adiante o legado do Movimento nos próximos dois anos, os próximos passos da nova Coordenação será realizar novas eleições, no dia 18 de maio, para os cargos vacantes de Coordenador Geral, de Comunicação Adjunto e Projetos e Recursos Adjunto, além do Conselho Fiscal. Em breve traremos mais informações sobre as candidaturas.
Instituto Comunitário Grande Florianópolis é a nova Instituição Âncora
Durante a Assembleia, foi anunciado em primeira mão o nome do ICOM – Instituto Comunitário Grande Florianópolis como a nova Instituição Âncora, que irá servir como base jurídica e administrativa para as atividades do Movimento em Santa Catarina. O Gerente Executivo do ICOM Anderson Giovani da Silva comentou a escolha:
“Para o ICOM sempre foi uma felicidade fazer parte do Movimento Nós Podemos Santa Catarina. Agora com o início do pacto pelos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e o desafio que o mundo se colocou para os próximos 15 anos, nos vemos no começo de uma jornada de grande responsabilidade de cada uma das comunidades em Santa Catarina. Cidadãos, empresas, governos e organizações da sociedade civil, estamos todos com a responsabilidade de trabalhar pelos objetivos de uma agenda sustentável para o futuro da humanidade no planeta. É nesse contexto que nós do ICOM recebemos a incumbência e o privilégio de servir ao Movimento Nacional ODS Nós Podemos Santa Catarina, oferecendo a base jurídica e administrativa para o movimento. Vamos fazer o nosso melhor para que tenhamos não só sucesso no alcance dos objetivos como também possamos trabalhar com alegria, paixão e muito respeito pelo nosso Estado.”
Segundo Ana Maria Warken do Vale Pereira Vice-Presidente e Tesoureira do ICOM, o instituto está pronto para assumir junto com a coordenação estadual esse desafio: “Esperamos poder oferecer todo o apoio para que o Movimento possa incentivar a comunidade catarinense a perseguir os ODS, apoiando pessoas, organizações e comunidades para que juntos alcançarmos ótimos resultados”.