A Döhler se destacou no relatório do programa SouABR como a marca com maior número de peças rastreadas do Brasil em 2024. A empresa catarinense reforça seu compromisso com a sustentabilidade e o consumo responsável, contribuindo para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
O SouABR é o primeiro programa de rastreabilidade de ponta a ponta da cadeia têxtil e encerrou 2024 com mais de 190 mil peças finais rastreáveis de diversas marcas, entre elas a Döhler.
Iniciativa promovida pela Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), o SouABR é capaz de oferecer transparência sobre a origem responsável da matéria-prima, garantindo que todo o algodão utilizado é certificado pelo programa Algodão Brasileiro Responsável (ABR), que acompanha as mudanças na legislação e nas normas ambientais e trabalhistas nacionais.
Com a divulgação de seu relatório anual, o programa reforça que encerrou 2024 com resultados expressivos, contando com mais de 190 mil peças finais rastreáveis de diversas empresas. A Döhler, gigante têxtil catarinense, se destacou pelo número de peças rastreadas, consolidando-se como líder no segmento.
A Döhler aderiu ao programa e lançou, em 2024, a primeira toalha de algodão rastreável do Brasil. De julho a dezembro, foram 131,6 mil peças rastreadas, o maior número entre as marcas participantes do programa. A toalha Marrocos teve ampla repercussão no País e reforçou o compromisso da marca com a sustentabilidade e o consumo responsável.
A iniciativa da Döhler contribui diretamente para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), especialmente os seguintes:
ODS 12: Consumo e Produção Responsáveis
Meta 12.2: Até 2030, alcançar a gestão sustentável e o uso eficiente dos recursos naturais.
Indicador: Volume de materiais utilizados por tipo e origem.
Meta 12.6: Incentivar as empresas a adotarem práticas sustentáveis e a integrarem informações de sustentabilidade em seus relatórios.
Indicador: Número de empresas que publicam relatórios de sustentabilidade.
ODS 8: Trabalho Decente e Crescimento Econômico
Meta 8.4: Melhorar progressivamente a eficiência dos recursos globais no consumo e na produção.
Indicador: Eficiência do uso de recursos na produção têxtil.
Meta 8.8: Proteger os direitos trabalhistas e promover ambientes de trabalho seguros e protegidos para todos os trabalhadores.
Indicador: Percentual de trabalhadores cobertos por normas trabalhistas formais.
ODS 15: Vida Terrestre
Meta 15.2: Até 2020, promover a implementação da gestão sustentável de todos os tipos de florestas e aumentar o reflorestamento.
Indicador: Percentual de matérias-primas provenientes de fontes certificadas e sustentáveis.
A rastreabilidade da matéria-prima desde a fazenda até o consumidor final permite a verificação da conformidade ambiental e trabalhista, fortalecendo a governança corporativa sustentável. Esse modelo de negócio responsável fortalece a relação com o consumidor e o mercado, fomentando práticas que minimizam os impactos ecológicos da indústria têxtil.
Vale destacar que a Döhler é Apoiadora Oficial do Movimento Nacional ODS SC, reforçando seu compromisso com a Agenda 2030 e contribuindo ativamente para o avanço dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no Brasil.
Sobre a Döhler
Uma das principais e mais sustentáveis indústrias têxtis da América Latina, reconhecida globalmente pela qualidade. Tem 143 anos de história, mais de 3 mil colaboradores e está situada em Joinville (SC). Em seu parque fabril de 225 mil m2, produz artigos para casa (cama, mesa, banho e decoração), além de tecidos para mobília, indústria de calçados e soluções para os setores hoteleiro e hospitalar. Exporta para mais de 20 países e tem orgulho de fabricar produtos que levam conforto e bem-estar a milhares de pessoas ao redor do mundo.