Governo lança Pacto pelo Desenvolvimento Sustentável ‘Meu Município pelos ODS’

Carine Bergmann 13 de fevereiro de 2025
 Governo lança Pacto pelo Desenvolvimento Sustentável ‘Meu Município pelos ODS’

Compromisso entre governo federal e municípios busca estabelecer avanços no processo de territorialização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

A Secretaria-Geral da Presidência da República lançou na tarde de ontem, 12, durante o Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas, o compromisso “Meu Município pelos ODS”. A iniciativa pretende promover avanços no cumprimento da agenda 2030  e incentivo à adesão das prefeitas e prefeitos aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Em associação com instituições do estado brasileiro e parceiros estratégicos, a SGPR construiu um pacote de benefícios, que consiste em ferramentas de planejamento e gestão, formações e capacitações técnicas, além de um mapa contendo as principais linhas de financiamento direcionadas ao desenvolvimento sustentável.

A adesão à iniciativa é voluntária e a aplicação dos compromissos sugeridos oferece aos municípios a oportunidade de uma gestão eficiente, a possibilidade de reconhecimento nacional e internacional, além do desenvolvimento da diplomacia da cidade, podendo diversificar as formas de captação de recursos e investimentos em seu território.

Para o ministro Márcio Macêdo, da Secretaria-Geral da Presidência da República, que participou da solenidade, que lotou o auditório Alvorada, no Centro de Convenções, este é um trabalho feito a várias mãos.

“Esta agenda só sobreviveu no governo anterior por conta da sociedade civil organizada. Quando retomamos o governo, resgatamos a agenda ODS e apresentamos à ONU. Fizemos um cruzamento das políticas públicas do governo federal com os ODS e mostramos como estão sintonizadas com a pauta. Por isso estamos fazendo hoje aqui um diálogo com os prefeitos e prefeitas para interiorizar essa agenda no país inteiro” explicou Macêdo.

Vice-presidente de ODS da Frente Nacional de Prefeitos, Axel Grael ressaltou a importância da iniciativa. “Temos longa tradição em Niterói em investimentos em sustentabilidade e por isso posso falar com propriedade da relevância desta agenda. Os ODS dão um caráter global às ações que a gente já realiza e isso é muito importante. Parabenizo a iniciativa de organizar este grande evento, pois é um passo importante para o fortalecimento das ODS e para o avanço para a sustentabilidade”, disse Grael, que foi prefeito de Niterói (RJ), entre 2021 e 2024.

Da mesma forma, o presidente da Associação Brasileira de Municípios, Ary Vanazzi, defendeu a adesão aos ODS como uma “ferramenta importante para tranversalizar as políticas públicas, tornando-as mais efetivas nas cidades. Os municípios precisam ter um olhar diferenciado, pois dá resultados”, ressaltou.

O compromisso

Lavito Bacarissa, secretário-executivo da Comissão Nacional para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (Cnods) lembra que as atuais prefeitas e os atuais prefeitos terão o último mandato completo até a conclusão da agenda em 2030.

“Os compromissos contidos nesta iniciativa estão em consonância com os propósitos da comissão nacional para os objetivos de desenvolvimento sustentável, de internalizar a agenda 2030 no país, estimular a sua implementação em todas as esferas de governo e junto à sociedade civil, além de acompanhar, difundir e dar transparência às ações realizadas para o progresso e alcance das suas metas”.

O compromisso consiste em estabelecer um núcleo ou comissão municipal para os ODS, elaborar um diagnóstico inicial, elaborar um plano de ação e metas e publicar periodicamente o relatório local voluntário. O lançamento do pacto pelo desenvolvimento sustentável “ Meu município pelos ODS” só foi possível com o apoio dos órgãos de governo, das instituições financeiras e de fomento, e parceiros estratégicos da SGPR.

Para o presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística- IBGE, Márcio Pochmann, a iniciativa demostra a compreensão do país que vive uma mudança de época, que vive uma nova realidade. “O IBGE se soma a esta iniciativa para ajudar no levantamento de dados que possam ajudar nas questões relacionadas aos ODS” afirmou Pochmann.

O presidente do Instituto Cidades Sustentáveis, Jorge Abraão frisou que os novos prefeitos e prefeitas estão começando a gestão em um contexto desafiador, com cada vez mais impacto das mudanças climáticas.

“Nossa responsabilidade é contribuir com a qualidade de vida das pessoas nas cidades. Os problemas estão chegando na cidade, mas também é o momento que temos mais conhecimento e consciência destes problemas, então estamos mais habilitados para enfrenta-los. Lidar com este tema com um governo que compreende este tema é uma coisa rara. Alinhados com os desafios contemporâneos, estamos, justamente aqui, dando um passo para isso com esse pacto e essa adesão que contribui para o engajamento das cidades em relação ao tema” destacou Abraão.

Selo

Durante o lançamento do compromisso, os Correios também lançaram um selo postal com o tema Agenda 2030. Para o presidente da empresa, Fabiano Silva dos Santos, “é uma grande satisfação lançar este selo”. “Além de simbolizar a soberania dos países que os têm, os selos são instrumento de propagação de temas universais. Este selo eterniza o trabalho do Brasil pelos ODS e a prioridade do governo federal à agenda 2030”.

COMO FAZER A ADESÃO DO MUNICÍPIO – Os municípios que desejarem poderão aderir ao compromisso que ficará disponível no portal da SGPR. Para formalizar a adesão do município ao Pacto pelo Desenvolvimento Sustentável, é preciso acessar a Carta Compromisso , ler atentamente, principalmente o item “Dos Procedimentos da Prefeitura”, preencher os campos assinalados e assinar. A assinatura poderá ser digital ou física. Uma vez assinada, a Carta Compromisso deve ser encaminhada para o e-mail: comissaonacional.ods@presidencia.gov.br. Também está disponível o pacote de benefícios que o município terá ao aderir.

Fonte: agência gov