Reflorestamento e saneamento ecológico marcam ação da semana ODS na Prática

Carine Bergmann 30 de setembro de 2024
 Reflorestamento e saneamento ecológico marcam ação da semana ODS na Prática
Voluntários participantes do Mutirão ODS na Prática. Foto: Nu Abe. Projeto Sinfonia Vital.

No último final de semana, 11 pessoas participaram de uma importante ação de reflorestamento no Rio Forquilhas Baixo, em São Pedro de Alcântara, como parte da Semana ODS na Prática. Durante a atividade, foram plantadas 75 mudas de árvores nativas e construído um banheiro seco. No próximo final de semana, o plantio será finalizado e o banheiro seco completamente concluído.

A ação, que teve como objetivo restaurar a mata ciliar de uma área degradada à margem do rio, também contribuiu para neutralizar a pegada de carbono do evento que celebrou os 15 anos do Movimento Nacional ODS SC, realizado em agosto de 2024. A realização foi uma ação conjunta dos Comitês Locais Floripa Ilha e Grande Florianópolis, demonstrando a força do trabalho colaborativo em prol da sustentabilidade.

Impacto nos ODS

Com foco na regeneração ambiental e na implementação de soluções sustentáveis, a atividade impactou diretamente vários Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS):

ODS 6 (Meta 6.3): Os banheiros secos ajudam a reduzir a poluição da água e a melhorar o saneamento.

ODS 13 (Metas 13.1 e 13.2): O plantio de árvores captura carbono e contribui para mitigar as mudanças climáticas.

ODS 15 (Metas 15.1 e 15.3): A restauração dos ecossistemas locais preserva a biodiversidade.

ODS 11 (Meta 11.6): A ação promove a sustentabilidade ambiental e a gestão de resíduos nas comunidades.

ODS 3 (Meta 3.9): Melhora a saúde ao reduzir doenças relacionadas à falta de saneamento adequado.

Parcerias

A iniciativa contou com o apoio essencial de parceiros. A empresa Sulcatarinense e o Instituto Itajaí Sustentável (INIS) doaram as mudas, enquanto a Secretaria de Meio Ambiente de Florianópolis, por meio da Comcap, forneceu o adubo orgânico resultante do programa de compostagem municipal. Também tivemos o apoio para a cobertura audiovisual do evento por meio do projeto Sinfonia Vital, contemplado pelo Prêmio Catarinense de Cinema 2023 Edição Paulo Gustavo.

“Essa ação reforça o compromisso com a sustentabilidade, demonstrando como esforços conjuntos podem restaurar ecossistemas e mitigar os impactos ambientais, garantindo um futuro mais verde e saudável para todos”, avalia a signatária pessoa física Carine Bergmann, responsável pela organização do mutirão.

Confira aqui as fotos e vídeos do encontro.

Fotos e vídeos: Nu Abe. Projeto Sinfonia Vital.