Signatário do Movimento ODS SC participa de Fórum Político de Alto Nível da ONU

Carine Bergmann 9 de julho de 2024
 Signatário do Movimento ODS SC participa de Fórum Político de Alto Nível da ONU

O Selo Social, signatário do Movimento Nacional ODS Santa Catarina, estará em Nova York representando o terceiro setor na delegação brasileira que participará do Fórum Político de Alto Nível da ONU. Uma das metas do Fórum Político de Alto Nível de 2024 é criar um impulso para a Cúpula do Futuro

Autoridades e sociedade civil debatem atuação para atingir Objetivos de Desenvolvimento Sustentável; rascunhos de declarações e decisões da Cúpula do Futuro também farão interagir delegações nacionais e as Nações Unidas.

As Nações Unidas acolhem, a partir desta segunda-feira (8), centenas de ministros, ativistas e membros da sociedade civil na edição de 2024 do Fórum Político de Alto Nível sobre Desenvolvimento Sustentável.

De acordo com a organização, o evento terá como foco debater como os países podem ter um desempenho que os deixe mais próximos de alcançarem os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, ODS, dentro dos próximos seis anos.

Nos próximos dias, o fórum debaterá o ODS 1 pelo Fim da Pobreza, o ODS 2 sobre Fome Zero, o ODS 13 defendendo a Ação Climática, o ODS 16 sobre Paz, Justiça e Instituições Eficazes e ainda o ODS 17 sobre Parcerias para os Objetivos.

Os países compartilharão histórias de sucesso e seu impacto em setores sociais com grupos representando mulheres, crianças jovens, ONGs, povos indígenas, agricultores e autoridades locais.

Uma das metas do Fórum Político de Alto Nível de 2024 é criar um impulso para a Cúpula do Futuro, agendada para acontecer entre 22 e 23 de setembro.

Revitalizar o sistema multilateral

O evento na Semana de Alto Nível da 79ª Assembleia Geral é tido como uma oportunidade para revitalizar o sistema multilateral e colocar o mundo de volta nos trilhos para alcançar os ODS.

O ponto comum entre as duas reuniões é enfatizar os progressos na atuação global. Nas próximas semanas espera-se que sejam produzidos rascunhos de declarações e outros documentos da Cúpula do Futuro, incluindo o chamado Pacto para o Futuro.

Esta proposta inclui as prioridades e ações para que se possam enfrentar desafios globais, uma declaração sobre as Gerações Futuras e o Pacto Digital Global, que deve esboçar um rumo para que este setor amplie a abertura, a liberdade, a segurança e tenha a ação centrada no humano.

O Fórum Político de Alto Nível foi criado na sequência da adoção, em 2015, da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e dos 17 ODS com metas focando em áreas como pobreza, educação, igualdade de gênero e meio ambiente.

O Selo Social, signatário do Movimento Nacional ODS Santa Catarina, através da participação da Diretora Carina Giunco, estará em Nova York representando o terceiro setor na delegação brasileira que participará do Fórum Político de Alto Nível da ONU.

Mundo não está cumprindo promessa e desenvolvimento sustentável

No dia 28 de junho, foi lançado o Relatório sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 2024, o qual aponta que menos de um quinto das metas (17%) está caminhando na direção correta. Quase metade está em nível de progresso mínimo ou moderado. Na prática, isso significa que o mundo não está conseguindo cumprir a promessa, não há direcionamento de investimentos volumosos para esses objetivos e faltam ações em escala. A situação não é diferente no Brasil, e durante o Fórum Político de Alto Nível da ONU a realidade do Brasil será apresentada.

Carina explicou que a situação atual do alcance das metas reflete uma questão mundial decorrente de diversos fatores que caracterizam a crise global, incluindo a pandemia, a crise econômica e a crise climática. Ela reconhece a dificuldade do mundo em atingir essa agenda, mas lembra no Brasil há uma renovação de esforços para avançar no alcance dessas metas, principalmente com a retomada da Comissão Nacional dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (CNODS) e o engajamento da Sociedade Civil e das empresas.

“Com a retomada da CNODS, produzimos o Relatório Nacional Voluntário, do qual participei na elaboração. Esse relatório apresenta um panorama atual sobre a posição do Brasil, inclusive abordando a falta de apresentação de relatórios pelo governo anterior, algo que historicamente sempre foi realizado pelo país. Este ano, trouxemos os relatórios atualizados e destacamos as boas práticas implementadas no Brasil. Mesmo com a paralisação do governo anterior, a sociedade civil e as empresas brasileiras continuaram a pensar e a trabalhar pela agenda. Estamos evoluindo e, com o compromisso renovado do governo, intensificaremos nossos esforços para avançar ainda mais nas metas”, avalia Carina.



Fonte: ONU News.