A Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) sediou o primeiro ICSIS – International Conference on Sustainability, Innovation & Society, um evento de grande relevância para a promoção da sustentabilidade em todos os níveis da sociedade. Realizado em Itajaí, de 24 a 27 de junho de 2024, o ICSIS reuniu acadêmicos, representantes de instituições e empresas que se dedicam à consolidação da sustentabilidade.
O tema central do evento foi “Catalisando Transições para Sustentabilidade: Explorando a Interseção entre Inovação Social, Transformação Digital e Sistemas Sociotécnicos”. As discussões abrangeram uma variedade de tópicos cruciais, incluindo inovação social, cidades inteligentes, justas e sustentáveis, governança e desenvolvimento, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e gestão municipal, além de transformação digital e inteligência artificial (IA).
Fomentando conhecimento para um futuro sustentável
A principal intenção do ICSIS foi fomentar o conhecimento e disseminá-lo na sociedade, promovendo maior interação da academia com mercado, importância de melhores práticas alinhadas à Agenda 2030, sustentabilidade e inovação. O evento destacou a importância de mobilizar esforços coletivos para alcançar os ODS, especialmene reforçando o papel da inovação social com impacto, vitais para essa jornada.
Painel de implementação dos ODS no Brasil
Um dos destaques do evento foi o painel sobre a implementação dos ODS no Brasil e em Santa Catarina, que ocorreu na manhã do dia 25 de junho. O painel contou com a participação de Gisele Batista, Coordenadora de Mobilização do Movimento Nacional ODS Santa Catarina, e Caroline Brito Fernandes, Chefe de Operações do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e do Centro de Serviços Compartilhados da ONU para o Brasil. A discussão foi mediada por Camile Bruns, Coordenadora Geral Adjunta do Movimento ODS SC.
Contribuição do Movimento ODS Santa Catarina
O Movimento ODS Santa Catarina tem desempenhado um papel fundamental na mobilização de pessoas e organizações para a prática de ações alinhadas aos ODS. Conforme apresentado no evento, o movimento é composto por voluntários de diversas áreas, comprometidos com a criação de uma sociedade mais justa, inclusiva e sustentável.
Os dados apresentados mostram que o movimento conta com mais de 1800 signatários, sendo 49% pessoas físicas e 51% organizações, entre empresas públicas e privadas, instituições de ensino, organizações da sociedade civil, entre outros. As ações incluem mobilização de voluntários, realização e participação em eventos para dar visibilidade às ações dos signatários entre outras parcerias para destacar as iniciativas relacionadas aos ODS.
Hub ODS SC: potencializando a ação local
As empresas desempenham um papel crucial na promoção da sustentabilidade. Assim, os Hubs ODS da Rede Brasil do Pacto Global são uma iniciativa estratégica que visa potencializar o engajamento regional das empresas para o alcance dos ODS e a Agenda 2030. E por isso o assunto também esteve em destaque no ICSIS 2024. Em Santa Catarina, o Hub ODS SC atua como uma rede de colaboração, facilitando a articulação entre diversos atores da sociedade.
Assim, o Movimento ODS Santa Catarina, que atua como Instituição Âncora do Hub ODS SC, convida empresas de todos os setores a se tornarem signatárias e a se envolverem ativamente na implementação dos ODS, por meio parte do Hub ODS SC, uma rede colaborativa que potencializa o impacto local das ações sustentáveis. Participar dessa rede oferece a oportunidade de contribuir para um futuro mais sustentável, além de promover a inovação e a responsabilidade social corporativa. Para aderir, as empresas podem acessar o link de adesão.
Desafios e perspectivas
Apesar dos avanços, apenas 16% das metas dos ODS estão no bom caminho para serem alcançadas globalmente até 2030, de acordo com as apresentações no ICSIS. A variabilidade no ritmo de progresso entre diferentes grupos de países ressalta a necessidade de esforços contínuos e coordenação internacional.
“O progresso em direção aos ODS tem sido desigual, o que nos lembra que ainda há muito trabalho pela frente. A colaboração internacional e o compromisso contínuo são essenciais para garantir que não deixemos ninguém para trás,” destacou Gisele Batista.
O evento deixou claro que, para enfrentar os desafios da sustentabilidade, é crucial pensar globalmente e agir localmente. A transformação em direção a uma sociedade sustentável requer a participação ativa de todos os setores da sociedade, desde governos e empresas até cidadãos comuns. “É fundamental que todos nós, como indivíduos e organizações, tomemos medidas práticas em nossas comunidades. A ação local pode gerar um impacto global significativo,” acrescentou Gisele Batista.
Conclusão
O ICSIS 2024 não apenas serviu como uma plataforma de discussão, mas também como um catalisador para ações concretas em direção à sustentabilidade. Eventos como este são essenciais para promover o conhecimento e incentivar a implementação das melhores práticas, garantindo um futuro mais sustentável para todos.
Camile Bruns, Coordenadora Geral Adjunta do Movimento ODS SC e que também compôs a comissão organizadora do evento, destacou sua importância ao afirmar: “Essa 1º edição do ICSIS 2024 representa um passo crucial para trazer os temas de sustentabilidade tão presentes na pauta de mercado para conversar melhor com a academia. A troca de conhecimentos e experiências que tivemos aqui foi fundamental para ampliar as discussões, conectar pessoas e organizações de diversos lugares, no Brasil e em âmbito internacional, para avançar na implementação dos ODS e criarmos um futuro mais justo e sustentável.”
Para mais informações sobre o evento, acesse o site da UNIVALI aqui.
Fotos: Karine Gerlach