ODS em Pauta: Workshop Letramento ODS reúne 150 participantes

Carine Bergmann 20 de maio de 2024
 ODS em Pauta: Workshop Letramento ODS reúne 150 participantes

Nesta segunda-feira, 20 de maio, das 10h às 11h30, foi realizado o Workshop Letramento ODS, facilitado pela 1ª Secretária do Movimento Nacional ODS Santa Catarina Luciana Homrich e com a participação de Carina Giunco, Diretora executiva do Instituto Selo Social e do Selo ODS Educação. O Workshop abriu as atividades do ODS em Pauta, e reuniu 150 participantes, proporcionando um momento de aprendizado sobre como alinhar as ações com as metas dos ODS para implementar a Agenda 2030.


O evento começou com uma dinâmica, na qual foi usada a ferramenta Mentimeter, e foi questionado se as pessoas conseguiam relacionar o resultado e impacto de campanhas de doação, e em quais Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), para mais adiante ser problematizado a questão.


Em seguida, a palavra foi passada para a convidada do dia, Carina Giunco, que explicou sobre o trabalho do Selo Social, programa que possui uma metodologia que mobiliza, integra, reconhece, valoriza, treina e qualifica os três setores da sociedade: empresas, poder público e sociedade civil. Hoje o Selo Social é reconhecido como uma dass 10 soluções mais inovadoras do Brasil para a implementação dos ODS no país, e além disso, integra a Comissão Nacional para os ODS – CNODS, participando de um Grupo de Trabalho para falar de territorialização, carta aberta aos candidatos e ODS como norteador de políticas públicas. Com a metodologia do Selo Social, já foram impactadas 900 organizações, em 20 cidades e mais de 3600 pessoas.

Guia de Metas Locais

Carina trouxe para a discussão um material elaborado pelo Selo Social, o Guia de Metas Locais, um material com 79 metas e recomendações do que pode ser feito para facilitar na identificação do impacto social de empresas, organizações e municípios. O Guia de Metas Locais pode ser acessado aqui: https://www.calameo.com/books/007362143a480cf77d6fc

Carina também explicou que é importante diferenciar o que é resultado de uma ação pontual de solidariedade, de um impacto social nos indicadores dos ODS: 

“Para ter impacto social, é preciso medir com indicadores se a ação promoveu uma mudança no território. É preciso avaliar o antes e depois da ação”, argumentou. “Além disso, é necessário ler as metas dos ODS, e verificar quais metas são possíveis de serem alcançadas. Por exemplo, voltando para o exercício proposto no início do workshop, a doação de roupas e alimentos, em um momento de emergência, é muito importante, porém, diferente do que a maioria das pessoas deduziram na dinâmica, é uma ação que não ajuda a erradicar a pobreza. Nesta ação o que está sendo impactado é o ODS 17 – Parcerias e Meios de Implementação. Por isso esse material, o Guia de Metas Locais é relevante, pois ele facilita essa identificação.

Foco na ação local: e que todos podemos fazer

Carina defende que não é  possível dar conta de todos os ODS, por isso temos que focar naqueles de ação local. Por exemplo, uma meta que todos podem fazer é o ODS 12 – a meta 12.5 “Até 2030, reduzir substancialmente a geração de resíduos por meio da Economia Circular e suas ações de prevenção, redução, reciclagem e reúso de resíduos”.  Avaliando o indicador 12.5.1 – Taxa de reciclagem nacional, toneladas de material reciclado.
“Ele nos mostra que uma ação individual tem impacto, mas é claro que uma ação sistemática é muito mais impactante”, explica Carina.

O que é e o que não é impacto nos ODS

Carina prosseguiu na dinâmica de elucidar sobre os impactos nos indicadores dos ODS trazendo um outro exemplo, que pode ser observado no ODS 3 – Saúde e Bem-Estar. Conceder aos funcionários um plano de saúde, será que isso impacta neste objetivo?

Para ser um projeto que ajuda a alcançar os ODS, o que precisa ser feito? “Neste caso, só o plano em si, não ajuda. É preciso medir se a ação causou mudança na vida dos trabalhadores, medindo de forma quantitativa e qualitativa”, explicou Carina.


Por exemplo, uma empresa que fornece academia aos funcionários, como saber se está impactando? É preciso medir. E foi isso que fez uma empresa que participou do processo de certificação do Selo Social. A empresa criou um programa de metas, estabelecendo uma meta de quanto iam emagrecer de forma conjunta. Assim, começou a trazer diferentes profissionais, e criaram uma meta para emagrecer 30 kg juntos, e acabaram emagrecendo 45 kg. “Para falar que está impactando, tem que ter projeto estruturado e medir o antes e depois”, reforçou Carina.

Outro exemplo, ao plantar uma árvore, estou ajudando? “Para considerar um impacto nas metas dos ODS é preciso uma ação estruturada, acompanhamento. Caso contrário, estamos caminhando para atingir somente 15% dos indicadores das metas da Agenda 2030”, destacou ela.

A importância de ler as metas e indicadores

Finalmente, a recomendação de Carina é “cada um levantar uma bandeira” e ter uma métrica do antes e depois da ação realizada, e sempre ler as metas. “Eu costumo brincar que é preciso ler as metas e dar um “match”, para que você realmente possa identificar se aquela meta faz parte do objetivo que você pretende impactar”.

Os signatários e participantes avaliaram positivamente o encontro e solicitaram que mais atividades de letramento sejam realizadas, para que cada objetivo, meta e indicadores seja esmiuçado com detalhes.

Luciana finalizou o encontro agradecendo e informando que a Coordenação Estadual fará uma série de letramento com os Comitês Locais para que o mesmo possa ser replicado.

Assista o evento na íntegra

Para assistir o encontro na íntegra, acesse a gravação do Workshop Letramento ODS no YouTube do Movimento ODS SC.

Acesse a apresentação:

Sobre o ODS em Pauta


A disseminação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), representa um dos maiores desafios para o engajamento dos diversos setores da sociedade para a implementação da Agenda 2030. Pensando nisso, o Movimento Nacional ODS Santa Catarina, realiza todos os anos, em maio, o ODS em Pauta, com o objetivo de disseminar informações de qualidade quanto aos ODS. A ação busca, justamente, engajar os diferentes segmentos da sociedade brasileira na Agenda 2030. Para conferir a programação do ODS em Pauta no ano de 2024, acesse aqui.