Nos dias 03 e 04 de abril, representantes do Movimento Nacional ODS Sc participaram da VII Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (VII CECTI). A iniciativa tem por objetivo promover o diálogo, colaboração e debate sobre temas impulsionadores do desenvolvimento econômico e social, onde líderes regionais se reúnem para desenvolver propostas estratégicas para CTI em Santa Catarina. O VII CECTI é uma realização da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI) e Conselho Nacional de Secretários Estaduais para assuntos de CT&I (CONCECTI).
Gilson Zimmermann, Coordenador Geral do Movimento Nacional ODS Santa Catarina, participou da abertura do evento, em um painel de alto nível, junto a representantes das esferas governamentais, acadêmicas e empresariais, fazendo parte de um diálogo fundamental para o futuro do estado e do país.
“A tecnologia, inovação e ciência são pilares essenciais para nosso desenvolvimento, e foi gratificante contribuir para esse diálogo tão importante. As discussões foram extremamente valiosas e certamente influenciarão as políticas públicas futuras”, destacou Zimmermann.
Luciana Marotto Homrich, Primeira Secretária na diretoria da Associação Movimento Nacional ODS SC, como representante do Movimento Nacional ODS SC, participou de um processo de construção coletiva extremamente relevante para o Sistema de Ciência, Tecnologia & Inovação do Estado de SC. A programação incluiu a formação de grupos de trabalhos, exclusivos para convidados, que representaram as 4 hélices: governo, academia, sociedade civil e empresas. Juntamente com outros 15 colegas, representantes destes diferentes segmentos e organizações, integrou o grupo formado para o Eixo 4 – GT 4 – Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Social.
Foram 2 dias de intenso trabalho na produção coletiva de propostas para as políticas públicas de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) de Santa Catarina, levando em consideração 8 grandes objetivos pré-definidos para este Eixo. Este Grupo de Trabalho produziu um total de 8 Propostas que foram apresentadas por Luciana, no Painel Final do evento, realizado no dia 04 de abril das 14h às 16h.
Propostas elaboradas pelo GT 4
A característica das propostas abrangentes apresentadas por este GT, destacam questões relacionadas a formação/educação (formal e informal), organização de informações/dados e avaliação das políticas públicas, revisão e desburocratização na legislação, maior articulação entre diferentes atores do Sistema de CT&I, ampliação/qualificação de programas e fomento e valorização e apoio a populações historicamente subrepresentadas, onde vale o destaque para a proposta de ‘PROMOÇÃO A EQUIDADE DE GÊNERO NA CT&I, GARANTINDO PROTAGONISMO DAS MULHERES E MENINAS EM TODAS AS ESFERAS’.
Propostas do Eixo 4 – Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Social
1 – Defender e difundir a ciência, a fim de superar preconceitos que neguem os seus métodos e valores.
2 – Ampliar o apoio da ciência para formulação, execução, monitoramento e avaliação de políticas públicas.
3 – Difundir massivamente a conectividade e a capacitação digital para a população brasileira.
4 – Promover o desenvolvimento de tecnologias sociais e assistivas (Conjunto de recursos e serviços que promovem uma melhor qualidade de vida para as pessoas com deficiência).
5 – Apoiar arranjos produtivos locais articulados com institutos e centros vocacionais tecnológicos.
6 – Valorizar e apoiar populações historicamente subrepresentadas no SNCTI (Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação) .
7 – Promover a geração de soluções inovadoras para ampliar a segurança alimentar e erradicar a fome no Brasil.
8 – Promover equidade de gênero.
Este processo segue sua jornada até a instância Federal, para onde serão levadas as 40 Propostas apresentadas e validadas nos 4 Eixos – GTs desta Conferencia Estadual. O objetivo é de apresentar ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), um documento com estratégias de crescimento e fortalecimento para o ecossistema de Ciência, Tecnologia e Inovação, conforme o disposto no Decreto nº 2.372, de 9 de junho de 2009, que regulamenta a Lei nº 14.328, de 15 de janeiro de 2008 (Lei da Inovação de Santa Catarina).
Integram o Grupo de Trabalho 04:
Governo
Ricardo Fantinelli (Centro Inovação de Joinville)
Rubens Alves (ALESC)
Empresas
Thaís Nahas (Intelink)
Alexandre Souza (SEBRAE)
Otávio Pinheiro (Redação On Line)
Academia
Fernanda Brandão Lapa (Univille)
Geisa Letícia Kempfer Böck (UDESC)
Saulo Henrique Novaes (UFSC/Joinville)
Sociedade
Luciana Marotto Homrich (Movimento Nacional ODS Santa Catarina)
William Narzetti (ICOM – Instituto Comunitário Grande Florianópolis)
Gislene Francisconi de Costa (Bairro da Juventude)
Colaboradores
Nilson Rosa (CIASC)
Vinicius Vieira (SEC. SAÚDE)
Marcos Oliveira (FAPESC)
Flavia Moreira (IFSC)
Ivo Marcos Theis (FURB)
Tulio Duarte (HARBOR)
Walmoli Gerber (BRASILRAD)
Tainara Neves (IVG)
Thiago Zschornack (INSTITUTO VIVA CIDADE)
Maria Elisa Máximo (SBPC)