Negócios de Impacto Socioambiental e os ODS da ONU: um movimento de impacto positivo

, Carine Bergmann 12 de outubro de 2023
 Negócios de Impacto Socioambiental e os ODS da ONU: um movimento de impacto positivo

Por: Janice Mileni Bogo – Coordenação Geral Adjunta do Comitê Florianópolis Ilha

Os negócios de impacto socioambiental são aqueles que nascem da observação de um desafio social ou ambiental e têm, como objetivo principal, contribuir para a solução ou mitigação deste. Mas esta é a configuração de um negócio social, não? Bem, uma diferença é que os negócios de impacto socioambiental visam ser negócios sustentáveis, inclusive no aspecto econômico e distribuindo dividendos. Embora haja muitas semelhanças com os negócios sociais como o fato de serem economicamente viáveis, poderem gerar empregos e impacto social ou ambiental, há também particularidades como o fato de distribuírem lucro para os empreendedores e outros investidores.

O campo é recente e os conceitos convergem e divergem em alguns aspectos, o que é predominante é um novo olhar sobre o empreendedorismo tradicional. Veja, são muitas as maneiras de gerar impacto positivo, uma organização pode ter incorporado ao seu sistema de gestão valores da responsabilidade social e ambiental, pode cuidar de seus resíduos e contribuir na formação de seus funcionários, no entanto, seu core business continua ser prestação de serviços veterinários com preços de mercado e em locais onde há demanda, por exemplo. 

A diferença entre um empreendimento como este e um de impacto socioambiental é que o segundo nascerá da identificação da dificuldade de acesso aos serviços veterinários de uma população de baixa renda e, ao construir o negócio, buscará propiciar o acesso a estes serviços para uma parcela da população que não consegue arcar com os custos normais de mercado ou está em uma localidade distante de onde são oferecidos.

Oferecer com custo mais baixo e estar próximo destas pessoas e animais pode ser o que torna este um negócio de impacto socioambiental, mas não só. O impacto não precisa estar, necessariamente, no custo ou acesso ao serviço ou bem, pode estar na escolha dos fornecedores ou funcionários (com características de vulnerabilidade e/ou que sofram com aspectos que configurem desigualdade).

Relacionando o exemplo acima a alguns dos ODS estabelecidos pela Agenda 2030:

Objetivo 8

Uma iniciativa empresarial com uma visão de impacto positivo pode promover “o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável” e um ambiente com “trabalho decente para todas e todos”. Adicionalmente, ao inovar a prestação de um serviço ou produção de um item tendo em vista desafios sociais e/ou ambientais, é possível reduzir o impacto ambiental e outras externalidades negativas de sua operação.

Objetivo 10.

Ao escolher fornecedores ou funcionários de uma comunidade carente ou com características particulares, mulheres de baixa renda, por exemplo, contribui-se para reduzir a desigualdade e “empoderar e promover a inclusão social, econômica e política”.

Dependendo da natureza do empreendimento e das escolhas estratégicas para atender ao desafio socioambiental que inspirou o negócio, outros ODS e outras metas são incluídos. A essência está nesta nova concepção de empreendedorismo e que faz parte do movimento mundial pela ressignificação do papel das organizações privadas e com fins lucrativos, diferente das que têm gestão ESG ou que fazem parte da Economia B. São várias formas de provocar impacto positivo. Mantenha isso em mente.