Na região de Canasvieiras, no Norte da Ilha, em Florianópolis, a AMOCAN – Associação de Moradores de Canasvieiras – está transformando vidas por meio do projeto “Um passo de cada vez – interação social do autista no Norte da Ilha”. Este projeto oferece um serviço especializado de habilitação e reabilitação para indivíduos de 120 famílias com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Deficiência, que se encontram em situação de vulnerabilidade social e estão prioritariamente inscritos no Cadastro Único do município de Florianópolis. Segundo Luciana Remião, coordenadora do projeto, faltam recursos para atender a os atuais inscritos e há uma fila de espera de 130 pessoas na lista. “Implantamos o projeto no ano passado, com edital de verba impositiva. Estamos há 8 meses trabalhando de forma voluntária, e o edital deste ano só cobre 8 dos 16 profissionais”, explica Luciana.
Abraçando a individualidade, transformando vidas:
O TEA é uma jornada única, onde não há uma cura definitiva. No entanto, nossa abordagem se concentra em melhorar a funcionalidade social e habilidades de comunicação, reduzindo comportamentos desafiadores e promovendo uma vida mais plena. Através de intervenções psicossociais, como terapia comportamental e apoio aos pais e cuidadores, testemunhamos um impacto positivo tangível na qualidade de vida e bem-estar das pessoas com autismo.
Uma equipe dedicada para resultados duradouros:
A base do nosso sucesso reside em uma equipe multidisciplinar apaixonada e comprometida. Psicólogos, psicopedagogos, pedagogos e musicoterapeutas trabalham em conjunto para proporcionar atendimentos individualizados e em grupo, focados em desbloquear o potencial de cada indivíduo. Reconhecemos que a aprendizagem é mais eficaz quando está alinhada aos interesses pessoais, adaptando materiais e conteúdos para construir uma conexão mais profunda.
Despertando conexões e fortalecendolaços:
Os primeiros sinais do autismo surgem cedo na vida, entre 2 e 3 anos. É nesse momento crucial que entramos em ação, oferecendo acesso às terapias especializadas que não só aprimoram a educação inclusiva, mas também enriquecem a qualidade de vida dessa população. Nosso projeto se estende para além do indivíduo, abraçando famílias e comunidades para fortalecer vínculos e impulsionar a autonomia e a cidadania.
Alcançando metas globais, impactando localmente:
A AMOCAN está comprometida com a Agenda 2030 da ONU, e por isso tornou-se signatária do Movimento Nacional ODS SC. “Através de nosso trabalho, estamos desempenhando um papel ativo na construção de uma sociedade mais inclusiva e compassiva, onde todos têm a oportunidade de florescer. No coração de Canasvieiras, estamos trilhando “Um Passo de Cada Vez”, reconhecendo que cada conquista é uma vitória não apenas para os indivíduos com autismo, mas para toda a comunidade que os apoia”, afirma Luciana.
Faça uma doação
Para continuar realizando os serviços, que envolvem terapia clínica, psicosocial, psicopedagógica, neuropedagógica, até mesmo terapias integrativas como auriculoterapia, musicoterapia, bem como avaliações e serviço social, a AMOCAM, em parceria com o Rotary de Florianópolis e o Banco Sicoob, está realizando uma campanha de mobilização de recursos. As doações podem ser realizadas por meio da chave pix: amocan.secretaria@gmail.com.