Klabin conclui capacitações do Semeando Educação em SC e avança no manejo sustentável de áreas florestais no estado

, , , Carine Bergmann 4 de julho de 2023
 Klabin conclui capacitações do Semeando Educação em SC e avança no manejo sustentável de áreas florestais no estado

Realizado em parceria com prefeituras municipais, a iniciativa contribui para a formação continuada de professores da rede pública de ensino, fomentando o desenvolvimento social das comunidades

Presente em Santa Catarina há mais de 50 anos, a Klabin segue avançando em seu compromisso de contribuir com o desenvolvimento das comunidades. O Programa Semeando Educação, realizado nas cidades de Otacílio Costa, Lages, Correia Pinto, Palmeira e Ponte Alta, concluiu sua primeira rodada de capacitações de gestores e professores em 2023, além de realizar visitas às unidades escolares da rede pública.

Ao todo, a primeira rodada do programa beneficiou 93 professores nos municípios de Correia Pinto e Otacílio Costa; 195 gestores e professores em Lages; e 43 professores e gestores de escolas em Palmeira e Ponte Alta. Além das capacitações, as formadoras do Klabin Semeando Educação visitaram escolas em Correia Pinto e Otacílio Costa para direcionar melhor as orientações e validar os planos de ação feitos pela equipe gestora das unidades escolares.

“A especialista do programa que nos orientou foi extremamente dinâmica e com muito conhecimento dos conteúdos e tecnologias, o que contribuiu muito para a boa experiência”, afirma Carla Coelho Costa, professora de 1° ano nas escolas Antônio Pires Burg e Núcleo Municipal Professora Adilha Matias Faria, que participa das formações do programa, em Otacílio Costa, desde a primeira edição. Ela acredita que o programa realmente colabora para a formação dos professores em todos os níveis da carreira, pois trabalha desde o entendimento e aprendizagem de cada conteúdo a ser ministrado em sala, até a troca de experiências e reflexões para quem já tem maior conhecimento e uma caminhada mais avançada na profissão.

Realizado desde 2021 em Santa Catarina, em parceria com as Secretarias Municipais de Educação de cada cidade envolvida no projeto, o Klabin Semeando Educação tem como propósito contribuir com a melhoria da gestão escolar e da formação continuada de professores da rede pública, impactando de forma auxiliar e decisiva no bom desempenho do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). A ação busca, entre outros pontos, estimular a assertividade das escolas em busca de soluções estruturais diante dos desafios presentes na jornada do ensino.

Uilson Paiva, gerente de Responsabilidade Social e Relações com a Comunidade da Klabin, destaca que o fomento à educação é um dos caminhos mais efetivos para o desenvolvimento das comunidades onde a empresa está inserida. “O ensino público de qualidade é a maneira mais eficaz de construirmos uma sociedade mais sustentável, com cidadãos preparados para lidar com desafios do mundo globalizado. Neste sentido, o Programa Klabin Semeando Educação contribui para ampliar as competências dos gestores educacionais e escolares, contribuindo para a consequente melhora na aprendizagem dos alunos”, afirma.

Desde o início de sua atuação, o Klabin Semeando Educação já beneficiou mais de 146 escolas, aproximadamente 1.218 profissionais da educação (327 gestores e 891 professores) e 22 mil alunos distribuídos entre municípios no Paraná, Santa Catarina, São Paulo e Pernambuco. Vale ressaltar que, por meio do Programa, a Klabin contribui com o fomento ao ODS 4 – Educação com qualidade ao longo da vida de todos e todas -, fortalecendo o avanço dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2015.

Klabin avança no manejo sustentável de áreas florestais em Santa Catarina

De acordo com o Plano de Manejo Florestal 2023 da Companhia no estado, a área florestal superou 141 mil hectares, sendo 49% de matas conservadas

A Klabin segue empenhada em promover uma atuação ambientalmente responsável, que contribua para o desenvolvimento sustentável da região. Os resultados do empenho da Companhia podem ser conferidos no Resumo Público 2023 do Plano de Manejo Florestal da Klabin no estado, já disponível à sociedade no link.

O documento traz importantes dados evolutivos da gestão florestal adotada pela empresa, assim como das ações de educação ambiental implementadas pela empresa. De acordo com o material, a base florestal da Klabin alcançou 141 mil hectares, distribuídos em 44 municípios, em Santa Catarina, nas regiões Oeste, Meio Oeste, Serra Catarinense, Norte e Alto Vale, além de Nordeste, Centro Nordeste e Leste do Rio Grande do Sul. A Companhia possui, ainda, florestas no Paraná e em São Paulo, com informações disponíveis em documentos separados.

Julio Nogueira, gerente de Sustentabilidade e Meio Ambiente da Klabin, explica que a empresa é pioneira mundial na adoção do manejo florestal em mosaico, com plantios de pínus e eucalipto entremeados às áreas de florestas nativas, preservando, assim, a biodiversidade local. “No escopo florestal de Santa Catarina, as áreas nativas da Companhia representam 49% da base florestal, um volume relevante e que reflete nosso engajamento com uma atuação ambientalmente responsável. Além disso, as florestas plantadas e nativas possuem forte contribuição na preservação do meio ambiente, tanto na proteção da biodiversidade, quanto na manutenção de mananciais”, afirma.

O bem-sucedido trabalho executado pela Klabin a coloca entre as empresas com florestas mais produtivas no mundo, reforçando a crença da Companhia de que o manejo adequado da paisagem proporciona excelente aproveitamento do potencial de produção das florestas e a proteção dos recursos naturais. Vale ressaltar, ainda, que a empresa possui florestas certificadas pelo FSC® (Forest Stewardship Council® FSC®), desde 2004, o que garante que o cultivo segue as melhores práticas socioambientais e econômicas.

Sob ótica da conservação ambiental, as florestas da Klabin integram a Mata Atlântica, um dos mais importantes biomas brasileiros. Os levantamentos feitos pela Companhia em suas fazendas identificaram mais de 880 espécies da flora nativa, sendo que 90 espécies fazem parte de categorias críticas de ameaça de extinção (CR, EN e VU); e 534 espécies de fauna silvestre, entre anfíbios, aves, mamíferos, peixes, invertebrados e répteis, dos quais, 421 com status de conservação reconhecidos.

Formando futuras gerações

Além das ações de conservação, a Klabin acredita que a conscientização ambiental é parte fundamental da manutenção da biodiversidade e do desenvolvimento sustentável das comunidades. Dessa forma, a Companhia investe em programas que fomentam a educação ambiental, implementados em parceria com secretarias de ensino e instituições, a fim de contribuir para a formação de crianças e jovens ambientalmente responsáveis e, principalmente, capazes de multiplicar o conhecimento.

Entre as iniciativas da Companhia em Santa Catarina, vale destacar o Programa Klabin Caiubi, que visa disseminar conceitos de consciência ecológica entre professores e estudantes de diversas escolas da região do planalto serrano. Com mais de 35 edições de história, a ação já beneficiou 679 escolas e 1.710 professores, chegando a mais de 231 mil estudantes no estado.

A Klabin promove, ainda, outros programas, como Matas Sociais, Matas Legais, Klabin Semeando Educação, Programa Crescer, Programa de Fomento Florestal, Trilha Araucária, Programa de Certificação Florestal para Fornecedores de Madeira, além do apoio à gestão pública das prefeituras dos municípios onde está presente.

Sobre a Klabin

Maior produtora e exportadora de papéis para embalagens e de soluções sustentáveis em embalagens de papel do Brasil, a Klabin desponta como empresa inovadora, única do País a oferecer ao mercado uma solução em celuloses de fibra curta, fibra longa e fluff, além de ser líder nos mercados de embalagens de papelão ondulado, sacos industriais e papel-cartão. Fundada em 1899, possui 22 unidades industriais no Brasil e uma na Argentina, responsáveis por uma capacidade produtiva anual de 4,7 milhões de toneladas de celulose de mercado e papéis.

Somente em Santa Catarina, gera mais de 6.800 empregos (diretos e indiretos). A empresa é pioneira na adoção do manejo florestal em forma de mosaico, que consiste na formação de florestas plantadas de diferentes idades, entremeadas a matas nativas preservadas, formando corredores ecológicos que auxiliam na manutenção da biodiversidade. A área florestal da companhia em Santa Catarina compreende o total de 123 mil hectares, sendo 67 mil hectares de mata nativa. A empresa também mantém no Estado uma Reserva Particular do Patrimônio Natural Estadual – RPPNE, o Complexo Serra da Farofa, uma área destinada exclusivamente à conservação da biodiversidade, estudos e pesquisas. A região abriga nascentes importantes como as que compõem os Rios Canoas e Caveiras, além de espécies de animais ameaçadas de extinção.

Toda a gestão da Klabin está orientada para o Desenvolvimento Sustentável e, em Santa Catarina, a Companhia desenvolve programas socioambientais, com destaque para “Matas Sociais – Planejando Propriedades Sustentáveis”, “Matas Legais”, “Klabin Caiubi”, “Protetores Ambientais” e “Programa de Certificação de Fornecedores de Madeira”.

A empresa também aderiu aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, é signatária do Pacto Global e do Pacto Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo, e busca fornecedores e parceiros que sigam os mesmos valores de ética, transparência e respeito aos princípios de sustentabilidade.

Texto: Jessyca Trovão – In Press Porter Novelli