O Ailos, sistema de cooperativas de crédito que encerrou 2022 com um crescimento de 15% em relação a 2021, lançou seu Relatório Anual com referências GRI (Global Reporting Initiative) e conectados aos aspectos ASG (Ambiental, Social e Governança) e ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável).
Atento ao desenvolvimento sustentável das regiões que está inserido, o Ailos adota como estratégia de impacto a Agenda 2030, priorizando 09 objetivos e 11 metas relacionadas ao negócio:
ODS 1 – Erradicação da pobreza. Meta 1.4: Até 2030, garantir que todos os homens e mulheres, particularmente os pobres e as pessoas em situação de vulnerabilidade, tenham acesso a serviços sociais, infraestrutura básica, novas tecnologias e meios para produção, tecnologias de informação e comunicação, serviços financeiros e segurança no acesso equitativo à terra e aos recursos naturais.
ODS 4 – Educação de Qualidade. Meta 4.4: Até 2030, aumentar substancialmente o número de jovens e adultos que tenham as competências necessárias, sobretudo técnicas e profissionais, para o emprego, trabalho decente e empreendedorismo.
ODS 5 – Igualdade de Gênero. Metas 5.1: Eliminar todas as formas de discriminação de gênero, nas suas intersecções com raça, etnia, idade, deficiência, orientação sexual, identidade de gênero, territorialidade, cultura, religião e nacionalidade, em especial para as meninas e mulheres do campo, da floresta, das águas e das periferias urbanas. e 5.a: Garantir igualdade de direitos, de acesso e de controle dos recursos econômicos, da terra e de outras formas de propriedade, de serviços financeiros, de herança e de recursos naturais de forma sustentável, por meio de políticas de crédito, capacitação, assistência técnica, reforma agrária e habitação, entre outras, em especial para as mulheres do campo, da floresta, das águas e das periferias urbanas.
ODS 8 – Trabalho Decente e Crescimento Econômico. 8.3: Promover o desenvolvimento com a geração de trabalho digno; a formalização; o crescimento das micro, pequenas e médias empresas; o empreendedorismo e a inovação. e 8.10: Expandir de forma sustentável o acesso aos serviços bancários e financeiros para todos.
ODS 11 – 11. Cidades e Comunidades Sustentáveis. 11.6: Até 2030, reduzir o impacto ambiental negativo per capita das cidades, melhorando os índices de qualidade do ar e a gestão de resíduos sólidos; e garantir que todas as cidades com acima de 500 mil habitantes tenham implementado sistemas de monitoramento de qualidade do ar e planos de gerenciamento de resíduos sólidos.
ODS 12 – Consumo e Produção Sustentáveis. 12.5: Até 2030, reduzir substancialmente a geração de resíduos por meio da Economia Circular e suas ações de prevenção, redução, reciclagem e reúso de resíduos.
ODS 13 – Ação Contra a Mudança Global do Clima. 13.3: Melhorar a educação, aumentar a conscientização e a capacidade humana e institucional sobre mudança do clima, seus riscos, mitigação, adaptação, impactos, e alerta precoce.
ODS 16 – Paz, Justiça e Instituições Eficazes. 16b: Promover e fazer cumprir leis e políticas não discriminatórias e afirmativas.
A Central Ailos, e as singulares Civia, Credifoz, Transpocred, Únilos e Viacredi são signatárias do Movimento ODS em Santa Catarina, compromisso no qual endossa a responsabilidade de atuação alinhada a Agenda. O Relatório Anual de 2022 está totalmente reformulado e é possível ter acesso a todo o conteúdo em formato online através do site Ailos.
“No índice remissivo do relatório, apresentamos alguns dos objetivos e metas relacionados a metodologia GRI, no qual o Ailos atuou em 2022. Os dados demonstram a força, solidez e comprometimento das Cooperativas Ailos”, reforça Juliana Cristina Knopka, integrante do time de sustentabilidade da Cooperativa Central Ailos.