Sociedade civil e governo se encontraram na Enap, em Brasília, para preparar a recriação da Comissão Nacional dos ODS
Órgãos públicos da administração federal, associações estaduais, entidades municipalistas, redes nacionais, especialistas e membros da sociedade civil e iniciativa privada participaram do primeiro Encontro dos Diálogos para Retomada da Agenda 2030 e dos ODS no Governo Federal, nesta quinta-feira (15), na Escola Nacional de Administração Pública (Enap). Organizado pela Secretaria-Geral, o encontro marcou a volta dos diálogos com a sociedade para enfrentar o enorme desafio de acelerar a implementação da Agenda 2030 no Brasil.
A secretária-executiva da Secretaria-Geral da Presidência da República, Maria Fernanda Coelho, participou da abertura do encontro e ressaltou o quanto foi importante a manutenção do debate pela sociedade civil nos últimos anos e também a retomada do tema no governo federal: “Hoje a gente tem uma grande oportunidade de retomar esse debate dentro do Governo federal e, em especial, a articulação com todos vocês que representam a sociedade civil que manteve vivo esse debate, enquanto houve um apagão de toda esta discussão que é estratégica para uma perspectiva futura.” afirmou Maria Fernanda.
Os mais de 60 participantes têm longa trajetória na implementação da Agenda 2030 no Brasil. Como resultado de um dia inteiro de trabalho participativo, eles se engajaram na construção de contribuições para a Comissão Nacional dos ODS. Temas como territorialização; governança; inserção internacional; comunicação e engajamento; ciência e pesquisa; e monitoramento foram debatidos e atualizados. A Comissão havia sido extinta em 2019, mas foi revigorada a partir da publicação do Decreto nº 11.397/2023, como órgão colegiado da Secretaria-Geral da Presidência.
– Foto: Thiago Gente/SGPR
Fonte: Secretaria-Geral do Governo Federal