No Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, o Movimento Nacional ODS SC participou de um evento realizado pela CELESC (Centrais Elétricas de Santa Catarina), a fim de destacar o impacto das operações da CELESC e as medidas adotadas em relação às linhas de transmissão e geração de energia. O encontro, realizado na sede da Administração Central da Celesc, e transmitido de forma remota para 8 agências regionais distribuídas em SC, promoveu uma discussão sobre desenvolvimento sustentável e a importância desses temas nas estratégias de negócio, alinhados à Agenda 2030.
Durante o evento, o presidente da CELESC, Tarcísio Rosa, enfatizou a relevância da empresa no cenário nacional de geração de energia limpa e reforçou o compromisso da CELESC com a preservação ambiental.
Adael Juliano Schultz, coordenador de Projetos e Recursos do Movimento Nacional ODS Santa Catarina, abordou a conexão entre o desenvolvimento sustentável, a Agenda 2030 e o conceito de sustentabilidade, ressaltando como esses temas têm influenciado as decisões empresariais. Ele destacou a importância da participação das pessoas e das empresas na busca por um futuro mais sustentável, refletindo sobre o potencial da Agenda 2030 para impulsionar as estratégias de negócio e promover a responsabilidade individual na transformação para um cenário favorável.
Schultz também ressaltou como o Movimento Nacional ODS Santa Catarina tem se integrado às estratégias empresariais e à forma de pensar e viver em sociedade. Ele convidou a todos para fazerem parte do Movimento, enfatizando o papel representativo dos signatários na discussão de pautas estratégicas e na proposição de mudanças na condução das ações em sociedade, além de destacar a importância das estratégias ESG.
“Foi muito especial contar com a importante mensagem do Movimento logo na abertura do nosso evento, relembrando a importância e a responsabilidade de governos, empresas e cidadãos na busca do futuro que queremos: em um ambiente saudável e com condições de vida justa e digna para todos, avaliou Fernanda Kellen da Silva, Engenheira Sanitarista e Ambiental e Supervisora de Gestão Ambiental da Celesc.
Ações sustentáveis
Além disso, a CELESC compartilhou ações que contribuem para o desenvolvimento sustentável e a preservação do meio ambiente em Santa Catarina. Conheça algumas delas:
Geração Distribuída (GD): A CELESC oferece o serviço de GD na modalidade de Fazendas Solares, que permite aos clientes utilizar a energia gerada por usinas fotovoltaicas e obter economia na fatura de até 30%. Atualmente, a empresa opera a Usina Solar Lages, com capacidade instalada de 1.000 kW.
Equipamentos mais eficientes para população de baixa renda: Por meio do projeto “Sou Legal, Tô Ligado“, a CELESC está fornecendo lâmpadas LED, chuveiros com trocador de calor, geladeiras e freezers para mais de 10 mil famílias em situação de vulnerabilidade social. Esses equipamentos auxiliam no consumo eficiente de energia elétrica e geram economia.
Pesquisa e Desenvolvimento: A CELESC apoia o projeto de biofertilizantes a partir da poda de árvores, que transforma os resíduos de podas urbanas em adubo. Essa iniciativa busca oferecer uma solução sustentável para a destinação desses resíduos. Para conhecer todas as ações, acesse aqui.
“A CELESC reafirmou seu compromisso com a sociedade e o meio ambiente, contribuindo para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela ONU e incorporados em suas políticas institucionais. O Dia Mundial do Meio Ambiente é uma ocasião importante para conscientizar sobre a preservação dos recursos naturais e envolver pessoas, empresas, instituições e agentes públicos nesse compromisso”, acrescentou Schultz.
Foto: Amanda Regina Rosa (Supervisão de Comunicação Interna da Celesc).