Diagnóstico online ajuda empresas a mensurar maturidade e definir estratégias para agenda ESG

Carine Bergmann 5 de junho de 2023
 Diagnóstico online ajuda empresas a mensurar maturidade e definir estratégias para agenda ESG

O diagnóstico online ajuda as empresas a mensurarem sua maturidade e a definirem estratégias para a agenda ESG. A ferramenta Radar ASG permite que as organizações reflitam sobre a aplicação das metas de impacto ambiental, social e governança, alinhadas à visão de futuro.

Um estudo realizado pela plataforma STILINGUE e pela Rede Brasil do Pacto Global das Organizações das Nações Unidas (ONU) verificou que, em 2021, houve uma concentração das empresas brasileiras no uso do termo “agenda ESG” (45%) em comparação com “critérios ESG” (15%). A análise avaliou mais de 35 milhões de conteúdos digitais e 300 respostas de membros da Rede Brasil, indicando que as pautas ESG já fazem parte da rotina empresarial.

Simultaneamente à popularidade do termo, surgem dúvidas sobre o tema e a pressão de consumidores e investidores em busca de produtos e negócios sustentáveis. Reconhecendo o desafio do mercado em responder a essa demanda, o RADAR ASG é uma ferramenta que nasceu com o propósito de auxiliar empresas de diferentes portes e segmentos a avançarem em suas pautas de responsabilidade ambiental e social.

“Ao propor uma reflexão sobre as necessidades e possibilidades de trabalhar a sustentabilidade dentro do tripé ambiental, social e de governança corporativa, a partir do contexto brasileiro, incluindo a escolha do nome com o uso da sigla ‘ASG’ no lugar do termo inglês ‘ESG’, a idealizadora da ferramenta e designer estratégica, Coral Michelin, explica que os padrões, indicadores, práticas, programas e projetos pensados internacionalmente não suprem a nossa demanda interna. Temos um país único em sua geobiodiversidade, política, economia e sociedade, e isso precisa ser levado em conta.”

O RADAR ASG foi elaborado por uma equipe multidisciplinar de profissionais especializados em tecnologia, futuros e sustentabilidade. A metodologia aplicada tem como base o Design Estratégico, a prospecção de futuros somados à articulação com a Cultura Organizacional, sendo aplicada com transdisciplinaridade, visão sistêmica e muita criatividade.

“Acreditamos que nosso diferencial começa com a proposta de um diagnóstico de maturidade acessível e rápido por meio de uma plataforma online. Esse é o primeiro passo da jornada de evolução proposta pelo RADAR ASG, permitindo que as organizações meçam sua maturidade em relação às pautas de sustentabilidade, cultura organizacional e visão de futuro. Após essa etapa, é possível alinhar uma jornada personalizada para cada realidade, a fim de colocar o ASG em prática”, compartilha Paula Visoná, pesquisadora de macrotendências, consultora nas áreas de inovação aberta e também idealizadora da ferramenta.

RADAR ASG e ODS

Com uma visão sistêmica dos grandes desafios da humanidade, o RADAR ASG auxilia as organizações a pensarem no futuro e na cultura, incluindo objetivos de impacto ambiental, social e de governança. Para isso, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU são utilizados em conjunto com outras metodologias aplicadas.

Isso ocorre porque o RADAR ASG é também um movimento que busca colocar a sustentabilidade em prática, e os ODS representam oportunidades para atuar em diversas frentes diante dos desafios que as empresas possam enfrentar. Diretamente, está fortemente vinculado ao ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis e ao ODS 17 – Parcerias e Meios de Implementação.

Sobre o Radar ASG

O RADAR ASG é uma iniciativa de consultoria em sustentabilidade e futuros originada da união de diversos especialistas do mercado e da academia. Seu propósito consiste em auxiliar empresas de diferentes portes e segmentos a avançarem em suas pautas e metas de responsabilidade e impacto ambiental e social, guiando-se pelas práticas ASG (ambiental, social e governança corporativa).

Trabalha-se com soluções que promovem a transformação de processos e cultura, com o objetivo de atender aos critérios do ASG e desenvolver impacto positivo tanto internamente (na cultura organizacional, na gestão de pessoas, no planejamento, etc.) quanto externamente à empresa (na posição de mercado, nas estratégias de inovação, na relação com a cadeia produtiva ou outros atores externos, etc.).

Propõe-se uma jornada de evolução que tem início com um diagnóstico da maturidade da empresa em relação à pauta de sustentabilidade, cultura organizacional e visão de futuro. Para realizar o diagnóstico e obter mais informações, é possível acessar o website www.radarasg.com ou enviar um e-mail para contato@radarasg.com.