No dia 22 de maio, a Coordenadora Adjunta de Comunicação do Comitê Ilha, a Prof. Caroline Pereira, foi convidada para ser palestrante do Módulo 6 do curso de extensão gratuito “Formação de Lideranças Comunitárias“, realizado pelo IVG (Instituto Pe. Vilson Groh) em parceria com a Unisul (Universidade do Sul de Santa Catarina). O curso é voltado para líderes comunitários, trabalhadores sociais e colaboradores de organizações da sociedade civil de Florianópolis e região metropolitana. A atividade integra a Semana ODS em Pauta, e contou com a parceria do Comitê Floripa Ilha.
O tema da disciplina foi “As metas do Milênio e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, abordando a Agenda 2030 e os ODS e contextualizando sua aplicação prática no dia a dia, bem como em projetos para participação em editais públicos e privados.
Para Zacarias Nassar, Advogado e Coordenador do Curso de Direito na UniSul – Campus Florianópolis, e aluno do curso, “a aula da Prof. Caroline Pereira no dia 22 de maio foi muito produtiva no curso de Formação de Lideranças Comunitárias do IVG. Além de nos transmitir os conceitos teóricos sobre os ODS, ela conseguiu estabelecer conexões com a aplicação prática desses objetivos. Considero que a disciplina foi bem inserida no contexto do curso, e a escolha da Prof. Caroline para ministrá-la foi acertada”.
“Estamos na última década da construção da Agenda 2030, e mais do que apresentar o conceito, é importante mostrar o uso prático, como alinhar as ações das instituições e como monitorar por meio de indicadores o progresso de cada meta dos ODS”, disse a Coordenadora Caroline.
“O tema abordado por Caroline, “As metas do Milênio e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, trouxe à tona um compromisso que pode e deve ser de todos. Foi possível visualizar, por meio dos exemplos apresentados em sala, que com ações simples do cotidiano é possível caminhar em direção a um cenário de desenvolvimento e crescimento sustentável. Temas como esses são pertinentes e necessários, pois disseminam conhecimento e promovem mudança de hábitos”, defende Kelly Sousa, Assistente Social do IVG que acompanha o curso.