Uma plateia formada por mais de 90 pessoas do setor público, privado, terceiro setor, sociedade civil e estudantes, acompanhou, no dia 25 de maio, o evento: “Joinville no Desenvolvimento Sustentável: a importância da Agenda 2030 para o futuro da nossa cidade”. O evento organizado pelo Comitê Joinville do Movimento ODS Santa Catarina, que fez parte do calendário da Semana ODS em Pauta, foi realizado no Salão Nobre da Associação Empresarial de Joinville (Acij).
Em um primeiro momento, Regina May de Farias, da Gestão do Movimento Nacional ODS Santa Catarina, apresentou a importância dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030, para o futuro da cidade, da região, do planeta. Enfatizou a questão das mudanças climáticas, mudanças essas que já estamos sentindo, e mostrou estudos alarmantes. Um deles, mostra uma mancha de possíveis áreas que serão inundadas caso o aquecimento do planeta não seja revertido, com ações como as propostas pelos ODS. Simulando um aumento de 1.5°C, no site Climate Central (https://coastal.climatecentral.org/), ela mostrou como algumas áreas de Joinville seriam tomadas pela água. Na Zona Leste, a água chegaria até as proximidades do Hospital Regional.
A palestrante fez ainda um convite a todos para se tornarem signatários do movimento, que é voluntário, apartidário, não envolve nenhum pagamento de mensalidade, lembrando que é possível aderir como pessoa física ou pessoa jurídica. A única exigência é o comprometimento de participar de algumas reuniões e eventos para estar engajado com os ODS. Regina ressaltou também que a pessoa, empresa ou organização, pode escolher com quais ODS vai trabalhar, podendo ser um ou mais, mas sem perceber estará impactando em vários outros ODS também.
O segundo momento do evento, foi um painel com representantes de diferentes setores, que falaram sobre como se tornaram signatários, a importância de participar do Movimento ODS e os retornos que já obtiveram.
Confira o que cada um dos participantes do painel destacou:
Iniciativa Privada: Thiago Hess dos Santos – Gerente de Comunicação e Marketing da Termotécnica
“Desenvolvemos um trabalho de logística reversa e reciclagem do isopor, que é transformado em vários objetos. Esta é uma de nossas principais ações relacionadas aos ODS. Mas somos signatários desde 2018 e nos surpreendemos, no início, ao constatar que já trabalhávamos com 14 dos 17 objetivos”.
Instituição de Ensino: Prof. Dr. Alexandre Cidral – Reitor da Univille – Universidade da Região de Joinville
“A Univille é um patrimônio da comunidade e teve desde o início, mesmo em um período em que se visava apenas o desenvolvimento econômico, um compromisso com o desenvolvimento sustentável, já estava na vanguarda, inclusive. Tornou-se signatária em 2009, do então Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), e depois, em 2015, automaticamente continuou no movimento, agora denominado ODS. Temos muitos projetos de ensino e extensão, relacionados com os ODS, como é o caso do Comitê das Bacias Hidrográficas”.
Organização de Classe: ACIJ – Associação Empresarial de Joinville – Professor Modesto Hurtado Ferrer – presidente do Conselho dos Núcleos
“A Acij tem o papel de fortalecer as 1,6 mil empresas associadas, que são as que mais geram emprego em Joinville. Entendemos que o fortalecimento da economia atrai novas empresas e gera qualidade de vida. Nosso DNA está no ODS 9, da Indústria, mas temos ações relacionadas a muitos outros. Os ODS estão no planejamento estratégico dos núcleos. Somos signatários desde 2019, e é intangível o ganho com o Movimento ODS”.
Organização da Sociedade Civil: Célia Campos – Diretora Administrativo Financeira da Escola do Teatro Bolshoi do Brasil
“O Bolshoi, como todas as OSCs, fazem um esforço para fazer a diferença com o que o 1° setor e o 2° setor não conseguem suprir, e para o 3° setor, o Movimento ODS dá credibilidade. Somos signatários desde 2020 e esse é um diferencial junto aos nossos parceiros. O Terceiro Setor ganha muito por estar no movimento, e isso transforma vidas”.
Poder Público: Alessandra Fabíola Ballock Grossklags – Coordenadora ODS da diretoria do escritório de projetos do Gabinete do Prefeito de Jaraguá do Sul
“Até para lidar com o Tribunal de Contas o município presta informações linkadas com os ODS, e já rende vários títulos à cidade, como uma das 5 mais sustentáveis do país, a mais segura. Temos programas como o Jaraguá Mais Saudável, todo escrito com base nos ODS. Temos 53 hortas comunitárias em 22 bairros, e estamos sempre fazendo novas ações pensando no lema da carta universal que é: “não podemos deixar ninguém para trás”.
Pessoa Física: Walcileia Monteiro Pontes – jornalista e signatária Pessoa Física
“Eu brinco que sou “ecochata” desde criancinha, quando questionava meu pai, que tinha uma pequena criação de gado na Amazônia, queimava a vegetação para fazer o pasto. Sempre trabalhei na área ambiental, e comecei no Movimento ODS em 2017, mas desde 2016 já fazia parte do coletivo Lixo Zero. Vi que não são só governo ou a ONU, lá longe, que conseguem fazer algo, mas, como cidadão, podemos fazer e cobrar”.
Como mediadora do Painel, Luciana Marotto Homrich, Coordenadora Geral do Comitê Joinville do Movimento ODS SC, reforçou vários pontos significativos para o Movimento. Entre eles, o fato de que, por trás de cada empresa, instituição ou organização, temos pessoas, que se unem a partir de propósitos comuns. O Movimento ODS se constrói a partir disso, de pessoas para pessoas, com a participação dos diferentes segmentos da sociedade civil organizada, não fazendo distinção de credo, gênero, cor ou classe social, mas, acima de tudo, ser uma construção coletiva onde o pouco que cada um faça, já ser muito significativo para o Desenvolvimento Sustentável que se busca.
Sobre os ODS
Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) foram estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2015, por meio de ampla participação da sociedade, e compõem uma agenda mundial para a construção e implementação de políticas públicas que visam guiar a humanidade até 2030.
A agenda contempla um plano de ação internacional para o alcance dos 17 ODS, desdobrados em 169 metas, que abordam diversos temas fundamentais para o desenvolvimento humano, em cinco perspectivas: pessoas, planeta, prosperidade, parceria e paz.
Os 17 ODS envolvem temáticas diversificadas como erradicação da pobreza, segurança alimentar e agricultura, saúde, educação, igualdade de gênero, redução das desigualdades, energia, água e saneamento, padrões sustentáveis de produção e de consumo, mudança do clima, cidades sustentáveis, proteção e uso sustentável dos oceanos e dos ecossistemas terrestres, crescimento econômico inclusivo, infraestrutura e industrialização, governança, e meios de implementação.
Sobre o Movimento Nacional ODS SC
O Movimento Nacional ODS Santa Catarina é um movimento social constituído por voluntários, formado por pessoas físicas e jurídicas, de caráter apartidário, plural e ecumênico. Com quase 1500 signatários em todas as Regiões de Santa Catarina, visa mobilizar pessoas e organizações catarinenses para a realização de práticas alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Nosso propósito é contribuir para que todos os catarinenses possam viver em uma sociedade mais justa, inclusiva e sustentável.
Texto: Mariana Pereira – Coordenadora de Comunicação do Comitê Local de Joinville