O Centro de Integração Empresa-Escola – CIEE de Santa Catarina implantou sistema de gestão ambiental, alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Uma das primeiras decisões do Comitê de Sustentabilidade foi investir no sistema de energia solar fotovoltaica em uma de suas unidades.
Modalidade de energia renovável, bastante difundida no mundo e que utiliza a radiação solar para produzir eletricidade de forma gratuita, limpa e silenciosa. O investimento inicial em placas fotovoltaicas foi na unidade do CIEE em Joinville.
Com a implantação, 3 toneladas de dióxido de carbono deixarão de ser emitidas na atmosfera. O equivalente a 312 árvores serão preservadas, além de uma economia de quase R$ 21 mil por ano, firmando o compromisso com a sustentabilidade e dever de preservação da natureza e meio ambiente local.
Os jovens aprendizes que acompanharam uma das palestras sobre sustentabilidade realizada em 2022, na unidade de Joinville, entenderam a importância da inciativa do CIEE de Santa Catarina, bem como construíram suas experiências e anseios para tornar o mundo um lugar mais sustentável.
“A energia solar visa a sustentabilidade, e nada mais é do que um pensamento pro o futuro. E o trabalho do CIEE/SC é justamente guiar as pessoas que estão indo para o futuro que somos nós, jovens aprendizes”, conta o Jovem aprendiz Henrique Borba.
A entidade visa em breve, ter o sistema implantado em outras unidades do CIEE de Santa Catarina utilizando energia sustentável, renovável e limpa.
Texto: Giovana Santana