PROGRAMA JOVEM APRENDIZ TRAZ O RECONHECIMENTO DE EMPRESA CIDADÃ À CASAN

, Carine Bergmann 22 de fevereiro de 2023
 PROGRAMA JOVEM APRENDIZ TRAZ O RECONHECIMENTO DE EMPRESA CIDADÃ À CASAN

Por sua contribuição ao Programa Novos Caminhos, a CASAN – Companhia Catarinense de Águas e Saneamento está sendo, pelo terceiro ano consecutivo, reconhecida pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina como Empresa Cidadã. A homenagem é direcionada a empresas que oferecem oportunidades a jovens em situação de acolhimento, que desejam iniciar sua jornada no mercado de trabalho. 

Com o Programa Jovem Aprendiz, a CASAN proporciona a esses jovens a perspectiva de um futuro melhor, uma vida com qualidade e dignidade, assumindo também seu compromisso com a responsabilidade social. Em função da dificultosa conjuntura socioeconômica que atravessa a população brasileira, principalmente no baixo índice de empregabilidade dos jovens, em especial os vulneráveis, a CASAN, desde 2020, utiliza critérios para contratação a serem aplicados na seleção dos jovens a integrar o Programa Jovem Aprendiz da Companhia. Os critérios favorecem os jovens que possuem maior necessidade de inserção no mercado de trabalho, dando maior pontuação àqueles com maior vulnerabilidade social.

A primeira experiência de trabalho carrega uma importância que vai além do aspecto profissional, este programa trata de inclusão social, trabalho decente e redução das desigualdades, inserindo o jovem aprendiz também em um contexto de cidadania.  A bolsa auxílio e demais benefícios extras (auxílio cultura, auxílio alimentação)  fornecidos pela CASAN contribuem significativamente na renda familiar, contribuindo na redução da vulnerabilidade social e também da evasão escolar, já que estes jovens não precisam abandonar os estudos para procurar um emprego. Os aprendizes são inscritos em programa de aprendizagem desenvolvido sob orientação de entidade qualificada em formação técnico-profissional metódica e adquirem conhecimentos e habilidades que serão de extrema importância não só na construção da carreira, mas também no desenvolvimento pessoal.

Além da capacitação externa, a CASAN também vem desenvolvendo um programa de aprendizagem próprio denominado “Água Bruta”, fazendo referência ao ciclo de tratamento da água, onde o talento destes jovens precisa ser desenvolvido, lapidado e tratado para o mundo corporativo, finalizando o programa com o módulo ‘Água Tratada’, uma alusão aos jovens após o desenvolvimento profissional. O programa Água Bruta aos jovens aprendizes terá início em março deste ano.

Gerenciado pela Universidade Corporativa da CASAN, gerência responsável pelo desenvolvimento de competências na Companhia, esse trabalho beneficia mais de 100 jovens em todo o Estado de Santa Catarina, que encontram no campo do saneamento possibilidades para despertar seus interesses, aptidões e responsabilidades. 

O Programa contribui para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS):

ODS 1 – Erradicação da PobrezaAcabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares, por contratar na cota mínima exigida por lei exclusivamente jovens em situação de vulnerabilidade;

ODS 8 – Trabalho Decente e Crescimento EconômicoPromover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todas e todos, por promover o desenvolvimento com a geração

de trabalho digno (decente). Além da remuneração, a CASAN oferta mais benefícios que os exigidos por lei, como Auxílio Alimentação, Vale Cultura e Uniformes (já que muitos jovens não têm roupa para ir ao trabalho). Assim, o trabalho decente é considerado fundamental para a superação da pobreza, redução das desigualdades sociais, garantia da governabilidade democrática e desenvolvimento sustentável;

ODS 10 – Redução das Desigualdades – Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles, com o acesso à igualdade de

oportunidades de ingresso no Programa e com o desenvolvimento de um trabalho digno, as pessoas mais vulneráveis podem ter a chance de romperem um ciclo vicioso de desigualdades, o que é essencial para criar melhores condições para a estabilidade e a sustentabilidade dos Estados, além do crescimento econômico da sociedade como um todo.

Para mais informações sobre o Programa Jovem Aprendizaprendiz@casan.com.br 

Texto: Fabiane Tasca Goerl