Conheça ações de Educação Ambiental dos Apoiadores Oficiais do Movimento ODS SC

, Carine Bergmann 7 de fevereiro de 2023
 Conheça ações de Educação Ambiental dos Apoiadores Oficiais do Movimento ODS SC

Em celebração ao Dia Mundial da Educação Ambiental, comemorado no dia 26 de janeiro, o Movimento Nacional ODS Santa Catarina abriu espaço para  que seus Apoiadores Oficiais compartilhassem suas práticas que ajudam a promover a sustentabilidade e que também servem como ferramentas de educação ambiental. Confira a seguir:

GRUPO NEXXESHortas Pedagógicas e PEV

Grupo Nexxes opera na área de processos financeiros e mercantis para empresas de grande porte por meio da Nexxera e oferece soluções para a gestão financeira de pessoas, empresas e investidores. Por meio de seu Instituto,  promove ações de responsabilidade socioambiental e integração com a comunidade para gerar oportunidades. 

Dentre as práticas de educação ambiental da empresa, destacam-se: o Projeto Horta Pedagógica, Castração Social e Lixo Eletrônico. 

Desde 2019, por meio do Voluntariado Corporativo, o Grupo Nexxees pratica a implantação de Hortas Pedagógicas em escolas municipais de Florianópolis. A ação, que já envolveu mais de 50 voluntários e impactou mais de 900 crianças, busca introduzir alimentos orgânicos na alimentação diária e despertar nos alunos a conscientização e respeito ao meio ambiente, contribuindo com os ODS 2 – Fome Zero e Agricultura Sustentável; ODS 4 – Educação de Qualidade; ODS 12 – Consumo e Produção Responsáveis e ODS 17 – Parcerias e Meios de Implementação. 

O Grupo Nexxees também atua como Ponto de Entrega Voluntária (PEV) de duas ações de impacto socioambiental: a primeira, na arrecadação de tampinhas e lacres de metal para a ONG ECOPET, que realiza a castração social de animais abandonados e de famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica. E a segunda, no recebimento de resíduos eletroeletrônicos. Em 2022, foram arrecadadas 125 kg de tampinhas e mais de 1 tonelada de resíduo eletrônico. Juntas, tais ações contribuem com os ODS 10 – Redução das Desigualdades; ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis; ODS 12 – Produção e Consumo Sustentáveis; ODS 13 – Ação Contra a Mudança do Clima e ODS 17 – Parcerias e Meios de Implementação. 

ENGIEEdital Energia à Educação

A ENGIE, referência mundial em energia de baixo carbono e serviços, é uma empresa líder em energia renovável do país, e atua em geração, comercialização e transmissão de energia elétrica, transporte de gás e soluções energéticas. 

Como prática de educação ambiental de destaque, a ENGIE promoveu a 2ª edição do Edital “Energia à Educação”, para premiar experiências educativas de crianças e adolescentes do Ensino Fundamental e Ensino Médio. Em SC, venceram as iniciativas de Educação Fiscal: Plante uma Árvore e Colha o Futuro, em Lages, Um Drone Submarino para Análise da Qualidade da Água, em Florianópolis e Robótica Educacional e Meio Ambiente, em São José. Somados os dois editais, de 2021 e 2022, estima-se que o impacto alcance mais de 14 mil crianças e adolescentes, impactando nos ODS 4 – Educação de Qualidade; ODS 6 – Água Potável e Saneamento; ODS 9 – Indústria, Inovação e Infraestrutura; ODS 15 – Vida na Terra e ODS 17 – Parcerias e Meios de Implementação.

FIESCRetalhos e Tampinhas do Bem

A Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC) é a principal entidade de representação das indústrias do estado de Santa Catarina. Como prática de educação ambiental de destaque, a organização promove os projetos Retalhos e Tampinhas do Bem.

Por meio dos Programas Novos Caminhos e do Programa Eu Voluntário, em parceria com a indústria têxtil,  o projeto Retalhos do Bem tem como objetivo impulsionar práticas de ESG e reaproveitar as sobras de tecidos poluentes. A confecção das peças é feita por voluntários e doada para jovens e crianças que residem em casas de acolhimento e idosos que residem em casas lares de Santa Catarina, impactando nos ODS 10 – Redução das Desigualdades; ODS 12 – Consumo e Produção Sustentáveis e ODS 17 – Parcerias e Meios de Implementação.

Já por meio dos programas Eu Voluntário e Novos Caminhos, em parceria com a Indústria Alcaplas, o projeto Tampinha do Bem tem o propósito de contribuir com a saúde e o bem-estar de jovens e crianças em medida protetiva de acolhimento, e conscientizar cidadãos com relação à sustentabilidade e o compromisso com o meio ambiente, arrecadando mais de 45 mil kg de materiais reciclados, impactando nos ODS 03 – Saúde e Bem Estar; ODS 12 – Produção e Consumo Sustentáveis; ODS 16  – Paz, Justiça e Instituições Eficazes e ODS 17 – Parcerias e Meios de Implementação.

NugaliEmbalagens 100% biodegradáveis, energia renovável e comércio justo

Fundada em 2004 na cidade catarinense de Pomerode, a Nugali produz no Brasil chocolates com altos padrões de qualidade e sustentabilidade. A Nugali é pioneira em comprar cacaus direto do produtor, pagando um preço muito superior ao comercializado em bolsas de commodities. É o que se chama de “comércio justo”, com o produtor rural recebendo um valor que permita investir na produção, gerar desenvolvimento local e evitar o êxodo rural. Todos os produtores de quem a Nugali adquire cacaus realizam o cultivo em sistemas agroflorestais. A Nugali foi a primeira fabricante de chocolates no Brasil a ter a maior parte do consumo elétrico vindo de energia solar, com instalação de geração fotovoltaica na planta.

Além disso, a Nugali possui em seu portfólio, desde 2021, embalagens 100% biodegradáveis. O biofilme que protege seus chocolates é feito de papel kraft, biopolímero e alumínio, e se decompõe completamente. Essa implementação reduziu em 75% a utilização de plásticos descartáveis e contribui para os ODS 9 – Indústria, Inovação e Infraestrutura  e ODS 12 – Consumo e Produção Responsáveis. O ODS 2 – que trata a agricultura sustentável; o ODS 7 – Energia renovável e o ODS 8 – Trabalho Decente e Crescimento Econômico, também são objetivos que podem ser destacados na atuação da Nugali.

PortonaveMutirões de limpeza e ações internas

Localizada na cidade de Navegantes, em Santa Catarina, a Portonave iniciou suas operações em outubro de 2007, como o primeiro terminal privado de contêineres do país. A empresa atua no escoamento da produção das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil e de outros países da América do Sul e no recebimento de cargas de todo o mundo. 

A Portonave promove a Educação Ambiental por meio de mutirões de limpeza, palestras e projetos pela comunidade, além de realizar diversas ações internas com os seus profissionais. Em 2022, mais de 3 mil pessoas foram envolvidas nas iniciativas socioambientais.

KlabinVisita guiada à Trilha Araucária

Maior produtora e exportadora de papéis para embalagens e de soluções sustentáveis em embalagens de papel do Brasil, a Klabin oferece ao mercado solução em celuloses de fibra curta, fibra longa e fluff, além de ser líder nos mercados de embalagens de papelão ondulado e sacos industriais. Fundada em 1899, possui 22 unidades industriais no Brasil e uma na Argentina, responsáveis por uma capacidade produtiva anual de 4,2 milhões de toneladas de celulose de mercado e papéis.

Como prática de educação ambiental, a Klabin mantém o Programa Klabin Caiubi em Santa Catarina desde 2007, com o objetivo de mobilizar professores da rede pública de ensino em um esforço de fomentar a educação ambiental, através de diversas ferramentas de sensibilização e visita guiada à Trilha Araucária, área de mata nativa próxima à fábrica da Klabin em Correia Pinto. Desde o início do programa, já participaram nas 35ª edições realizadas em SC, 679 escolas, 1.710 professores, atingindo mais de 229 mil alunos. O Klabin Caiubi também acontece nos estados de São Paulo, Paraná, Bahia e Rio Grande Sul. Para saber mais, acesse: https://caiubi.klabin.com.br/

Viacredi – Incentivo à reciclagem e à leitura

A VIACREDI – Cooperativa AILOS é a maior cooperativa de Crédito do Brasil, com mais de 800 mil cooperados. Com 72 anos de história, a cooperativa é sediada em Blumenau, mas conta com a admissão de cooperados em todo o território nacional.

Como iniciativa de educação ambiental de destaque, a Viacredi promove o incentivo à reciclagem e à leitura. O recurso arrecadado com a venda de recicláveis do programa de coleta seletiva de resíduos na Viacredi, como papéis e plásticos, são destinados à aquisição de livros para a biblioteca da cooperativa, em funcionamento há 20 anos, com acervo de mais de 3 mil livros, e empréstimos acima de 100 livros por mês. A ação fortalece o compromisso com os ODS 4 – Educação de Qualidade, ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis e ODS 12 – Consumo e Produção Sustentáveis.

Casan – Visitas, palestras e teatros nas escolas

Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (CASAN) é uma empresa pública de economia mista e de capital aberto, que atua como concessionária do setor de saneamento. Atua nos municípios por meio de contratos de programas e de convênios, que são os instrumentos legais firmados com as prefeituras municipais e concedem à Companhia o direito de prestar os serviços de gestão, operação e manutenção de sistemas de abastecimento de água, de coleta e de tratamento de esgoto.

Como prática de educação ambiental em destaque, desde 2018, a CASAN promove atividades de educação ambiental como visitas às estações de tratamento, sede administrativa e teatro nas escolas, com objetivo de apoiar professores e ensinar crianças e adolescentes sobre todo o processo de tratamento de água, desde a captação até a distribuição da água. Em 2022, 7.161 estudantes foram atendidos. A proposta da ação é engajar estudantes para preservação ambiental e no campo do saneamento básico, e contribui para o alcance do ODS 6 – Água Potável e Saneamento e ODS 14 – Vida na Água, sendo transversal a outros ODS.Para participar, os interessados podem solicitar uma visita através do site: https://trato.casan.com.br/ 

StatkraftProcesso de conscientização contínuo: cordéis, desenhos, danças, peças de teatro, oficinas, palestras e seminários

A Statkraft, empresa global especializada no desenvolvimento de Energias Renováveis, incorpora os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) em seus projetos socioambientais, corroborando com seu propósito de negócio em fornecer energia limpa. 

A Statkraft está presente no Brasil desde 2009. Em 2011, começou a operar por meio de sua comercializadora de energia elétrica e, em 2012, iniciou suas atividades no setor de Geração de Energia Renovável. A empresa tem em Florianópolis (SC) sua sede nacional, e no Rio de Janeiro (RJ), seu escritório comercial. Hoje a Statkraft Brasil conta com 18 ativos de geração em operação nas regiões Sudeste, Sul e Nordeste.

Os projetos de Educação Ambiental desenvolvidos pela empresa em escolas dos arredores dos Complexos Eólicos Brotas de Macaúbas e Ventos de Santa Eugênia, localizados no interior do estado da Bahia, envolvem diversos tipos de atividades relacionadas aos ODS, desde a criação de cordéis, desenhos, danças, peças de teatro até oficinas, palestras e seminários.

Em parceria com instituições de ensino próximas ao Complexo Eólico Brotas de Macaúbas, o Programa de Educação Ambiental, implementado há oito anos, já reuniu cerca de 500 alunos, cujo potencial de multiplicação em seus núcleos familiares tem sido muito significativo, com resultado de impacto direto em outras 1.000 pessoas.

Hoje, a companhia atua, mensalmente, com 110 crianças nestas escolas. “Apesar de todo esse tempo, sabemos que a educação ambiental é um processo de conscientização contínuo. Vários pais de alunos reconhecem que a educação ambiental nas escolas traz para dentro dos lares, reflexões sobre prevenção, desperdício, saúde, higiene, gestão de resíduos e reaproveitamento de materiais”, destaca Bianca Barros, gerente de Meio-Ambiente da Statkraft.

Ao todo, 1.800 moradores das comunidades locais e mais de 2.700 colaboradores do Complexo Eólico Ventos de Santa Eugênia já participaram das ações do Programa de Educação Ambiental da empresa. Nos municípios circunvizinhos ao empreendimento, 210 escolas e entidades já foram beneficiadas pelas atividades do programa, além de 148 multiplicadores terem sido capacitados a disseminar as informações sobre Educação Ambiental na região. A Statkraft também distribuiu mais de 7 mil materiais educativos nos municípios ao redor do Complexo.

CHRISTAL Holding – Visitas de estudantes, reaproveitamento de resíduos orgânicos e cuidado com a natureza

Sediada no município de Timbó, a CHRISTAL Holding atua com quatro marcas no mercado: RUDOLPH (soluções para sistemas mecânicos complexos), USITIM (componentes metálicos seriados de precisão), RUFIX (sistemas de fixação para a indústria) e rup! (inteligência e inovação a serviço da indústria).

Como práticas de educação ambiental de destaque, em 2022, voltou a receber a visita de estudantes, na fábrica construída em meio a extensa área verde e de preservação, para conhecer nossas boas práticas ambientais.

A CHRISTAL Holding participou da Semana da Compostagem Brasil, incentivando o time a fazer reaproveitamento de resíduos orgânicos, ensinando como é feito na empresa, com as sobras da cozinha e refeitório. Além disso, participou da Semana do Desenvolvimento Sustentável de Timbó, evento para estudantes e comunidade.

No programa ConscientizAÇÃO, como denominam as semanas internas de diálogos e interações sobre saúde, segurança, qualidade e meio ambiente, são trabalhados os 17 ODS da Agenda 2030. No final de 2022, a CHRISTAL Holding fechou o ano levando à comunidade, no desfile que celebra o aniversário do município de Timbó, uma mensagem de respeito e cuidado com a natureza.