Contribuir para o bem-estar da comunidade e do meio-ambiente é um dos compromissos da Gomes da Costa, líder no segmento de pescados enlatados. Durante 2022, a marca promoveu oito ações de voluntariado, abordando importantes assuntos, como limpeza de praias e oceanos, doação de peças de roupas e projetos educacionais. Foram mais de 240 colaboradores voluntários que participaram e ajudaram a fazer a diferença na vida de mais de 1.500 pessoas.
“Estamos muito felizes e orgulhosos em relembrar todas as iniciativas promovidas pela Gomes da Costa neste ano. Conseguimos nos conectar ainda mais com a comunidade de Itajaí, levando informação e solidariedade para estas pessoas.”, conta Maria Eduarda Grubba — responsável pela sustentabilidade da empresa.
No período de inverno, foi realizada a tradicional Campanha do Agasalho, que arrecadou mais de 630 peças de roupas para aquecer o inverno de mulheres em situação de risco da AMAM — Associação das Mulheres e Amigas da Murta.
Para estimular a consciência ambiental e a preservação dos recursos hídricos, a empresa realizou mutirões de limpeza em praias e rios da região. Na última edição, os voluntários recolheram um total de 404,2 kg de resíduos abandonados pelas pessoas ou trazidos pelas correntezas e pelos rios que deságuam na praia.
Com foco em educação ambiental, a Gomes da Costa em parceria com a Secretaria de Educação de Itajaí e a Junior Achievement, uma das maiores organizações sociais incentivadoras de jovens do mundo, aplicou o programa Nosso Planeta Nossa Casa. A iniciativa de voluntariado apresentou conteúdo de educação ambiental para 450 alunos em todos os CEDINs do município. Ainda em parceria com a mesma instituição, a empresa promoveu o programa Innovation Camp, com foco em fomentar a inovação e o empreendedorismo dentro das empresas.
A Gomes da Costa também se uniu à Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina, a FIESC, para o Evento Transformar, que apresentou para 150 jovens e adultos a temática de educação de qualidade, ensino profissionalizante e empregabilidade. Em novembro, a marca se uniu mais uma vez com a FIESC e a Univali para a aplicação de outro programa da Junior Achievement o Conectado Com o Amanhã, que possibilitou à mais de 170 alunos um momento de reflexão sobre o futuro e preparação para o mundo do trabalho.
Para fechar o ano, os colaboradores da Gomes da Costa foram convidados a participar da campanha anual Natal Solidário, que esse ano firmou a parceria com o projeto Padrinhos do Bem da instituição Parque Dom Bosco, arrecadando 100 presentes para crianças da instituição que promove oficinas de educação e cultura para crianças de sete a treze anos.
Sobre a Gomes da Costa
A Gomes da Costa é a marca líder no setor de pescados enlatados, trazendo soluções saborosas e práticas para facilitar o dia a dia, sem abrir mão de uma alimentação saudável. Presente no Brasil há 67 anos, é sinônimo de saudabilidade, inovação, qualidade e praticidade.
Sua linha de produtos possui: atum, sardinha, patês de atum, saladas com atum prontas para consumo, filés de atum, filés de sardinha e azeite.
Texto: Fabiana Bielo