Por Gisele Victor Batista e Camile Rebeca Bruns – Coordenação de Mobilização do Movimento Nacional ODS SC
No dia 19 de outubro, a coordenação de mobilização reuniu as lideranças locais dos Comitês Locais do Movimento Nacional ODS em Santa Catarina para um momento de capacitação e reflexão sobre conceitos e práticas em sustentabilidade. A riqueza de culturas e saberes de nosso Estado refletiu-se na contribuições que foram dadas pelas coordenações locais, com diferentes olhares sobre a temática do desenvolvimento sustentável.
Apesar de os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) terem sido lançados em 2015, somente nos últimos tempos eles têm orientado, ainda que de maneira bastante modesta, as discussão de entidades públicas e privadas, organizações não governamentais e da sociedade em geral. Construir uma mentalidade voltada à sustentabilidade requer esforço coletivo e o reconhecimento da responsabilidade individual.
Por isso, a capacitação visou reforçar o trabalho colaborativo em prol do desenvolvimento sustentável, ao mesmo tempo que buscou realizar uma reflexão sobre o papel de cada um de nós no Movimento Nacional ODS SC, pois a construção de um futuro sólido e seguro demanda comportamentos e condutas que direcionem as ações no âmbito ambiental, mas, também, no social e no econômico.
Em vários momentos da capacitação a troca de experiências entre os membros enfatizou a importância de a sustentabilidade estar pautada na diversidade de ideias e atuações, de forma plural para ampliar nossa capacidade de diálogo e de pensar de forma diferente em busca de soluções aos problemas que afligem nossa sociedade no momento atual: crise social, conflitos armados, urgência climática, etc. O compartilhamento de saberes enfatizou a importância do Movimento ODS para a formação da identidade da sustentabilidade em Santa Catarina e, principalmente, como este trabalho coletivo está buscando moldar uma realidade mais inclusiva socialmente, com o crescimento econômico que preserve a biodiversidade.
Contudo, a sustentabilidade não pode ser apenas um conceito. Ela precisa se realizar em sua prática, pois é capaz de demonstrar o potencial de transformação de pessoas, de forma individual, mas, ainda, serve como uma alavanca para evolução da sociedade como um todo.
Sobre este tema, as lideranças locais refletiram sobre os Objetivos do Desenvolvimento Interno – IDG (Inner Development Goals), uma iniciativa sem fins lucrativos que foi criada para potencializar o desenvolvimento sustentável. A estrutura atual dos IDGs representa cinco dimensões e 23 habilidades e qualidades que são especialmente cruciais para os líderes adotarem os ODS, de maneira mais profunda e assertiva. Os IDGs são considerados os aceleradores para se alcançar os ODS e criar um futuro próspero para toda a humanidade.
Isto porque, desde 2015, quando os ODS foram criados, poucas ações efetivas são registradas no avanço da Agenda 2030. Desta forma, e levando em consideração que os 17 ODS abrangem uma ampla gama de questões que envolvem pessoas com diferentes necessidades, valores e convicções, existe a necessidade de despertar da consciência interna para que possamos ter o equilíbrio na sustentabilidade do planeta.
Assim, a capacitação dos coordenadores locais buscou esta reconexão interna, refletindo sobre o nosso papel individual no movimento ODS. Esse (re)direcionamento de nossa bússola interna permite mantermos a motivação e o engajamento para enfrentarmos os desafios, cada vez mais complexos, que envolvem as questões da sustentabilidade atualmente.
A Oficina de Capacitação com as coordenações locais do Movimento Nacional ODS SC buscou ir além dos conceitos definidos sobre o desenvolvimento sustentável, que “é o desenvolvimento que encontra as necessidades atuais sem comprometer a habilidade das futuras gerações de atender suas próprias necessidades” (Gro Harlem Brundtland, 1987). Enfatizou que o verdadeiro desenvolvimento sustentável está embasado no fortalecimento de nossas habilidades humanas internas, para que possamos criar um futuro mais justo, equilibrado e equitativo para todos os seres de nosso planeta.