Além da recuperação de jazidas próprias e o plantio de 500 mudas nativas. Essas são algumas das atividades realizadas que compõem o plano ESG da companhia
São Paulo, 20 de setembro de 2022 – Líder em varejo no segmento de revestimentos cerâmicos e uma das maiores empresas do país, o Portobello Grupo está investindo em ações ligadas às metas de sustentabilidade em todas as suas unidades – Pointer, Shop, América e Portobello – principalmente nos últimos anos. A companhia já realizou a restauração de cerca de 13 hectares (130 mil metros²) em terras e jazidas próprias da companhia, além do plantio de mais de 500 mudas nativas da região sul como Cravo do Mato, Guamirim Branco e Cereja do Rio-Grande.
Somente nos últimos três anos, foram distribuídas quase 3 mil mudas entre os colaboradores de todo o Grupo. A partir do plantio das mudas e consequentemente a recuperação dessas terras, foi possível o retorno de parte do local explorado para as atividades econômicas, que existiam antes da chegada da extração, como a agricultura e pecuária.
Outra atividade que merece destaque é a recuperação das jazidas a partir da equipe de mineração da Portobello, onde são retiradas as principais matérias-primas da companhia, como argila. “As jazidas da Portobello passam por um processo de recuperação focado nas características de cada região. Segue com critérios pré-estabelecidos pela própria companhia na gestão de impactos ambientais e sociais. Entre eles, licenças das jazidas, com auditorias periódicas, garantindo a preservação da biodiversidade, a qualidade da água e a análise do solo ao antes ao final do processo”, explica Scheila Orlandi, coordenadora de Sustentabilidade.
Essa preocupação se estende também aos processos dentro da fábrica. Captada em fontes próprias da Portobello, a água tem aproveitamento máximo no seu consumo, evitando assim qualquer tipo de desperdício. Já a energia também tem papel importante com a produção limpa a partir da utilização de gás natural, fonte que menos impacta o meio ambiente. Além disso, o resíduo quase zero, a reciclagem, a recuperação e o reaproveitamento desse material gerado em fábrica é maior que 99%. “A cada ano, nós nos aproximamos do resíduo 0,00%. A maior parte dos resíduos é reincorporada no próprio processo produtivo da fábrica, como a massa cerâmica, por exemplo. Quando não incorporado, nenhum resíduo sai da Portobello sem o conhecimento do Departamento de Meio Ambiente, sem nota fiscal e sem o controle de movimentação de resíduos do Instituto Ambiental de Santa Catarina”, explica Sheila.
A companhia ainda possui o projeto Embaixadores do Meio Ambiente, uma iniciativa que uniu um grupo de colaboradores da empresa em uma rede de colaboração de ideias para a redução do consumo da água. Entre as principais ações estão a troca de equipamentos, a identificação e eliminação de vazamentos, garantindo que todo o insumo utilizado na produção seja tratado e reutilizado – prática adotada pela Portobello. Como resultado o Grupo ganhou o status de melhor case na categoria Conservação de Insumos da Produção, na 23ª edição do Prêmio Fritz Muller.
Atividades como essas compõem o planejamento robusto de ESG da companhia, composto por metas específicas a cada um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Entre os principais compromissos com a Agenda 2030 estão o uso racional dos recursos naturais, a ressignificação dos resíduos, a diversidade, a segurança e o bem-estar das pessoas e, ainda, o engajamento de colaboradores, fornecedores, parceiros e clientes.
“Para nós, da Portobello, sustentabilidade significa ter consciência de nossas ações e dos impactos de nossas escolhas. É entender a responsabilidade de ser parte integrante da sociedade e do ecossistema no qual vivemos. É estarmos comprometidos com toda a nossa cadeia de produção e distribuição, ajudando a construir um futuro em que todos evoluímos juntos; e criar conexões transparentes, inspiradoras e engajadoras por meio das relações, do jeito de se fazer negócios e da participação na sociedade”, afirma Orlandi.
SOBRE O PORTOBELLO GRUPO
Sediada em Tijucas, Santa Catarina, o Portobello Grupo é hoje a maior empresa de revestimentos do Brasil, com a maior rede de varejo do segmento do país. A empresa é a líder nacional e protagonista global do setor. Está listada na Bolsa de Valores de São Paulo (B3), sob o código PTBL3. O grupo possui atuação multicanal, com operações estruturadas em quatro Unidades de Negócio – a Portobello com distribuição para Homecenters, Projetos e Exportação para mais de 670 países, a Portobello Shop, sua marca de varejo com quase 150 lojas em todo o Brasil, a Portobello America, pioneira na internacionalização do Grupo com sede nos Estados Unidos, e a Pointer, marca de design democrático consolidada no Nordeste do país. Com um processo de produção cada vez mais sustentável, que respeita o meio ambiente e o uso de recursos naturais, a Portobello atende países dos cinco continentes, conectando-se com clientes e profissionais de arquitetura de todo o mundo. Para mais informações, acesse www.portobello.com.br.
Texto: Daniela Costa