Criado em 2022, o Projeto Jovens Embaixadores da ONU objetiva capacitar jovens entre 11 a 14 anos de idade para atuarem como multiplicadores dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) em espaços sociais e políticos
Uma experiência única de desenvolvimento pessoal, está sendo oferecida aos estudantes do Colégio Cônsul Carlos Renaux, instituição de ensino signatária do Movimento Nacional ODS SC. Trata-se do Projeto ONU, que busca construir futuros líderes e cidadãos jovens globais por meio do envolvimento, da participação e do debate, ampliando as vozes dos jovens para promover um mundo pacífico, justo e sustentável.
Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) fazem parte da pauta de discussão nas simulações da ONU, por isso, os alunos estudam os ODS e têm como princípio a divulgação desses objetivos, metas e indicadores.
Segundo Reynaldo Monteiro Coimbra Neto, professor de atualidades no Colégio Cônsul, a experiência trabalha importantes habilidades nos alunos, como habilidades de fala e debate em inglês, análise crítica e oratória.
“Embora fazer parte do Projeto ONU seja divertido, requer muita energia. Integrar a equipe envolve participar de sessões de treinamento semanais, tanto de Relações Internacionais quanto de Inglês. Os delegados aprendem a preparar resoluções, fazer lobby e debater, além disso, têm a oportunidade de socializar com delegados de outros países. Eles também acabam entrando em contato com o mundo da diplomacia, enquanto fazem pesquisas sobre as posições de seus países, prepararam declarações e resoluções; aprendem a negociar e cooperar de acordo com os regulamentos da ONU, ao mesmo tempo em que desenvolvem suas habilidades de análise crítica, falar em público e comprometimento. Como é uma conferência feita por alunos para alunos, as simulações da ONU provam que a juventude é realmente capaz de realizar tarefas importantes”, avalia Neto.
Foco na disseminação da Agenda 2030
A dinâmica se dá nas participações de Fóruns de Formação de Líderes e na disseminação da Agenda 2030 da ONU no âmbito regional. A primeira dinâmica ocorreu no evento The Future We Want em Nova Iorque, no final de julho de 2022.
A conferência reúne estudantes de mais de 140 países, alguns diretamente selecionados através de seus governos, com o objetivo de se reunir em Nova York e discutir os temas mais urgentes da ONU. O FWWMUN começa com uma série de workshops ministrados por funcionários e diplomatas da ONU sobre Envolvimento da Juventude, os ODS e Liderança. O lançamento da iniciativa de Jovens Embaixadores é a única oportunidade oferecida aos jovens aspirantes a diplomatas para continuar a focar na implementação dos ODS em níveis locais, após a conferência. Os ODS almejados são os ODS 4 (Educação de Qualidade), além do ODS 17 (Parcerias e Meios de Implementação).
Premiações
Na WIMUN, em Genebra, as alunas do Colégio Cônsul Sofia Romanenko Halfpap e Stephanie Possamai, conquistaram dois prêmios respectivamente com o melhor Position Paper: Commission on Crime Prevention and Criminal Justice e World Health Assembly 3. Nas simulações presenciais nos Estados Unidos, na HMUN, em Harvard, a estudante Sara Bernardo ganhou duas disputadas premiações: diplomacia e redação. A conquista em Nova Iorque, na sede da ONU, a equipe do Colégio Cônsul recebeu a premiação mais alta em Preparação e Pesquisa, o Distinction.
Live Ação ODS
Para conhecer mais sobre o Projeto ONU e o Programa Jovem Embaixador, na segunda-feira (10) foi realizada uma live com a participação do professor Reynaldo e alunos do 6-7-8-9 ano do Colégio Cônsul Carlos Renaux. Confira a entrevista!