Iniciativa certifica instituições de ensino que contribuem com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Participação é on-line e gratuita.
O UnB 2030, o Instituto Selo Social e o Grupo de Trabalho da Sociedade Civil para Agenda2030 lançaram, na última quarta-feira (31/08), o Selo ODS Educação. A iniciativa busca reconhecer projetos de pessoas e instituições na área da educação que contribuem com a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Busca também estimular a participação de diferentes atores e atrizes da educação em iniciativas que auxiliem no alcance das metas da Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas (ONU).
A inscrição já pode ser feita pelo site seloods.org. Todo o processo será realizado on-line. Nesta primeira edição, destaca-se os seguintes critérios para certificação: cadastrar projetos na plataforma nas áreas de ensino, pesquisa, extensão e gestão, promover uma atividade/ espaços de discussão sobre ODS na instituição, além de demonstrar a contribuição na melhoria do “ODS 4- Educação de qualidade”.
Segundo o coordenador do Programa Estratégico UnB2030, Thiago Gehre Galvão, o Selo ODS Educação faz parte da estratégia de implementação da Agenda 2030 no país, em particular, dos processos de incorporação de objetivos globais e sua territorialização nas diversas localidades brasileiras, por meio de um programa de reconhecimento, que tem por base a capacidade transformadora de pessoas e instituições conectadas pela educação.
“Queremos engajar toda a comunidade acadêmica e, num futuro próximo, diversas organizações que trabalhem a educação na elaboração de práticas sustentáveis para um mundo mais justo e inclusivo”, destaca Thiago Gehre.
Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail unb2030ods@gmail.com, ou pelo WhatsApp (47) 9 9192-3735.