Acordo Cidades 2030: Ferramentas para implementação dos ODS na Gestão Municipal

Carine Bergmann 10 de agosto de 2022
 Acordo Cidades 2030: Ferramentas para implementação dos ODS na Gestão Municipal


Movimento Nacional ODS SC apresenta ferramentas para os municípios implementarem a Agenda 2030 e os ODS na gestão municipal

Por que os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são importantes para os municípios?

Este foi um dos temas abordados no COMAC-SC, no painel Motivos e objetivos para desenvolvimento sustentável municipal, realizado nesta quarta-feira (10), com a participação do Coordenador Geral Adjunto do Movimento Nacional ODS SC Fernando Barbosa dos Santos e da Coordenadora do Programa Cidades Sustentáveis Zuleica Goulart.

1 em 4 pessoas que residem em centros urbanos moram em condições precárias. Além disso, 60% da população mundial viverá em áreas urbanas até 2050. E 70% das emissões globais de carbono é originada nas cidades. Estes dados sobre a visão mundial das cidades, apresentado no documento “Simbiose Urbana”, elaborado por Barbosa, demonstram que os governos locais, por estarem mais próximos das populações, são atores-chave para o alcance das metas e dos objetivos, e consequentemente da Agenda 2030.

Durante o evento, foi apresentado o Acordo Cidades 2030, iniciativa da Federação Catarinense de Municípios (Fecam), em parceria com o Movimento Nacional ODS SC e o Programa Cidades Sustentáveis, que tem por objetivo levar aos municípios Catarinenses Conhecimento, Metodologia e Ferramentas que possibilitarão o reconhecimento das ações municipais e auxiliá-los na jornada de implantação de ações que resultarão em desenvolvimento sustentável para cada cidade de Santa Catarina.

Para conhecer mais sobre o Acordo Cidades 2030, acesse o documento “Simbiose Urbana – Guia preparativo dos ODS nas Cidades.”