Projeto coisas de Sofia, menstruação sem tabu e sem lixo, desenvolve absorventes reutilizáveis que substituem os descartáveis.
Estima-se que a mulher faz uso de cerca de dez absorventes descartáveis em cada ciclo menstrual, e de dez mil a 15 mil da puberdade até a menopausa. Como no Brasil não existe reciclagem para esse tipo de resíduo, esses absorventes acabam indo parar em lixões e aterros sanitários, causando um problema ambiental.
Um alerta importante é não jogar o absorvente usado pelo vaso sanitário, pois esse resíduo pode chegar até rios e oceanos. O índice de lixo do oceano da Ocean Conservancy contém aplicadores de tampão entre a sua lista de lixo encontrado no oceano. Não só eles levam anos para serem decompostos, como, também, acabam muitas vezes sendo digeridos por animais marinhos e por aves, causando danos irreparáveis ao ecossistema oceânico, já frágil.
Além de envolver desafios ambientais, é importante ressaltar ainda que há mulheres que não têm acesso aos absorventes menstruais, seja por habitarem localidades isoladas e distantes de cidades ou por não poderem pagar por eles, e, em consequência disso, acabam deixando de ir à escola ou ao trabalho no período menstrual, e há também regiões nas quais a menstruação é um tabu.
Ação ODS
Para ajudar a lidar com esses problemas, a empreendedora Elisangela de Nhaia, que também é signatária do Movimento Nacional ODS Santa Catarina, do comitê local de Joinville, criou o Projeto: coisas de Sofia – menstruação sem tabu e sem lixo. O negócio social desenvolve absorventes reutilizáveis que substituem os descartáveis. O projeto foi vencedor Prêmio Mulher, promovido pela ArcelorMittal, na Categoria Empresa Privada MEI – SC. A cerimônia de entrega foi realizada no dia 05 de maio de 2022.
O nome do projeto é uma homenagem a filha de Elisangela, e a mãe já comemora a semente plantada na própria filha. “Fico entusiasmada em saber que a Sofia já tem um comportamento de ver a menstruação sem tabu, e que também vai crescer buscando uma menstruação sem lixo”, conta Elisangela.
Importância de uma alternativa ecológica
Os absorventes produzidos pela iniciativa são elaborados com sobras de resíduo têxtil, e também com restos de fraldas. O negócio social se mantém por meio de vendas online pelo Instagram, além de revender em lojas colaborativas.
“Tendo um absorvente reutilizável, nós podemos fazer bem para a nossa saúde e para o planeta. Nós mulheres menstruamos, mas tudo que um homem faz, nós podemos fazer sangrando”, defende Elisangela.
Alcance dos ODS
O Projeto Coisas de Sofia ajuda a lidar com os ODS:
1 – Redução da Pobreza
3 – Saúde e Bem-Estar
4 – Educação de Qualidade
5 – Igualdade de Gênero
6 – Água Potável e Saneamento
8 – Trabalho Decente e Crescimento Econômico
10 – Redução das Desigualdades
12 – Produção e Consumo Responsáveis
13 – Ação Contra a Mudança do Clima
14 – Vida na Água
16 – Paz e Instituições Eficazes
Prêmio Mulher
Promovido pela ArcelorMittal, contou com 297 projetos inscritos e, desse total, 37 mulheres seguiram como finalistas. Nessa fase, todas ganharam um curso com o tema “Jornada da Aprendizagem”, que teve uma carga horária de 13 horas, oferecido pela Wis educação. O objetivo dessa jornada de imersão foi proporcionar uma capacitação para que os projetos inscritos em diferentes áreas de atuação pudessem ganhar ainda mais força.
Das 37 finalistas, 13 mulheres foram vencedoras da noite, sendo sete do Espírito Santo e seis de Santa Catarina. Cada uma levou para casa um cartão-presente no valor de R$ 5 mil, um troféu e um presente especial – um pingente de ouro com o símbolo do prêmio – para marcar a trajetória vitoriosa que todas elas têm desenvolvido no meio em que estão inseridas.
Para conhecer o projeto acesse: https://www.coisasdasofia.com.br/ e siga também nas redes sociais: https://www.instagram.com/coisasdasofiaoficial/
Quer se inspirar mais em relação ao tema Menstruação Sem Tabu? Vale a pena assistir o filme PAD MAN, um filme baseado em fatos reais, que narra a história de um empreendedor que vende um absorvente íntimo de baixo custo para que as mulheres pobres da índia possam pagar.
Você gostou dessa Ação ODS? Deixe seu comentário!