Estudos apontam que hoje, mais da metade dos brasileiros não têm acesso a esgoto tratado. Objetivo do programa Saneamais é levar informação sobre a importância do saneamento adequado e oferta linhas de créditos para seus cooperados realizarem melhorias em caixas d’água e sistemas de esgoto
Segundo dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (Snis) relativos a 2020, com base nos indicadores fornecidos por 4.744 das 5.570 prefeituras existentes no país, técnicos do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) estimam que quase metade da população abrangida pelo sistema não tem acesso a redes de esgoto. Isso significa que, de um total de 208,7 milhões de brasileiros, 94,1 milhões não dispõem do serviço.
Considerando as informações municipais, o percentual de pessoas que contam com rede de esgotos é um pouco maior na população urbana: 63% contra os 55% da população geral (urbana e rural). Em termos gerais, a Região Sudeste tem a melhor cobertura, com 80,5% da população atendida por rede de esgoto. Em seguida, vêm as regiões Centro-Oeste (59,5%); Sul (47,4%); Nordeste (30,3%) e Norte (13,1%).
Parceria pelo Saneamento
Diante disso, e baseados nos princípios cooperativistas, a Viacredi, Apoiadora Oficial do Movimento Nacional ODS SC, em parceria com a Water.org – organização global sem fins lucrativos que trabalha para garantir condições mínimas de saneamento básico à população – lançou o Saneamais.
A solução leva informação sobre a importância do saneamento adequado e oferta linhas de créditos para seus cooperados realizarem melhorias em caixas d’água e sistemas de esgoto.
Impacto nos ODS
Com isto, a Cooperativa tem como meta seguir contribuindo com o desenvolvimento econômico, social e ambiental (ODS 8), levando condições de saneamento básico (ODS 6) adequadas, por meio do fortalecimento de parcerias (ODS 17) que contribuem para o desenvolvimento sustentável das comunidades em que atua.