O projeto ODS nas Escolas teve a sua primeira palestra em abril e continuará durante o ano 2022 de acordo com as tratativas com as instituições de ensino
A iniciativa ODS nas Escolas foi criada com o objetivo de divulgar o Movimento Nacional ODS Santa Catarina, disseminar os ODS e complementar a educação de forma que os alunos possam ter uma visão sistêmica do mundo em que vivem e da importância de cuidar das pessoas e do planeta.
Após contato com administração das unidades escolares e explanação do que são os ODS, uma equipe de 2 ou 3 voluntários do Comitê Local de Chapecó faz uma palestra de uma hora.
“O intuito é conscientizar os estudantes do poder de transformação que eles têm nas mãos, ao fazer ações simples, como, por exemplo, doação de sangue e economia de água; eles já estarão impactando no ODS 3 – Saúde e Bem-Estar e ODS 6 – Água Potável e Saneamento”, explica Carla Vilvert, integrante do Comitê local de Chapecó.
“A conversa com os estudantes da Escola Nelson Horostecki reafirmou a importância do engajamento dos jovens com o Movimento. É necessário que todos, crianças, jovens, adultos, se envolvam e façam a sua parte”, defende Fabiane Schonell Roman, representante da UNOCHAPECO, e signatária do Movimento Nacional ODS Santa Catarina.
Impacto nos ODS
As palestras serão realizadas em escolas da Rede Pública, Privada, Estaduais e Municipais da região que abrange a atuação do Comitê Local de Chapecó. A ação contribui com o alcance das do ODS 4 – Educação de Qualidade, mais especificamente com a meta 4.7: Até 2030, garantir que todos os alunos adquiram conhecimentos e habilidades necessárias para promover o desenvolvimento sustentável, inclusive, entre outros, por meio da educação para o desenvolvimento sustentável e estilos de vida sustentáveis, direitos humanos, igualdade de gênero, promoção de uma cultura de paz e não violência, cidadania global e valorização da diversidade cultural e da contribuição da cultura para o desenvolvimento sustentável.
Além disso, a ação impacta no ODS 17 – Parcerias e Meios de Implementação, mais especificamente na meta 17.16: Reforçar a parceria global para o desenvolvimento sustentável, complementada por parcerias multissetoriais que mobilizem e compartilhem conhecimento, expertise, tecnologia e recursos financeiros, para apoiar a realização dos objetivos do desenvolvimento sustentável em todos os países, particularmente nos países em desenvolvimento.