ENGIE inicia venda de energia renovável certificada por meio de plataforma online

, , Carine Bergmann 4 de maio de 2022
 ENGIE inicia venda de energia renovável certificada por meio de plataforma online

Em poucos cliques, clientes podem comprar certificados para neutralizar emissões de carbono. Novidade facilita jornada de descarbonização de pequenas e médias empresas

Referência em energia renovável e serviços de baixo carbono, a ENGIE dá mais um passo para alavancar a jornada de descarbonização dos seus clientes com a venda digital dos certificados de energia renovável (ou I-RECs) – que comprovam a origem renovável da eletricidade consumida. A partir de 2 de maio, empresas com consumo de energia anual a partir de 1.000 MWh já poderão adquirir os I-RECs diretamente na plataforma Energy Place.

Pioneira na comercialização de energia, a ENGIE passa a ser a primeira empresa a vender certificados de energia renovável de forma 100% digital, o que favorece o acesso de empresas de menor porte e que estão iniciando sua jornada voltada ao ESG. Os I-RECs podem ser utilizados para neutralizar as emissões de Escopo 2 (emissões indiretas pelo consumo de energia) do Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) no âmbito do programa brasileiro GHG Protocol.

“A oferta do I-REC no Energy Place, aberta também a clientes que não fazem parte do Mercado Livre de Energia, reafirma o nosso compromisso de tornar menos complexas as transações que envolvem compra e venda de eletricidade. Também ganhamos amplitude e oferecemos uma solução efetiva para as empresas se tornarem mais sustentáveis, mesmo se não tiverem Inventário de Carbono, e responderem às demandas de seus clientes, que já se comprometeram com as metas na COP26 de zerar as emissões de toda a cadeia do negócio”, explica Gabriel Mann, diretor de comercialização da ENGIE Brasil Energia.

Além de colaborar com a estratégia de Carbon Net Zero da Companhia, a iniciativa está alinhada ao processo de digitalização dos negócios, um de seus eixos estratégicos que visa oferecer modernidade e agilidade aos seus diversos parceiros. O novo produto está disponível no Energy Place, plataforma digital online lançada em 2020 que, além de um e-commerce de energia, provê informações, histórico de consumo e funciona como um canal de relacionamento e atendimento 100% digital.

Como adquirir o I-REC   

Para a compra digital de I-REC, basta um cadastro simples na ferramenta e ter em mãos os dados de consumo de energia para solicitar o orçamento. A plataforma foi pensada para garantir a segurança, a agilidade e a confiabilidade das negociações e fechamentos. A conta é simples: cada I-REC equivale a 1 MWh de energia elétrica renovável e é emitido a partir da certificação da usina geradora – no caso da ENGIE, duas hidrelétricas operadas pela empresa estão habilitadas para essa emissão.

“Buscamos, com o Energy Place, oferecer a solução adequada aos diferentes perfis de consumidores, de modo a garantir, também no ambiente digital, a excelência da ENGIE no relacionamento com seus clientes, reconhecida pelos mais de 20 anos de presença no mercado livre de energia”, finaliza.

Contratação digital de certificados de energia renovável (ou I-RECs)

A partir de 2 maio

Consumo anual mínimo de energia: 1.000 MWh

www.energyplace.com.br

Sobre a ENGIE

A ENGIE é referência mundial em energia e serviços de baixo carbono. Com nossos 170 mil colaboradores, clientes, parceiros e stakeholders, estamos comprometidos em acelerar a transição para um mundo neutro em carbono, através do consumo reduzido de energia e soluções mais sustentáveis. Inspirados em nosso propósito, nós conciliamos performance com um impacto positivo sobre as pessoas e o planeta nos apoiando nas nossas atividades chave (gás, energia renovável e serviços) para oferecer soluções competitivas aos nossos clientes.

No Brasil, a ENGIE é a maior empresa privada de energia do País, atuando em geração, comercialização e transmissão de energia elétrica, transporte de gás e soluções energéticas. Com capacidade instalada própria de 10 GW em 69 usinas, o que representa cerca de 6% da capacidade nacional, a empresa possui 97% de sua capacidade instalada proveniente de fontes renováveis e com baixas emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE), como usinas hidrelétricas, eólicas, solares e a biomassa.

A ENGIE é também a detentora da mais extensa malha de transporte de gás natural do país, com 4.500 km, que atravessam 10 estados e 191 municípios, graças à aquisição da TAG, concluída em 2020. Além disso, a ENGIE possui um portfólio completo em soluções integradas responsáveis por reduzir custos, emissões e melhorar infraestruturas para empresas, como ar comprimido, autoprodução solar local, biogás e biomassa, consultoria e gestão de energia, HVAC e subestações. Nas cidades, atuamos como parceira para tornar os espaços urbanos mais eficientes e sustentáveis, com soluções de iluminação pública, mobilidade elétrica e de district cooling.

Contando com 3.500 colaboradores, a ENGIE teve no país em 2021 um faturamento de R$ 13,5 bilhões.

A ENGIE está presente na B3 por meio de sua empresa de geração e comercialização de energia cujo ticker é o EGIE3. Na B3, a ENGIE integra o Novo Mercado, além de ser uma das únicas companhias listadas no Índice de Sustentabilidade Empresarial desde o início do ISE, em 2005. Em 2021, a B3 incluiu os papeis da ENGIE no Índice Carbono Eficiente (ICO2), composto pelas ações das empresas participantes do IBrX 100 que possuem maior transparência em relação ao reporte das emissões dos GEE e de como estão se preparando para uma economia de baixo carbono. 

Já o Grupo teve em 2021 uma receita de 57,9 bilhões de Euros e é negociado nas bolsas de Paris e Bruxelas (ENGI), sendo representado nos principais índices financeiros (CAC 40, Euronext 100, FTSE Eurotop 100, MSCI Europe) e índices não financeiros (DJSI World, DJSI Europe, Euronext Vigeo Eiris – Eurozone 120/Europe 120/France 20, MSCI EMU ESG screened, MSCI Europe ESG Universal Select, Stoxx Europe 600 ESG, e Stoxx Global 1800 ESG).