Por Viviane Michele Lemes – Educação Ambiental da Fundema
No dia 27 de março foi realizada a IX edição da Descida do Rio Itajaí-Mirim, em comemoração ao “Dia mundial da água”. Todas as edições do evento contam com a parceria da Defesa Civil. Essa edição contou com o apoio do SAMAE, Secretaria de Obras, Fundação de Esporte, Guarda de Trânsito de Brusque GTB, SECOM, Secretaria de Educação, Núcleo de Gestão Ambiental e Comitê ODS Brusque.
O Grupo de Escoteiros de Brusque participou do evento com suas embarcações (balsas) confeccionadas pelos mesmos. Além de que tivemos o engajamento da comunidade participando tanto da descida do rio nas embarcações, quanto na limpeza das margens.
Foram aproximadamente 90 pessoas no evento que foram recepcionados com um café. A organização também contou nesta edição com apoio do Grupo TECEBEM, através da doação das camisetas para melhor identificação dos mesmos.
O percurso foi de aproximadamente 4Km da ponte do bairro Guarani até o bairro de Santa Terezinha no final da Beira Rio nova. Um percurso não apenas de contemplação da natureza, mas de compreensão da grandeza e importância do rio Itajaí-Mirim, que o rio não é apenas o que fornece a água para o consumo dos munícipes, existem relações nesse ecossistema que dependem da qualidade do rio.
Ao longo do percurso garrafas Pets, sacolas plásticas, lonas e embalagens, dentre outros utensílios foram coletados, mais uma vez evidenciando que o grande problema em relação aos descarte incorreto de resíduos é uma questão de educação e mudança de hábitos.
Foram coletados aproximadamente 90 Kg de resíduos que foram encaminhados para a empresa Recicle para triagem, na sua maioria pequenos resíduos garrafas pet, embalagens de marmitas e salgadinhos e latinhas de cerveja.
A Descida do rio Itajaí-mirim promoveu Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da agenda 2030, o evento evidenciou metas do ODS 6 – Água potável e saneamento, ODS – 12 consumo e produção responsável, ODS – 13 Ação Climática e ODS – 15 vida terrestre.