O deputado estadual Fabiano da Luz (PT) realizou nesta semana a primeira conversa do ano com o grupo de trabalho da Frente Parlamentar de Apoio aos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis) da ONU, que está em atividade na Assembleia Legislativa de Santa Catarina desde junho passado. A reunião em modelo híbrido, online e presencial, objetivou definir as ações prioritárias para 2022.
Durante o encontro, o deputado Fabiano apresentou informações sobre o andamento do Projeto de Lei que institui a Política de Promoção da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável no Estado. “Nós nos comprometemos a conversar com as lideranças necessárias do governo do Estado dada a importância da pauta para diversas áreas da administração estadual”, afirmou Fabiano, coordenador da Frente Parlamentar.
Presente na reunião no gabinete do deputado, a assessora jurídica parlamentar Juliana Barth respondeu aos questionamentos do grupo e reafirmou a busca pelo avanço da tramitação do projeto nas comissões permanentes da Casa.
Também participando de forma presencial, o Coordenador do Movimento ODS Santa Catarina, Gilson Zimmermann, disse que vai mobilizar esforços pelo avanço do PL que implementa a Agenda 2030 nos municípios. “A nossa expectativa com a aprovação do projeto é a criação de políticas públicas de estado abrangentes para toda população e municípios.”
Para ajudar a sensibilizar mais a classe política, Zimmermann disse que fará conversas com representantes do governo estadual e levar informações sobre a importância do alcance das metas dos ODS.
Zimmermann também destacou a potencialidade de impacto da Frente Parlamentar ODS. “Um dia após a criação da frente, em junho de 2021, mais órgãos, instituições e pessoas físicas aderiram à causa dos ODS”.
No próximo mês, o grupo volta a se reunir para debater sobre os resultados conquistados a partir das articulações em prol do PL.
Prestação de contas
Além de tratar sobre o PL da Agenda 2030, o deputado Fabiano aproveitou a reunião para relatar algumas das suas ações relacionadas às metas dos ODS. Entre elas, o parlamentar destacou a conquista de caminhões refrigerados para auxílio na distribuição de produtos orgânicos em Santa Catarina; o trabalho pela construção de um programa de estado para levar água e esgoto tratado aos catarinenses; cobrança pela execução de R$ 50 milhões disponíveis para compras da agricultura familiar; além de uma política de estado de incentivo de preservação ambiental e das águas como um plano de enfrentamento da crise hídrica que assola Santa Catarina desde 2009 consecutivamente.
Também participaram da reunião a coordenadora de projetos especiais da Facisc, Adelita Adiers; Karina Silveira Nozar, Mentora de Sustentabilidade e Agenda 2030 e Coordenadora de Mobilização da Grande Florianópolis do Movimento Nacional ODS de Santa Catarina; Dionei Walter da Silva, diretor geral da Escola de Gestão Pública Municipal; o coordenador adjunto do Movimento ODS Santa Catarina, Fernando Barbosa dos Santos; e a assessora parlamentar e signatária do Movimento ODS SC Daiana Constantino.