O poder público municipal também trabalha para cumprir os compromissos da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, aprovada pelos países membros da ONU em 2015 e que se constitui num plano de ação global norteado por 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Os ODS visam erradicar a pobreza e promover vida digna para todos, agora e no futuro, dentro dos limites do planeta.
A Sala do Empreendedor, Coordenadoria de Desenvolvimento Econômico, Eventos e Turismo e Secretaria de Meio Ambiente de Indaial são signatárias do Movimento Nacional ODS Santa Catarina, associação que tem a missão de facilitar a incorporação dos ODS no dia a dia das pessoas e na prática das organizações catarinenses. A partir da adesão ao Movimento, esses setores vêm realizando inúmeras ações para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
A Sala do Empreendedor já implantou a Sala Digital, na qual os atendimentos podem ser feitos de forma online, gerando economia de papéis, diminuindo a quantidade de veículos em circulação e consequentemente reduzindo a quantidade de emissão de gases poluentes. Além disso, os empreendedores do Município participaram de capacitações promovidas pelo poder público em parceria com o setor privado, o que contribui para a comunidade sustentável. A abertura do próprio negócio também foi facilitada, gerando mais empregos e rendas.
Em números, por exemplo, as medidas adotadas já geraram impactos positivos no meio ambiente, como a redução, em 2021, do uso de 27.884 folhas de papel e a diminuição da emissão de gases poluentes gerados pelo uso dos carros, já que 6.971 atendimentos foram digitais.
Todo esse desempenho também foi possível devido ao esforço por parte da municipalidade no sentido de revisar, adaptar, quebrar paradigmas e criar as leis e procedimentos necessários ao atendimento unificado e mais ágil para o empreendedor.
Já a Coordenadoria de Desenvolvimento Econômico, Eventos e Turismo contempla no seu Plano Municipal de Turismo diversas ações que vão ao encontro dos ODS. A marca turística “Indaial na Rota da Natureza” demonstra a preocupação de um crescimento planejado da atividade turística, almejando a sustentabilidade ambiental, econômica e social. Ao falar em educação de qualidade, o setor desenvolve alguns projetos em parceria com a Secretaria de Educação como o Programa Vale Muito – Maravilhas do Vale Europeu nas Escolas.
O setor ainda trabalha em parceria com a Sala do Empreendedor para a realização de consultorias voltadas aos empresários, visitas técnicas para a formalização e adequação das empresas relacionadas ao turismo. O Programa de Certificação dos Meios de Hospedagem e Empreendimentos Gastronômicos, realizado em conjunto com o Cimvi, visa premiar os empreendimentos com selo de qualidade e sustentabilidade com enfoque nas práticas sustentáveis e gestão dos negócios. Além disso, destacam-se os projetos: “Rotas e Roteiros” para o desenvolvimento de um novo produto turístico, “Cocriando Saberes e Sabores” com a elaboração do 1º Festival Gastronômico de Indaial; “Elo” alinhado com a Agricultura e “Desenvolvimento para o Artesanato” voltado à Cultura, todos eles executados em parceria com o Sebrae pelo Programa Cidade Empreendedora Ciclo III.
Já a Secretaria de Meio ambiente, através do Projeto Ribeirão Mais Verde, vem trabalhando na implantação de fossas ecológicas nas regiões do Encano e Warnow. Também lançou, em julho de 2021, através da Lei Municipal nº 5.915, o “Selo Verde Indaial”, um Certificado de Qualidade Ambiental que tem como objetivos estimular, reconhecer e divulgar iniciativas sustentáveis ou destinadas à proteção, preservação e recuperação do meio ambiente de instituições públicas e privadas do Município, valorizando o serviço ou produto local e a promoção do consumo consciente.
“Essas e várias outras ações desenvolvidas têm o objetivo de contribuir para um mundo que se desenvolva economicamente, respeitando os recursos naturais disponíveis para a melhoria da qualidade de vida da atual e futuras gerações”, pontua o secretário de Administração e Finanças, Jessé Cléber de Souza.