ENGIE Brasil Energia ocupa a 23ª posição dentre as 100 empresas mais sustentáveis do mundo

Carine Bergmann 19 de janeiro de 2022
 ENGIE Brasil Energia ocupa a 23ª posição dentre as 100 empresas mais sustentáveis do mundo

Empresa compõe ranking anual elaborado pela Corporate Knights pela terceira vez. Apenas três empresas brasileiras ocupam a lista em 2022.

A ENGIE Brasil Energia (EGIE3), signatária e Apoiadora Oficial do Movimento Nacional ODS Santa Catarina, foi reconhecida pela terceira vez entre as 100 empresas mais sustentáveis no mundo, ocupando a 23ª posição geral no 18º ranking anual da Corporate Knights, empresa canadense de consultoria em mídia e investimentos. A edição deste ano mostra uma correlação contínua entre desempenho nas principais métricas ambientais, sociais e de governança (ESG) e retornos mais altos para os investidores. Também lança luz sobre a evolução das prioridades e resultados ESG.

A instituição elaborou a lista com base em uma avaliação rigorosa de 6.914 empresas de todo o mundo com mais de US$ 1 bilhão em receitas. As empresas do Global 100 de 2022 obtêm 47% de seus ganhos de produtos ou serviços classificados como “limpos” e direcionam 48% de seus gastos de capital, P&D e aquisições para investimentos limpos. Cada corporação é avaliada por um conjunto de até 23 indicadores ambientais, sociais e de governança em relação aos seus pares da indústria, utilizando informações publicamente disponíveis.

O ranking foi criado em 2005, mas empresas nacionais ou com operações brasileiras passaram a ser reconhecidas em 2010. Desde então, apenas nove companhias no País foram reconhecidas. A ENGIE Brasil Energia, que compõe o ranking pela terceira vez, é uma das três empresas do Brasil na lista de 2022.

“Somos cada vez mais reconhecidos por nosso compromisso histórico com sustentabilidade e governança e receber essa confirmação em um ranking com empresas do mundo todo reforça que estamos no caminho certo. Em linha com o posicionamento global do Grupo ENGIE, continuaremos trabalhando com uma visão de prosperidade em que o crescimento econômico precisa estar profundamente alinhado com o respeito às pessoas e ao planeta”, comenta Eduardo Sattamini, Diretor Presidente e de Relações com Investidores da ENGIE Brasil Energia.

O lançamento do Global 100 deste ano incluiu uma mesa redonda de líderes realizada virtualmente, com foco na importância de empresas e governos reduzirem a lacuna entre discurso e ações relacionadas às mudanças climáticas.

Sobre a ENGIE

A ENGIE é referência mundial em energia e serviços de baixo carbono. Com nossos 170 mil colaboradores, clientes, parceiros e stakeholders, estamos comprometidos em acelerar a transição para um mundo neutro em carbono, através do consumo reduzido de energia e soluções mais sustentáveis. Inspirados em nosso propósito, nós conciliamos performance com um impacto positivo sobre as pessoas e o planeta nos apoiando nas nossas atividades chave (gás, energia renovável e serviços) para oferecer soluções competitivas aos nossos clientes.

No Brasil, a ENGIE é a maior empresa privada de energia do País, atuando em geração, comercialização e transmissão de energia elétrica, transporte de gás e soluções energéticas. Com capacidade instalada própria de 10 GW em 69 usinas, o que representa cerca de 6% da capacidade nacional, a empresa possui quase 97% de sua capacidade instalada proveniente de fontes renováveis e com baixas emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE), como usinas hidrelétricas, eólicas, solares e a biomassa.

A ENGIE é também a detentora da mais extensa malha de transporte de gás natural do país, com 4.500 km, que atravessam 10 estados e 191 municípios, graças à aquisição da TAG, concluída em 2020.

Além disso, a ENGIE está entre as maiores empresas em geração fotovoltaica distribuída e possui um portfólio completo em soluções integradas responsáveis por reduzir custos e melhorar infraestruturas para empresas e cidades, como eficiência energética, iluminação pública, monitoramento e gestão de energia. Contando com 3 mil colaboradores, a ENGIE teve no país em 2020 um faturamento de R$ 13,3 bilhões.

A ENGIE está presente na B3 por meio de sua empresa de geração e comercialização de energia cujo ticker é o EGIE3. Na B3, a ENGIE integra o Novo Mercado, além de ser uma das únicas companhias listadas no Índice de Sustentabilidade Empresarial desde o início do ISE, em 2005. Em 2021, a B3 incluiu os papeis da ENGIE no Índice Carbono Eficiente (ICO2), composto pelas ações das empresas participantes do IBrX 100 que possuem maior transparência em relação ao reporte das emissões dos GEE e de como estão se preparando para uma economia de baixo carbono.

Já o Grupo teve em 2020 uma receita de 55,8 bilhões de Euros e é negociado nas bolsas de Paris e Bruxelas (ENGI), sendo representado nos principais índices financeiros ((CAC 40, Euronext 100, FTSE Eurotop 100, MSCI Europe) e índices não financeiros (DJSI World, DJSI Europe, Euronext Vigeo Eiris – Eurozone 120/Europe 120/France 20, MSCI EMU ESG, MSCI Europe ESG, Euro Stoxx 50 ESG, Stoxx Europe 600 ESG, e Stoxx Global 1800 ESG).