Redução do valor da conta de energia paga pelo conselho comunitário será de 98%, e o retorno do investimento se dará em 4 anos
Em um cenário de grande escassez dos recursos naturais, agravado pelo quadro climático global e aumento da demanda por energia, é vivenciado uma crescente expansão pela busca de fontes de energia alternativas. Neste contexto, o Conselho Comunitário da Costa de Dentro – CODEN iniciou no dia 04 de janeiro de 2022 a sua própria geração de energia: limpa, renovável, sem custo e infinita.
Atualmente o CODEN utiliza duas ponteiras e três motores para distribuir água para a comunidade da Costa de Dentro, que tem um grande consumo de energia elétrica. No total, o CODEN consome cerca de 30,4 MWh por ano, o que representa um consumo médio mensal de aproximadamente 2.500 kWh/mês, representando em média, um custo de R$ 24.000,00 por ano.
Preocupado com a sustentabilidade ambiental, financeira e com desempenho do sistema de abastecimento de água, a Direção do CODEN solicitou um projeto para instalação de placas solares junto à Organização da Sociedade Civil Engenheiros Sem Fronteiras. A partir disso, o grupo de voluntários propuseram um sistema composto por placas solares, as quais convertem a irradiação solar em energia elétrica, e, por meio de um inversor, transmite a energia gerada pelas placas para as cargas residenciais. A energia excedente gerada é injetada na rede de distribuição de energia elétrica da concessionária local, no caso a Celesc – Centrais Elétricas de Santa Catarina.
A figura a seguir ilustra o funcionamento do sistema:
Foram instalados 41 módulos solares de 545 W, acompanhados por um inversor trifásico de 20kw de 380 W DEYE. O projeto poderá ser acompanhado em tempo real, por meio de aplicativo, e será possível conferir o quanto seu sistema gera de energia. O sistema deverá gerar mensalmente uma média de 2.400 kWh, e anualmente 27.600kWh, possibilitando o resgate anual de carbono de 3,3 Ton Co2.
Benefícios do Sistema de placa solares do CODEN para a nossa comunidade
Por meio do sistema de placas solares adquirido pelo Conselho Comunitário da Costa de Dentro, o sistema de fornecimento de água para a comunidade irá contar com a geração de energia solar limpa, natural, infinita e renovável.
“A sustentabilidade da produção de energia solar do CODEN ficará por conta do seu processo natural de geração, o qual necessita apenas da radiação solar para existir, que estará sempre presente em nossa vida. Além disso, significa a redução do valor da nossa conta em 98%, ou seja, será necessário pagar apenas a taxa obrigatória da concessionária. A previsão é que o retorno sobre o investimento se dará em 4 anos“, explica o Presidente do Coden, Eugênio Gonçalves. “Outra questão importante que a performance dos motores irá melhorar, pois a tensão estará sempre estabilizada. Em suma preservamos o ecossistema, reduzimos despesas numa relação onde todos têm a ganhar“, avalia Gonçalves.
Ação local, meta global
O Conselho Comunitário da Costa de Dentro é signatário do Movimento Nacional ODS Santa Catarina, e compromete-se até 2030 a contribuir com o alcance das metas da Agenda 2030, que possui 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Esta ação contribui para o alcance do ODS 7 – Energia Limpa e Acessível.