Retrospectiva de 2021 do Comitê Vale Europeu – Movimento Nacional ODS SC

Carine Bergmann 13 de dezembro de 2021
 Retrospectiva de 2021 do Comitê Vale Europeu – Movimento Nacional ODS SC

Legenda: Candice, Luciana Octaviano (Texneo), e o casal Jéssica e Gabriel Cristofolini, no Fórum Brasil ODS 2021

Por Comitê Vale Europeu


O ano de 2021 foi muito positivo para o Comitê Vale Europeu, do Movimento Nacional ODS SC, conforme compartilham Gabriel Cristofolini (Coordenador Geral do Comitê Vale Europeu), Candice Candice Hardt Ferrari (Coordenadora de Mobilização do Comitê Vale Europeu) e Maike Letícia Link (Coordenadora de Comunicação do Comitê Vale Europeu), pois através do trabalho voluntário em conjunto está sendo trabalhada a missão do Movimento que é facilitar a incorporação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no dia a dia das pessoas e na prática das organizações catarinense.


Demonstração disso é o crescimento ocorrido em 2021, o comitê iniciou com 18 signatários e atualmente conta com 34 signatários, com representantes de todos os 6 segmentos: Empresas, Instituição de Ensino, Organização da Sociedade Civil (ONG), Organização de Classe, Pessoa Física e Poder Público.
Com relação a territorialidade, o comitê Vale Europeu tem uma característica muito enriquecedora, sua sede é Timbó, mas no total o comitê abrange 9 municípios: Atalanta, Ilhota, Indaial, Massaranduba, Pomerode, Rio do Oeste, Rio do Sul, Taió e Timbó.


Em março, foi realizada eleição das coordenações dos comitês locais, e em abril Gabriel Cristofolini, diretor da empresa Euro Ambiental, de Timbó, assumiu a Coordenação Geral do Vale Europeu. “Para mim é motivo de muito orgulho poder representar um Movimento tão importante e poder doar o meu tempo para uma causa em que acredito. Atuar na defesa de causas socioambientais engrandece nosso espírito e nos enche de orgulho”, revela Gabriel.


Em relação às atividades desenvolvidas em 2021, a maioria no formato online devido à pandemia, aconteceram 6 reuniões online com os signatários, destacando que nos meses de outubro e novembro foram abertas a convidados e tiveram apresentação de cases de signatários: empresa Texneo (Indaial), Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí – CIMVI (Timbó) e Jean Pier Xavier de Liz (Rio do Sul).


Em maio, na ‘Semana ODS em Pauta’ o comitê realizou a live ‘Década da Restauração de Ecossistemas: e eu com isso?’, mediada por Gabriel, com a presença da signatária Carolina Schäffer – APREMAVI (Atalanta), com a convidada Ludmila Pugliese, e intérpretes de libras. O conteúdo está disponível no canal do Youtube do Movimento Nacional ODS SC, onde há vasto conteúdo sobre os ODS. Em junho Gabriel e Candice participaram da live ’Sustentabilidade na prática”, no Facebook da Prefeitura de Indaial, parte da programação ‘Junho Verde’, promovida pela Secretaria de Urbanização e Meio Ambiente de Indaial – SESUMA, signatária do Movimento.


No mês de setembro é comemorada a Semana Estadual dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, instituída em Santa Catarina pela Lei nº 17.833, de 2019. Na ‘Semana ODS Na Prática’, o Comitê Vale Europeu participou da live no Youtube “Mobilizando e Fortalecendo o Terceiro Setor com foco no Desenvolvimento Sustentável – ODS”, realizou a live no Instagram com a temática “Gestão de resíduos sólidos – Meu condomínio é Lixo Zero?”. Além das ações do comitê, os signatários realizaram importantes ações para divulgar como aplicam os ODS na prática.
Vale mencionar a importante iniciativa da SESUMA Indaial, com o lançamento em 20/09 do ‘Selo Verde Indaial’, certificado previsto em Lei municipal que busca estimular, reconhecer e divulgar iniciativas sustentáveis no município de Indaial. Entre os critérios para obtenção do selo são avaliados os indicadores dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, dessa forma valorizando iniciativas que atuam para o alcance dos ODS. O evento de lançamento contou com o apoio da Associação Empresarial de Indaial – ACIDI, também signatária, e do Comitê.


No segundo semestre foi possível retomar cautelosamente os eventos presenciais. Em agosto a ACIDI, retomou suas reuniões de núcleos, convidando o Comitê a apresentar em 18/08 com a temática “Agenda 2030 e os ODS” para o núcleo de Gestão de Pessoas. Ainda, nos dias 05, 06 e 07/11 aconteceu em Florianópolis o Fórum Brasil ODS 2021 e a cerimônia do Prêmio ODS SC, oferecidos também no formato online. O Fórum é um evento bianual organizado pela Coordenação Estadual do Movimento, que novamente foi um sucesso de conteúdo, público e organização.


Finalizando o ano, o Comitê participa novamente da campanha Indaial Solidária – Dia de Doar, integrando parcerias com sete outras entidades, e contribuindo através dessa ação pontual para a mitigação da fome, ação conectada com o ODS 2, cujo enunciado preconiza “acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável”.


Com a pandemia em 2020, houve um grande retrocesso com relação aos ODS no Brasil. “De acordo com a quinta edição do Relatório Luz da Sociedade Civil sobre a Agenda 2030, o Brasil não apresentou avanço satisfatório em nenhuma das 169 metas da agenda de desenvolvimento sustentável, definida pela ONU em 2015. E, pior, 54,4% delas estão em retrocesso, 16% estão estagnadas e 12,4%, ameaçadas. Esses dados são preocupantes e evidenciam que há muito trabalho a ser realizado até 2030 para atingir os ODS.


“Acredito que 2022 será um ano de muitos avanços para os ODS em Santa Catarina”, comenta Candice Hardt Ferrari, signatária pessoa física e Coordenadora de Mobilização do Comitê. Segundo Candice, em 2021 o Movimento ODS SC teve um grande crescimento: está com mais de 1000 signatários, em 84 municípios, articulado em 14 comitês, formalizou-se e está se estruturando cada vez melhor. A Coordenação Estadual tem atuado de forma comprometida e enérgica em diversas frentes para contribuir para o desenvolvimento sustentável, por exemplo, a Frente Parlamentar ODS, na ALESC, propôs o PL./0363.3/2021 que visa a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no Estado e municípios, normativa que se aprovada promoverá grande avanço nas políticas públicas com relação aos ODS.


Outra importante perspectiva para 2022, comenta Gabriel, é a parceria que o Movimento firmou com o Pacto Global – Rede Brasil: o Hub ODS, que tem foco em empresas e organizações. “O Programa HUB ODS da Rede Brasil do Pacto Global tem como objetivo acelerar, por meio de parcerias regionais, o envolvimento do setor empresarial com a Agenda de Desenvolvimento Sustentável da ONU até 2030 e seus 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).”


Finalizando, Maike Letícia Link, signatária pessoa física e Coordenadora de Comunicação do Vale Europeu, faz o convite a todos para que acessem as redes sociais e o site através do @movimentoodssc, para que conheçam mais sobre os ODS e o Movimento e venham se juntar a essa rede. Maike reforça que o Movimento é voluntário, apartidário, plural e ecumênico, que os signatários se dispõem a contribuir com a construção de um mundo mais pacífico, justo e sustentável.