Desenvolvimento Sustentável estará em pauta na 2ª edição do Fórum Brasil ODS

, admin 6 de outubro de 2021
 Desenvolvimento Sustentável estará em pauta na 2ª edição do Fórum Brasil ODS

Evento será promovido de 5 a 7 de novembro no formato híbrido (presencial e online). As inscrições estão abertas e podem ser realizadas no site https://forumbrasilods.com.br/.


Assuntos como Mudanças Climáticas, Segurança Alimentar, Diversidade e Inclusão, além de temas com foco para o setor empresarial, como ESG (Boas práticas ambientais, sociais e de governança corporativa), estarão em destaque na programação do Fórum Brasil ODS 2021.

 O Fórum é uma realização do Movimento Nacional ODS Santa Catarina, e será realizado no formato híbrido (uma parte presencial e outra online), para garantir o distanciamento social e preservar a saúde dos participantes.

Mateus Solano é um dos atores da Rede Globo que lidera a campanha Geração do Amanhã, iniciativa que divulga os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Confira o convite especial do Mateus chamando as pessoas para participarem do Fórum Brasil ODS 2021.

Agências  da ONU

O evento irá contar com a participação de agências da Organização das Nações Unidas (ONU) presentes no Brasil como a FAO – Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura; o PNUD – Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento; e com o programa de sustentabilidade corporativa da ONU, a Rede Brasil do Pacto Global.


Participações nacionais e internacionais 

Além disso, o evento terá palestras e apresentações de casos de sucesso na implementação dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), levando em consideração as dimensões da sustentabilidade, a ambiental, a social e a econômica. “Durante três dias, o Fórum irá reunir especialistas nacionais e internacionais em um encontro que reforça a importância da Agenda 2030 para o Brasil e para o planeta, além de difundir a relevância da aplicação dos ODS no país, trazendo muito conteúdo e exemplos práticos de aplicação dos ODS em empresas, organizações e comunidades”, explica Gilson Zimmermann, Coordenador Geral do Movimento Nacional ODS Santa Catarina.


Programação

Entre os convidados, o Fórum Brasil ODS irá receber nomes como o de Paulo Artaxo, membro do IPCC (Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas), membro da Academia Mundial de Ciências e vice-presidente da Academia de Ciências do Estado de São Paulo, que irá falar sobre mudanças climáticas, sustentabilidade global e da Amazônia.

No encontro também haverá apresentação de casos internacionais, como projeto de economia solidária na Angola; novas tecnologias de modificação genética para a agricultura, tema que será apresentado pela cientista Sarah Agapito – Pesquisadora Sênior do Genok – Centro de Biossegurança na Noruega, entre outros cientistas e pesquisadores reconhecidos internacionalmente. No palco do Fórum, o público terá a oportunidade de ouvir a jovem ativista indígena Samela Awiá, que irá falar sobre a importância dos Povos Indígenas para uma Amazônia viva, além de exemplos de inclusão e diversidade. Nomes como o de Ricardo Voltolini, pioneiro em sustentabilidade empresarial no Brasil, que irá abordar sobre ESG, bem como Thomas Eckschmidt, autor do livro Capitalismo Consciente, publicado por Harvard, que irá falar sobre como criar um capitalismo mais consciente através dos ODS. Confira a programação completa.


Protocolos de segurança

A parte presencial do evento será realizada no Hotel SESC Cacupé e terá limite de até 200 participantes. A empresa que está produzindo o evento, a SB + Eventos irá adotar os protocolos de segurança vigentes estabelecidos pelo Governo do Estado de Santa Catarina.

“Como forma de precaução, estamos trabalhando com o pior cenário da pandemia, considerando que novembro estaríamos com o mapa vermelho. Atenderemos todas as medidas como distanciamento, uso de máscaras, passaporte de vacinação, entre outras para garantir a segurança de todos e realizarmos um grande evento”, comenta Zimmermann.


Evento sustentável

Para que o Fórum Brasil ODS 2021 tenha uma pegada sustentável, o Movimento Nacional ODS Santa Catarina está contando com a parceria da empresa rastro sustentabilidade, que irá auxiliar nas estratégias das ações de sustentabilidade do evento.

Dentre as ações, estão previstas minimização de uso de material de divulgação, ou seja, não haverá impressão de flyers e os banners serão doados para a associação mulheres lonas; eliminação do uso de copos plásticos descartáveis, por meio de parceria com a empresa Silicup, a qual faz aluguel e venda copos de silicone, e com a Klabin que irá doar copos de papel biodegradável. a Klabin também irá fornecer as lixeiras de papelão para a destinação correta dos resíduos sólidos.


Além disso, umas das preocupações do evento será a neutralização da pegada de CO2, que é feito a partir de um inventário das pegadas através da contagem dos dados dos participantes e palestrantes, referente ao deslocamento e hospedagem, e informações do evento como o gerenciamento de resíduos, consumo de água, energia. para isso, o Movimento Nacional ODS Santa Catarina está fazendo uma parceria com a empresa Neo Green, responsável em fazer o inventários de pegada de carbono, e com o instituto neo carbon, o qual emite o selo e certificado de compensação, mediante compensação efetiva e relatada, que no caso será por meio do plantio de mudas nativas, as quais serão doadas pela Apremavi.

O local do plantio e monitoramento será uma estratégia pós evento, mediante ao quantitativo a compensar. “a proposta será coordenar uma ação de plantio junto aos comitês locais do Movimento Nacional ODS Santa Catarina. atualmente contamos com 14 comitês, atuando em 81 municípios de santa catarina”, explica Zimmermann.


Para que o evento seja lixo zero, a empresa rastro sustentabilidade irá fazer o treinamento de voluntários que irão atuar no evento, para que façam o descarte correto dos resíduos gerados no evento. já os resíduos orgânicos irão para a compostagem do Sesc. Os rejeitos e recicláveis serão pesados e destinados corretamente ao aterro e cooperativa.

No local do evento também haverá exposição e venda de produtos sustentáveis, e será possível adquirir os copos retornáveis copos de silicone retrátil e reutilizáveis da Silicup, além de produtos da AMMO – Associação de Mulheres Empoderadas do Monte Cristo e filtro de barro.


Prêmio ODS Santa Catarina

No primeiro dia de Fórum, será realizada a entrega do Prêmio ODS SC 2021.O Prêmio visa reconhecer e divulgar iniciativas para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável realizadas por Signatários do Movimento Nacional ODS Santa Catarina. O Prêmio irá reconhecer as melhores iniciativas de empresas, instituições de ensino, organizações de classe, organizações da sociedade civil, poder público e pessoas físicas, e que estejam alinhadas às metas dos ODSPara conhecer os finalistas e seus projetos, é possível acessar aqui todas as informações sobre o Prêmio.


Realização

O Fórum Brasil ODS 2021 é uma iniciativa do Movimento Nacional ODS Santa Catarina e conta com a produção da SB + Eventos. Tem o patrocínio da Fisher, da AMBEV, BRDE, Engie e Portonave. Conta com a parceria institucional da Armazém Água Mineral, da Calion Group Service, da Fadel Palestrantes, da Hubri e do SESC Fecomércio SENAC. Tem ainda o apoio institucional da FAO – Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura e da Rede Brasil do Pacto Global.


Serviço

O quê: Fórum Brasil ODS 2021

Quem: Realizado pelo Movimento Nacional ODS Santa Catarina, o Fórum Brasil ODS busca estimular o debate e o intercâmbio de conhecimento acerca dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Como: Evento híbrido (presencial e online). Inscrições abertas e limitadas para participação presencial: https://forumbrasilods.com.br/

Onde: Hotel SESC Cacupé – Florianópolis/SC

Por quê: Estamos na Década dos Oceanos, da Ação e da Restauração. Uma oportunidade única para a criação de empregos, segurança alimentar, enfrentamento da mudança do clima, conservação da biodiversidade e fornecimento de água. É hora de acelerar as metas existentes de restauração global.