EVENTO EXPERT XP de 2021: Uma experiência entre o conceito de ESG e nosso Movimento ODS

, , Carine Bergmann 19 de março de 2021
 EVENTO EXPERT XP de 2021: Uma experiência entre o conceito de ESG e nosso Movimento ODS

Por Anemarie Dalchau, economista, Coordenadora Geral do Comitê ODS Joinville

Numa programação que contou com mais de 200 horas de conteúdos, envolveu mais de 210 especialistas e 5 milhões de espectadores, o evento EXPERT XP de 2021, ocorrido de 02 a 05 de março, trouxe um assunto que, cada vez mais, ganha importância e destaque no mundo corporativo: Environmental, Social e Governance ou, simplesmente ESG. Relaciona-se a pratica empresarial e de investimentos que levam em conta, não só o aspecto econômico, mas (e principalmente), as questões socioambientais, num processo ético e de cidadania de atuação das empresas.

E qual a importância deste assunto para o movimento ODS? Na minha opinião, totalmente integrado a missão e objetivos que nos propusemos abraçar em nosso Movimento ODS SC. Afinal, nossa finalidade enquanto movimento é (…) “contribuir para a melhoria da qualidade de vida da sociedade catarinense”, por intermédio da adoção dos compromissos descritos na  Agenda 2030 da ONU e, dessa maneira, criar um ambiente mais inclusivo, universalizado, equilibrado economicamente e sustentavelmente.

Assim, o assunto ESG ou Meio ambiente, Social e Governança, estão intimamente ligados a aplicação e implementação dos ODS, sejam eles nas dimensões Ambiental e Social, como nas dimensões Econômica e Institucional.

O evento, de forma significativa, demonstrou a importância do segmento de gestão de portfólio  incrementar ou desenvolver uma nova forma de investir, presumindo o foco dos negócios com o olhar do conceito de sustentabilidade em suas mais diversas formas de interpretação, de acordo com o que discutimos nas 4 dimensões dos ODS. Uma mudança importante na área financeira que, além dos números meramente contábeis das empresas listadas como oportunidades de investimentos financeiros, pressupõe que devemos olhar a sustentabilidade dos investimentos pela perenidade e equidade dos negócios produtivos, pelo bem do nosso planeta.

Assim, contou com a parceria de empresas dos mais diversos segmentos econômicos – de industrias de transformação a prestação de serviços especializados como comercialização de serviços ambientais e de gestão de portfolios focados em sustentabilidade – com diversos assuntos que, sem duvida, fazem parte da nossa mobilização enquanto movimento: Emergência Climática, Agenda Verde, Empreendedorismo Sustentável, Inovação no alinhamento de Proposito e Lucro, Capitalismo Consciente, ESG na pratica para o mercado de Credito e Investimentos, além de um momento dedicado a reflexão sobre empresas ao alcance da Agenda 2030, o que, por si só, demonstrou a importância do evento.