Nesta edição da publicação anual, a Instituição traça um panorama com as principais ações realizadas para o enfrentamento à Covid-19 e o impacto social delas em Santa Catarina.
O Serviço Social do Comércio de Santa Catarina apresenta o seu Balanço Social Sesc 2020, publicação que divulga realizações e resultados da Instituição no exercício do ano anterior. Com o tema “Desafios e ações do bem em tempos de pandemia”, essa edição traça um panorama com as principais iniciativas para o enfrentamento à Covid-19 e o impacto social delas no Estado.
O documento está disponível no site www.sesc-sc.com.br/publicacoes. Com formato digital amigável, a publicação se adapta ao desktop e mobile, facilitando a leitura.
2020 trouxe grandes desafios para toda a humanidade, em decorrência do novo coronavírus. Um ano atípico, em que o Sesc precisou se reinventar para continuar presente na vida dos catarinenses, promovendo experiências relevantes e transformadoras, com segurança.
O Balanço Social Sesc enaltece todo o movimento para a superação, adaptação e manutenção das atividades. Diante deste cenário complexo, a Instituição precisou readequar o planejamento, traçar medidas emergenciais para minimizar os impactos da crise, desenvolver estratégias para conter o avanço da pandemia, buscar novas formas de oferecer sua programação, interagir e conviver, além de intensificar a mobilização social, ainda mais relevante nesses tempos.
A Instituição reforçou as ações realizadas e criou novas estratégias para o fortalecimento e suporte às comunidades que se encontram em grupos de risco e maior exposição. Através da mobilização de redes colaborativas, parceiros e voluntários, foram arrecadados e distribuídos 2,8 milhões de quilos de alimentos pelo programa Mesa Brasil Sesc e confeccionadas 72.681 máscaras de proteção, entregues para pessoas em vulnerabilidade social, pelo projeto Envolva-se.
Com informações qualitativas e quantitativas, o documento apresenta: perfil organizacional; estratégias e desafios desses novos tempos; reconhecimentos; públicos atendidos; indicadores internos e de sustentabilidade; compromisso com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS); mobilização social, parcerias e voluntariado; transformação digital; novos formatos de programação social; preparação para o retorno responsável; retomada gradual das atividades; entre outros tópicos. Vale destacar, que a Instituição se tornou uma referência nas medidas de segurança adotadas e segue atenta às orientações dos órgãos competentes relacionadas à contenção da pandemia.
“Com nossas respostas imediatas e transparência, mostramos que mesmo em período de exceção, o Sesc tem muito a colaborar. Nosso trabalho sempre foi e continua sendo pautado pela excelência, sustentabilidade, cidadania, parceria, inclusão, transformação, acolhimento e respeito. Seguimos em frente, com todos os cuidados com a saúde e segurança de todos, cumprindo nossa missão institucional de promover ações socioeducativas que contribuam para o bem-estar social e a qualidade de vida dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, de seus familiares e da comunidade, para uma sociedade justa e democrática”, salienta Bruno Breithaupt, Presidente do Conselho Regional do Sesc Santa Catarina.
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