Ações individuais são suficientes quando o assunto é a erradicação da fome? Qual o papel do agronegócio na segurança alimentar? Estas são algumas das reflexões geradas pelo ebook “Debatendo o ODS 2 no Brasil: Uma polifonia do campo“.
O projeto do teve sua origem a partir da elaboração de um portfólio, que é uma ferramenta de aprendizagem, e também de avaliação formativa, contínua e sistemática, e que foi usada pelo professor Dr. Nivaldo Peroni na disciplina “ECZ7050 – Educação, Meio ambiente e Sustentabilidade, do Curso de Graduação em Ciências Biológicas, de Centro de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Santa Catarina (CCB/UFSC), oferecida em 2020 no formato remoto.
Usando essa ferramenta, os alunos Beatriz Goulart da Silveira, Beatriz Rosim Porto e Gabriela Moraes da Silva foram incentivadas a escolherem um ODS, registrando e resignificando o aprendizado sobre os temas da disciplina que se relacionassem ao ODS escolhido:
Estou muito feliz, pois este projeto é fruto da dedicação, entusiasmo, e criatividade das alunas, que resultou num trabalho de excelente conteúdo, na forma deste lindo ebook (Nivaldo Peroni).
As alunas disseram que “Produzir o eBook “Debatendo o ODS 2 no Brasil: Uma polifonia do campo” foi uma experiência muito enriquecedora. Depois de muita pesquisa e estudo, nos encontramos felizes e orgulhosas com o resultado final e de transformar aquilo que poderia ser apenas uma atividade acadêmica para nosso próprio entendimento do tema, em uma ferramenta que viabiliza e potencializa o alcance e a distribuição desse assunto tão pertinente no mundo.”
As alunas tiveram o seu primeiro contato com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável através da disciplina “Educação, Meio Ambiente e Sustentabilidade”, ministrada pelo professor Dr. Nivaldo Peroni. Elas afirmam que a disciplina as instigou a irem a fundo nas pesquisas e questionamentos que permeiam cada um dos ODS. “Dentre os 17 objetivos, escolhemos nos debruçar sobre ODS 2 (Fome Zero e Agricultura Sustentável), pois acreditamos que ele está intrinsecamente relacionado com os demais: ninguém luta por um mundo sustentável de barriga vazia”, afirmam.
“A Soberania Alimentar e Segurança Alimentar e Nutricional garantida a todos são os principais pilares para a construção de uma sociedade justa. Ainda que nosso livro digital seja apenas uma breve introdução a um debate gigantesco (gigante mesmo) acerca dos assuntos que permeiam os desafios para alcançar as metas do ODS 2 no Brasil, esperamos que ele possa servir de inspiração para que cada vez mais pessoas busquem se informar e fazer parte da discussão. O Movimento ODS SC realiza um trabalho fundamental de divulgação e conscientização e nós ficamos muito contentes de poder fazer parte dele de alguma forma!“. (Beatriz Goulart da Silveira, Beatriz Rosim Porto e Gabriela Moraes da Silva)