Alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, a agenda estratégica de sustentabilidade da Companhia até 2030 foi apresentada durante o Klabin Investor Day, evento anual voltado aos investidores
A Klabin, signatária e Apoiadora Oficial do Movimento ODS Santa Catarina, anunciou nesta sexta-feira (4/12) a Agenda Klabin 2030 com seus Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável, um conjunto de metas de curto, médio e longo prazos que priorizam as necessidades ambientais, sociais e de governança fundamentais para a empresa e para as urgências globais da sociedade e do planeta. Batizados de KODS “Objetivos Klabin para o Desenvolvimento Sustentável”, o conjunto de compromissos está organizado a partir de 11 temas prioritários, divididos em quatro pilares que possuem 23 metas, alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU), dos quais a empresa é signatária desde 2016. O anúncio foi feito durante o Klabin Investor Day, evento anual voltado aos investidores, realizado de forma totalmente virtual nesta edição.
“O lançamento de uma agenda pública de compromissos e metas que visam o desenvolvimento sustentável da companhia, relativo à operação e ao crescimento da empresa, da sociedade e do planeta, é um importante marco na história da Klabin, que endossa a visão de longo prazo da empresa e o seu compromisso com a geração de valor para todos os públicos. Os KODS materializam um intenso trabalho realizado ao longo dos últimos anos e reforçam a nossa vocação para a criação de um futuro mais sustentável”, comenta Francisco Razzolini, diretor de Tecnologia Industrial, Inovação, Sustentabilidade e Projetos
Os KODS abrangem temas diversos, como por exemplo o Uso da Água, no qual a empresa se compromete a reduzir em 20% o seu consumo específico nas operações industriais (por tonelada de produto). Outro assunto prioritário são as mudanças climáticas, além de atender as metas de redução de emissões que serão acordadas com a Science Based Targets Initiative (SBT), a Companhia realizará a captura líquida de 45 milhões de toneladas de CO₂eq da atmosfera entre 2020 e 2030, contribuindo ativamente para evitar o aquecimento global. O tema diversidade também foi incluído com uma agenda que visa a inclusão de grupos minoritários e o aumento de lideranças femininas.
Recentemente, a Klabin também anunciou que passou a fazer parte da carteira do Índice Dow Jones de Sustentabilidade (Dow Jones Sustainability Index) em sua edição 2020/2021, nas categorias global e mercados emergentes (World Index e Emerging Markets Index), e a empresa se destaca por ser a única indústria brasileira a integrar a categoria mundial.
Mais detalhes sobre os Objetivos Klabin para o Desenvolvimento Sustentável estão disponíveis no site: https://kods.klabin.com.br/.
Klabin Invest
Durante o Investor Day, a Klabin também anunciou o lançamento do Klabin Invest, uma série de vídeos e podcasts que abordarão temas relacionados ao mercado financeiro, sustentabilidade, inovação e aos negócios da Companhia, com o objetivo de estreitar o relacionamento com o público investidor. Os conteúdos serão disponibilizados nos canais proprietários da marca no Youtube (Klabin S.A.) e no Spotify (Klabin Invest) a partir de hoje.
Sobre a Klabin
A Klabin é a maior produtora e exportadora de papéis para embalagens do Brasil, única companhia do país a oferecer ao mercado uma solução em celuloses de fibra curta, fibra longa e fluff, e líder nos mercados de embalagens de papelão ondulado e sacos industriais. Fundada em 1899, possui 24 unidades industriais no Brasil e uma na Argentina.
Toda a gestão da empresa está orientada para o Desenvolvimento Sustentável, buscando crescimento integrado e responsável, que une rentabilidade, desenvolvimento social e compromisso ambiental. A Klabin integra, desde 2014, o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), da B3. Também é signatária do Pacto Global da ONU e do Pacto Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo, buscando fornecedores e parceiros de negócio que sigam os mesmos valores de ética, transparência e respeito aos princípios de sustentabilidade.