Mesa Brasil Sesc conquista Prêmio Empresa Cidadã 2020 ADVB/SC

, Carine Bergmann 26 de novembro de 2020
 Mesa Brasil Sesc conquista Prêmio Empresa Cidadã 2020 ADVB/SC

Eduardo Makowiecki Junior, Diretor de Programação Social do Sesc-SC recebe a homenagem da ADVB/SC na categoria Participação Comunitária. Foto: Endrigo Rigueto.

Durante a pandemia, o Sesc, signatário do Movimento ODS SC, intensificou o combate à fome no Estado por meio do Mesa Brasil. De janeiro a outubro de 2020, o programa distribuiu 2.276.298 Kg de alimentos, doados por 391 empresas parceiras, beneficiando 167.358 pessoas, atendidas por 525 instituições sociais, contribuindo com a segurança alimentar e nutricional de pessoas em vulnerabilidade social. Através do trabalho, desenvolvido nas sedes em São José, Joinville, Chapecó, Blumenau e Lages, a rede de solidariedade alcançou 60 municípios catarinenses.

O Sesc recebe, pelo oitavo ano consecutivo, o Prêmio Empresa Cidadã, promovido pela Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil em Santa Catarina (ADVB/SC). Nesta edição, o programa Mesa Brasil Sesc, que combate a fome e o desperdício de alimentos, foi um dos vencedores na categoria Participação Comunitária.

Considerado o principal reconhecimento na área da cidadania empresarial de Santa Catarina, o Prêmio Empresa Cidadã está em sua 22ª edição. Neste ano a entrega contou com uma cerimônia no formato híbrido, no dia 26 de novembro (quinta-feira), no Faial Prime Suítes, Centro de Florianópolis, somente para premiados e convidados. O público acompanhou o evento de forma on-line, através de transmissão ao vivo pelas plataformas on-line da ADVB/SC. O objetivo é homenagear e premiar as empresas catarinenses que fazem da responsabilidade social o seu melhor exemplo, produto e resultado. Além de fortalecer o investimento social privado, o prêmio é uma ferramenta de transformação e desenvolvimento estadual.

O Mesa Brasil Sesc é uma rede nacional de bancos de alimentos e colheita urbana, que tem como missão “contribuir para a segurança alimentar e nutricional de pessoas em vulnerabilidade social, mediante a distribuição de alimentos doados por parceiros, o desenvolvimento de ações educativas e a promoção da solidariedade social em todo o país”.

Desde 2003, o programa arrecada alimentos excedentes ou fora dos padrões de comercialização, mas ainda próprios para consumo em parceiros doadores, e entrega em instituições sociais sem fins lucrativos, combatendo o desperdício de alimentos e contribuindo para a cidadania, sustentabilidade e realização do Direito Humano à Alimentação Adequada.

O programa é certificado pela Global Foodbanking Network (GFN), órgão internacional que apoia bancos de alimentos em todo o mundo. As ações desenvolvidas estão alinhadas aos ODS: 2 (Fome zero e agricultura sustentável), 12 (Consumo e produção responsáveis) e 17 (Parcerias e meios de implementação).