Case de Signatário – O Planeta é minha casa

, , Carine Bergmann 30 de outubro de 2020
 Case de Signatário – O Planeta é minha casa

O Estudante Cidadão, que está na quarta edição, contempla quase duas mil crianças de escolas do município

A pandemia mudou a rotina do mundo todo. Crianças, jovens, adultos e idosos tiveram que se adaptar a um novo jeito de viver. As escolas já não recebem mais os estudantes, mas nem por isso as aulas deixaram de acontecer. E por conta desta mudança, o projeto Estudante Cidadão, da Câmara de Vereadores de Forquilhinha, também precisou buscar uma forma diferente de chegar até os alunos do 1º ao 5º ano, do Ensino Fundamental.

Depois de muitas conversas, reuniões e pesquisas da coordenação do projeto, juntamente com o presidente do Legislativo e idealizador do Estudante Cidadão, Maciel Da Soler, o tema deste ano foi definido, assim como a apresentação. “O Planeta é Minha Casa” é uma história criada por Luan Marques Joaquim, do Cirquinho do Revirado. Por meio de um jogo de tabuleiro, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, estabelecidos pela Assembleia Geral das Nações Unidas, são abordados.

“Buscamos manter a qualidade do projeto desenvolvido desde 2017. De uma forma lúdica, faremos chegar até as crianças a mensagem sobre os cuidados com o meio ambiente que são necessários para manter o planeta saudável”, ressalta Da Soler.


A história tem como personagens principais o garoto Netinho e o lobo Astolfo, unindo tecnologia, por meio de um jogo de realidade virtual, e os cuidados com o planeta. O teatro ensina as crianças como preservar de uma forma simples e divertida.”

O PROJETO NAS ESCOLAS

Oito escolas aderiram ao projeto na edição deste ano: seis municipais e duas estaduais, do 1º ao 5º ano. Serão aproximadamente 1900 estudantes envolvidos. As unidades de ensino já receberam todo o material, é um kit com um encarte contendo a história, o jogo de tabuleiro com as metas ODS e um dado, além do formulário para as crianças desenvolverem as redações e os desenhos.

O link do vídeo com a encenação da história será disponibilizado pelas escolas em suas plataformas de estudo. A coordenadora do projeto, Suzana Pirola Vassoler, está feliz com a adesão. “A gente está sempre buscando inovar e surpreender, além de auxiliar os professores nas atividades que precisam ser desenvolvidas com as turmas. As diretoras receberam bem a ideia e acredito que os alunos também vão gostar do material que preparamos com muito carinho”, reforça a coordenadora.

O CONCURSO E A PREMIAÇÃO

O Projeto Estudante Cidadão é desenvolvido através de um concurso de “Desenho e Redação”. Os alunos do 1º e 2º ano participam da Categoria Desenho, 3º, 4º e 5º ano participam da Categoria Redação.
Depois de assistirem ao vídeo e lerem a história, eles irão desenvolver seus trabalhos em casa, com auxílio dos pais. Os professores farão a avaliação e a seleção dos melhores desenhos e das melhores redações. Serão cinco finalistas em cada escola.
Além dos estudantes finalistas receberem certificado e presentes, a escola participante também será premiada.

Confira o vídeo:

Créditos

Direção e filmagem: Reveraldo Joaquim

Texto e roteiro: Luan Marques Joaquim

Atuação (Netinho) e edição de vídeo: Fabio Murillo

Ator manipulador (Lobo Astolfo): Marcelo Ciepielewski

Voz da Sivi: Yonara Marques

Vinhetas, sonoplastia e músicas originais: Priscila Schaucoski e Bruno Andrade

Cenários dentro do jogo: Sérgio Honorato