A DC Logistics Brasil atua no gerenciamento logístico do transporte internacional trabalhando em escala nacional e contando com escritórios próprios em Itajaí (SC), Curitiba (PR), São Paulo (SP), Manaus (AM), Porto Alegre (RS), Campinas (SP), Rio de Janeiro (RJ), Vitória (ES), Belo Horizonte (MG), Recife (PE), Salvador (BA) e Fortaleza (CE).
A empresa é signatária do Movimento ODS Santa Catarina e comemora o plantio de mais de 33 mil árvores em todo o Brasil. E a proposta é ir além: a cada carga fechada, uma árvore é plantada. Conversamos com o Presidente da DC Logistics Brasil, Ivo Mafra, para conhecer a iniciativa. Confira a entrevista:
1 – Como surgiu a ideia do Plantio DC?
A DC possui um Programa de Responsabilidade Socioambiental chamado PRS DC. É uma iniciativa feita pela DC Logistics Brasil para apoiar e auxiliar na melhoria da qualidade de vida, reafirmando o comprometimento com o desenvolvimento sustentável, ao exercer práticas e atitudes sociais no dia a dia da empresa, respeitando toda forma de vida e desempenhando a ética e cidadania. Buscamos estimular clientes, fornecedores, colaboradores e demais participantes da cadeia logística a valorizar conceitos e praticar culturas sustentáveis. O Plantio DC nasceu neste programa.
2 – Quais metas dos ODS a ação contribui para alcançar?
ODS 11 – Cidades de Comunidades Sustentáveis
11.6 – Até 2030, reduzir o impacto ambiental negativo per capita das cidades, inclusive prestando especial atenção à qualidade do ar, gestão de resíduos municipais e outros
ODS 13 – Ação Contra a Mudança do Clima
13.2 – Integrar medidas da mudança do clima nas políticas, estratégias e planejamentos nacionais
ODS15 – Vida na Terra
15.3 – Até 2030, combater a desertificação, restaurar a terra e o solo degradado, incluindo terrenos afetados pela desertificação, secas e inundações, e lutar para alcançar um mundo neutro em termos de degradação do solo.
15.2 – Até 2020, promover a implementação da gestão sustentável de todos os tipos de florestas, deter o desmatamento, restaurar florestas degradadas e aumentar substancialmente o florestamento e o reflorestamento globalmente.
3 – Desde quando a empresa é signatária do Movimento? Porque decidiram aderir à causa?
Entramos no ano de 2020. Achamos importante que nosso Programa de Responsabilidade Socioambiental estivesse embasado em um movimento nacional e global, onde ficassem claros os objetivos a serem alcançados e com isso trazendo mais clareza a todos os envolvidos. Queríamos estar envolvidos em uma causa séria, comprometida e que tivesse o mesmo propósito do nosso Programa.
4 – Quais são as ações que estão sendo realizadas pela organização para
mitigar o impacto do coronavírus?
Verificação da temperatura para 100% dos colaboradores, prestadores de serviço e fornecedores;
– Disponibilização de álcool gel em toda a empresa;
– Tapete higiênico em todas as entradas da empresa (Itajaí);
– Distanciamento adequado entre os colaboradores;
– Horário de revezamento no almoço na cozinha (Itajaí);
– Informativos de prevenção através da CIPA (emails, cartazes);
– Colaboradores em zona de risco estão trabalhando no regime teletrabalho;
– Obrigatório o uso de máscara dentro da empresa;
– Entrevistas de emprego feitas de forma on-line.
5 – Quantas árvores já foram plantadas desde o inicio do projeto? Onde é realizado o plantio? É feito algum estudo levando em conta espécies
invasoras, exóticas?
Já foram plantadas 33.580 árvores em todo o Brasil. O Plantio é realizado nas cidades onde a DC possui escritório (temos 12 escritórios). Em cada região fazemos parceria com locais que nos auxiliam no levantamento das espécies, melhor época para plantar, insumos que irão ajudar no desenvolvimento das plantas, etc.
6 – Como vocês envolvem a comunidade na ação?
Quem faz o Plantio são os nossos colaboradores junto com pessoas de cada local. Ex: em Taboão da Serra a prefeitura da cidade esteve presente conosco no plantio e convidou o grupo de escoteiros da cidade para participar. Os filhos dos colaboradores também participam da ação.
7 – Qual a visão de futuro da organização, levando em consideração que
estamos na década da ação para o alcance dos ODS?
O futuro da organização passa por boas práticas de mercado, capacidade de rápida adaptação às novas tecnologias e comportamentos sociais. Neste contexto a cultura DC, obrigações de compliance empresarial e os 17 objetivos ODS permeiam as ações.
Texto: Carine Bergmann
Foto: Luís Kriewall